30 de agosto de 2019

É SER RACISTA QUERER UM CÔNJUGE JUDEU?!


Judaísmo não é raça e nem religião. É uma identidade de almas e filosofia/estilo de vida

. Pergunta:

Eu estava explicando a um colega de trabalho não-judeu que eu só namoro homens judeus, porque não casaria com um não-judeu. Ele me acusou de ser racista. Fui pega de surpresa e não sabia o que lhe dizer. Como você responderia a uma acusação dessas?


O homem/mulher com quem se casar pode ser judeu oriental, ameríndio, mulato, negro ou branco

. Resposta:

Ao afirmar que você somente namora judeus faz de você uma racista, também dizer que você somente namora com homens a faria uma sexista?! Você está certamente discriminando, mas quem disse que isto é algo negativo? Toda escolha implica em uma renúncia, mas certamente há motivos para isto.

Você não está se referindo sobre o tipo de pessoa com quem deseja trabalhar, ou quem você prefere que se sente ao seu lado no metrô. Você está falando sobre com quem deseja se casar! Ninguém espera que os mesmos critérios que você usa para escolher com quem deseja se casar sirvam, da mesma forma, para escolher para qual emprego deseja se habilitar ou quem senta ao seu lado num transporte público.

Há muitas mulheres maravilhosas lá fora, mas não podem tornar-se mães de seus filhos. E há muitos homens não-judeus no mundo que são ótimos, mas não podem lhe dar uma família judaica. Você deseja uma família, então busque um homem; você deseja uma família judia, então procura um homem judeu. Não há nada ofensivo nisso.

E não há nenhum tema racial aqui. Judaísmo não é raça e nem religião. É uma identidade de almas e filosofia/estilo de vida. O homem com quem se casar pode ser um judeu europeu, ou oriental, um judeu negro ou branco. Pode ser um judeu de nascimento ou judeu por escolha [convertido conforme a Halachá/Lei Judaica]. Mas se deseja construir uma família judia, ele deverá ser ser judeu.

. Fonte:

Por Aron Moss - O Rabino Aron Moss ensina Cabalá, Talmud e Judaísmo prático em Sydney, Austrália, e contribui frequentemente com Chabad.org.

https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/3128122/jewish/-ser-racista-querer-um-cnjuge-judeu.htm

Nenhum comentário: