30 de agosto de 2019

JUDAISMO: POR QUE SE CASAR?


“Um homem deve deixar seu pai e sua mãe e se unir com sua esposa, e eles se tornarão uma só carne” - Bereshit (בראשית = Gênesis), 2:24

. O rabino:

“Um casamento bem sucedido depende de trazer D'us para o relacionamento”.

Uma cerimônia de casamento é de fato uma ocasião alegre. Encontramos com membros da família e velhos amigos, comemos e bebemos, dançamos e celebramos. Partilhamos a felicidade do homem e da mulher que estão comprometendo suas vidas um com o outro. Mas por que, para começar, eles estão se casando?



Duas pessoas podem amar e cuidar uma da outra, mas sem uma força divina, o que é unir seres humanos temporais eternamente?

Alguns poderiam responder que um casamento é um contrato que une duas pessoas. Mas sabemos que se duas pessoas não amarem uma à outra, nenhum contrato é forte o suficiente para mantê-las juntas. A verdadeira questão vem um pouco antes do casamento: Por que há uma atração tão poderosa entre homem e mulher?

Porque D'us os criou como uma entidade e então os dividiu em dois. Como está escrito na Torá– “D'us criou o homem à Sua imagem… macho e fêmea Ele os criou,” 1 como os sábios explicam: “um único indivíduo com duas faces,” 2. Como um indivíduo independente, uma pessoa seria deixada sem companhia, sem desafio, sem potencial para crescimento. Nem o homem nem a mulher conseguiriam transcender a individualidade com a qual nasceram. Portanto D'us os criou como um e os fundiu em dois, dois que podem se juntar com o outro para se tornar um. Homem e mulher são atraídos um para o outro porque individualmente, nos sentimos incompletos; estamos procurando a nossa outra metade, buscando nos unir com D'us.

Pode ser tentador ter sempre as coisas à sua maneira, mas amor e respeito devem ser nutridos reconhecendo os desejos e as necessidades do cônjuge... permite que você pense sobre o espaço de seu cônjuge como tão sagrado quanto o seu.

Duas pessoas podem amar e cuidar uma da outra, mas sem uma força divina, o que é unir seres humanos temporais eternamente? Esta união é necessária, pois, além de serem dois estranhos com personalidades e passados diferentes, um homem e uma mulher diferem biologicamente, emocionalmente e psicologicamente e passarão por muitas transições em suas vidas.

. O que Faz um Casamento Dar certo?

Muitas matérias-primas entram na construção de um casamento saudável. Amor, obviamente, é necessário, e também um senso de respeito – o respeito que cada cônjuge sente pelo outro, e a reverência que marido e mulher sentem por D'us. Essa admiração e respeito irão permear todo aspecto da vida deles, desde a maneira como mantêm seu lar até a maneira de educarem seus filhos.

Um casamento bem sucedido deve ter vitalidade. Uma união entre duas pessoas significa que a união em si está viva, e deve constantemente ser nutrida e encorajada a crescer. Um casamento deve também ser repleto de confiança. A confiança não vem de um momento para outro; precisa de anos para ser construída. Mas quando está em seu lugar, serve como um alicerce sólido que vai apoiar um casamento durante as crises.

A confiança não vem do comportamento perfeito; vem da responsabilidade. Não se pode esperar que ninguém seja perfeito, mas pode ser esperado que seja responsável, que reconheça um erro. Confiança significa que sua atitude e conduta no decorrer do tempo têm demonstrado que seu cônjuge pode depender de você, que você tem a integridade de agir corretamente mesmo quando ninguém além de D'us está vendo. Caso contrário sempre haverá dúvida: Como posso saber que meu cônjuge está realmente comprometido com esse casamento?

Um casamento sadio também significa construir junto um lar saudável – um lar não apenas para seu conforto pessoal, mas que será uma luz para os outros. Desde o início, as prioridades num casamento não devem estar na quantidade de dinheiro gasto – para o casamento, a lua de mel ou mobílias caras numa casa – mas no compromisso de construir um lar guiado pelos princípios divinos de moralidade e virtude.


Um casamento sadio também significa construir junto um lar saudável – um lar não apenas para seu conforto pessoal, mas que será uma luz para os outros

Um elemento importante e essencial para atingir um casamento amoroso é aprender a cultivar a paz no lar, aprender a se comunicar e lidar com as variáveis que irão surgir em todo casamento. Aprender como resolver uma discordância, como se reconciliar, como lidar quando as coisas não estão indo bem. Sempre que um cônjuge está tendo problemas, o outro deveria lembrar que eles são as duas metades da mesma alma. Negligenciar seu cônjuge é o mesmo que negligenciar a si mesmo, ou negligenciar a D'us.

Não há fórmulas mágicas para lidar com problemas num casamento, obviamente. Em primeiro lugar, ambos devem entender que preservar o casamento, uma união santificada, é uma necessidade absoluta pela qual ambos carregam igual responsabilidade. Devemos também entender que um casamento feliz não pode ser construído nos termos de uma pessoa. A individualidade é valorizada, não obliterada pelo verdadeiro amor. Pode ser tentador ter sempre as coisas à sua maneira, mas amor e respeito devem ser nutridos reconhecendo os desejos e as necessidades do cônjuge. Esse altruísmo somente pode vir ao reconhecer D'us em sua vida, o que permite que você pense sobre o espaço de seu cônjuge como tão sagrado quanto o seu.

Acima de tudo, um casamento saudável precisa que a esposa e o marido sempre se lembrem do seu dever com seu terceiro parceiro, D'us. Isso inclui cumprir o mandamento e a bênção que o homem recebeu na sua criação: “Seja fértil e multiplique-se.”3 Este é um componente crítico num casamento bem sucedido. A capacidade de se reproduzir é parte da nossa formação fisiológica e psicológica, necessária para nosso bem-estar. Não devemos discordar de nosso segundo hóspede D'us, que no abençoa com a capacidade de ter filhos; com todo filho a quem damos nascimento, D'us nos abençoa com a força e recursos para sustentar, cuidar e alimentar essa criança.

Podem de fato haver os temores que resultam de viver num ambiente não funcional, no qual há muitas maneiras de o filho ser ferido. Mas um erro não justifica o outro – o erro de escolher não ter filhos. Ter filhos define e cristaliza as prioridades de um casamento – na verdade, da vida em geral – e criar filhos é a meta mais desafiadora, profunda e gratificante que um homem e uma mulher podem esperar atingir juntos. Une-os eternamente um com o outro, com a família, e acima de tudo, com D'us.

. Notas:

1.
Bereshit 1:27

2.
Midrash Rabá, Bereshit 8:1

. Fonte:

https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/4301356/jewish/Por-Que-Se-Casar.htm

Nenhum comentário: