9 de março de 2019

FILME (1999): CENA EM QUE A MÚMIA FALA HEBRAICO PORQUE CONVIVEU COM OS ESCRAVOS HEBREUS NO EGITO ANTIGO


As filmagens começaram em Marrakech, Marrocos, em 4 de maio de 1998, e duraram 17 semanas, a equipe teve de suportar desidratação, tempestades de areia e cobras enquanto filmava no Saara

A Múmia (no original em inglês, The Mummy), é um filme de aventura estadunidense de 1999 escrito e dirigido por Stephen Sommers e estrelado por Brendan Fraser, Rachel Weisz, John Hannah e Kevin J. O'Connor, com Arnold Vosloo no papel-título como a múmia reanimada. É uma refilmagem solta do filme de 1932 de mesmo nome estrelado por Boris Karloff no papel-título. Originalmente destinado a ser parte de uma série de terror de baixo orçamento, o filme acabou por ser transformado em um filme blockbuster de aventura. Faz parte da franquia de filmes "A Múmia".


Os sacerdotes de Imhotep são mumificados vivos; Imhotep é condenado a agonia imortal, condenado a sofrer a maldição Hom Dai, e é enterrado vivo com escaravelhos comedores de carne

As filmagens começaram em Marrakech, Marrocos, em 4 de maio de 1998, e duraram 17 semanas, a equipe teve de suportar desidratação, tempestades de areia e cobras enquanto filmava no Saara. Os efeitos visuais foram fornecidos pela Industrial Light & Magic, que misturou cinema e imagens geradas por computador para criar a Múmia titular. O músico Jerry Goldsmith fez a partitura orquestral.
Foi lançado em 7 de maio de 1999 e arrecadou 43 milhões de dólares estadunidenses em 3.210 cinemas durante sua semana de estreia nos Estados Unidos, o filme faturou 416 milhões de dólares estadunidenses em todo o mundo. O sucesso de bilheteria levou a uma sequência em 2001, The Mummy Returns, assim como The Mummy: The Animated Series, e o filme spin-off The Scorpion King.

. Enredo:

Egito, 1290 AC. O sumo sacerdote Imhotep está envolvido em um caso amoroso com Anck-su-Namun, a amante do Faraó Seti I. Quando o faraó descobre o caso, Imhotep e Anck-su-Namun assassinam o monarca. Os guardas de Seti chegam ao local para prender os culpados, mas Imhotep é obrigado a fugir enquanto Anck-su-Namun se suicida. Após o enterro de Anck-su-Namun, Imhotep e seus sacerdotes roubam o cadáver dela e viajam para Hamunaptra, a Cidade dos Mortos, onde eles começam a cerimônia de ressurreição. No entanto, eles são interceptados por guardas de Seti antes do ritual poder ser concluído, e a alma de Anck-su-Namun é enviada de volta para o submundo. Os sacerdotes de Imhotep são mumificados vivos; Imhotep é condenado a agonia imortal, condenado a sofrer a maldição Hom Dai, e é enterrado vivo com escaravelhos comedores de carne. Ele é enterrado sob alta segurança, selado em um sarcófago, aos pés de uma estátua do deus egípcio Anúbis, e mantido sob rigorosa vigilância por guerreiros conhecidos como Medjai; pois toda a humanidade estaria condenada caso ele pudesse ressurgir.


Evelyn abre a caixa e descobre que ela continha um mapa para a lendária cidade de Hamunaptra

Nos anos 1920, uma unidade da Legião Estrangeira Francesa encontra a cidade de Hamunaptra, porém são atacados pelos Medjai que protegiam secretamente a tumba de Imhotep. Os Medjai matam todos os homens para manter a localização da cidade em segredo, mas um soldado consegue escapar e parte sozinho caminhando pelo deserto. Anos mais tarde, Jonathan Carnahan mostra a sua irmã, Evelyn, uma bibliotecária do Cairo e aspirante a egiptólogo, uma caixa valiosa que ele diz ter encontrado em Tebas. Evelyn abre a caixa e descobre que ela continha um mapa para a lendária cidade de Hamunaptra. Evelyn e Jonathan mostram o mapa ao chefe de Evelyn, Terrence Bay, curador do museu, que desacredita a descoberta e "acidentalmente" queima parte do mapa. Decidida a encontrar a cidade, Evelyn faz seu irmão revelar como conseguiu a caixa e ele a leva até a prisão do Cairo, onde ele teria roubado o artefato de um detento. Lá eles conhecem Rick O'Connell (por acaso, o soldado que escapou de Hamunaptra), que revela a Evelyn que esteve na cidade e promete levá-la até lá se ela o tirar da prisão antes que ele seja enforcado. Evelyn faz um acordo às pressas com o chefe da prisão e salva a vida de O'Connell. Eles então partem de barco com destino à cidade lendária.

Na embarcação, eles encontram um grupo de caçadores de tesouro norte-americanos liderados pelo famoso egiptólogo britânico Dr. Allen Chamberlain e guiados por Beni Gabor, um soldado covarde que esteve com Rick em Hamunaptra mas deixou o colega para trás para sobreviver. À noite, Evelyn é atacada por um Medjai que entra em seu quarto. Ele pede que ela entregue o mapa, o que ela obedece, e uma chave, mas ela não entende do que se trata. Antes que o homem possa machucá-la, Rick entra no quarto e mata o soldado, dando início a um tiroteio seguido a um incêndio que rapidamente toma todo o barco. Na confusão, eles são forçados a abandonar a embarcação. Em terra, eles seguem viagem pelo deserto com camelos.


De volta ao Cairo, Evelyn está convencida a encontrar uma maneira de matar a múmia, mas Rick apenas quer fugir dali

Eles reencontram a expedição dos americanos e todos chegam praticamente juntos à cidade, porém se espalham e competem na busca pelo famoso Livro de Amom-Rá, que seria feito de ouro. Porém, Evelyn acaba encontrando um misterioso sarcófago., enquanto os americanos encontram um baú que continha o Livro Negro, também conhecido como o Livro dos Mortos, junto com alguns jarros sagrados e valiosos. Antes de abrir a caixa, Chamberlain lê uma gravura que dizia que aqueles que abrissem o baú seriam amaldiçoados e seriam caçados por um morto-vivo, porém os homens ignoram o aviso, com exceção de Beni, que se assusta e foge antes do baú ser aberto. Numa noite, o local é atacado pelos Medjai, liderados pelo guerreiro Ardeth Bay, mas Rick conseguem afugentá-los com um explosivo, porém Ardeth adverte-os do perigo que estão correndo ao permanecerem ali. Ignorando o aviso, os grupos continuam a escavar a cidade e Evelyn consegue abrir o sarcófago ao descobrir que a caixa que Jonatham roubou é na verdade uma chave, mencionada inclusive pelo Medjai que a atacou no barco. Numa noite, Evelyn rouba o Livro Negro em posse do egiptólogo e, ao ler um trecho do livro, ela acidentalmente ressuscita Imhotep. Imediatamente, o local é atacado por uma grande nuvem de insetos e todos se refugiam nas ruínas da cidade. Um dos americanos se perde dos outros e é atacado pela múmia ressuscitada, enquanto os outros são atacados por escaravelhos e fogem. Evelyn também se perde dos outros e encontra a múmia e o americano ferido (a múmia lhe arrancou os olhos e a língua). A múmia se aproxima de Evelyn e a chama de Anck-su-Namun, porém Rick e os outros aparecem e a salvam. Eles saem das ruínas e encontram Ardeth, que os aconselha a saírem da cidade imediatamente. Todos deixam a cidade, com exceção de Beni, que encontra a múmia e faz uma barganha por sua vida e passa a ajudar Imhotep.


Após o enterro de Anck-su-Namun, Imhotep e seus sacerdotes roubam o cadáver dela e viajam para Hamunaptra, a Cidade dos Mortos, onde eles começam a cerimônia de ressurreição

De volta ao Cairo, Evelyn está convencida a encontrar uma maneira de matar a múmia, mas Rick apenas quer fugir dali. Antes que eles possam fazer qualquer coisa, eles percebem que Imhotep chegou ao local, trazendo consigo as dez pragas do Egito antigo. Com a ajuda de Beni, Imhotep encontra um dos americanos sozinho e o mata, sugando sua força vital para se regenerar. O grupo então vai até o museu em busca de informações sobre a criatura e encontram Ardeth conversando como curador. Os dois explicam que fazem parte de uma organização que por milhares de anos tem trabalhado para impedir que Imhotep ressuscitasse. Quando Evelyn relata a obssessão de Imhotep por ela, Ardeth e Terrence acreditam que ele pretende sacrificar Evelyn para ressuscitar sua amada Anck-su-Namun. Rick entao deixa Evelyn em seu quarto no hotel com dois americanos guardando a porta enquanto ele e Jonatham vão em busca de Chamberlain, pois sabem que Imhotep também irá atrás dele. No escritório do egiptólogo, eles encontram e interrogam Beni, que confirma que ele pretende se regenerar e então usar Evelyn para ressuscitar Anck-su-Namun. Antes que a conversa termine, do lado de fora do prédio, Imhotep encontra e mata Chamberlain e Beni aproveita a oportunidade para escapar. Rick e Jonathan presumem que Imhotep irá atrás de Evelyn e retornam para o hotel. Antes que eles cheguem, Imhotep entra no quarto e mata um dos americanos e, em seguida, tenta beijar Evelyn. Rick e Jonathan chegam e afugentam Imhotep. De volta ao museu, eles decidem encontrar o Livro de Amom-Rá, que supostamente poderia matar Imhotep. Porém, o museu é cercado por centenas de pessoas hipinotizadas e escravizadas por Imhotep. O grupo então foge de carro, sendo perseguido pelas ruas da cidade. O último americano sobrevivente acaba ficando para trás e é morto por Imhotep, que assim termina de se regenerar. Os restantes são encurralados por Imhotep e seu exército. Imhotep leva Evelyn consigo enquanto os outros conseguem escapar pelo esgoto, mas Terrence fica para trás para ajudar os outros e acaba morrendo.


Porém, o museu é cercado por centenas de pessoas hipinotizadas e escravizadas por Imhotep

Rick, que a essa altura já está apaixonado por Evelyn, pede ajuda de um velho conhecido seu, um piloto da Força Aérea Britânica para voltar a Hamunaptra e salvar Evelyn. Ao se aproximarem do local, o avião é derrubado por uma grande tempestade de areia controlada por Imhotep, mas Rick, Jonathan e Ardeth conseguem sobreviver. Eles entram nas ruínas da cidade e encontram o Livro de Amom-Rá, porém são perseguidos por múmias e Ardeth se sacrifica para ajudar os outros. Enquanto isso, Imhotep dá vida aos restos mortais de Anck-su-Namun, mas antes que ele mate Evelyn, Jonatham chama sua atenção mostrando o Livro de Ouro em suas mãos. Enquanto Imhotep ataca Jonathan para pegar o livro, Rick luta com várias múmias para salvar Evelyn. Jonathan lê uma inscrição na capa do livro que desperta mais múmias ainda mais fortes. Enquanto Rick enfrenta essas múmias, Evelyn é atacada por Anck-su-Namun. Jonathan finalmente termina de ler a inscrição na capa, podendo então controlar as múmias, salvando Rick e Evelyn e ordenando que as múmias matem Anck-su-Namun. Quando Imhotep finalmente alcança Jonathan, este se aproveita para roubar a chave do livro que estava na túnica de Imhotep. Com a chave e enquanto Rick distrai Imhotep, Evelyn abre o livro e lê um trecho, fazendo com que Imhotep seja atacado por uma nuvem sobrenatural. Embora ainda vivo, Imhotep perde seus poderes e fica mortal e Rick o mata com uma espada.


Rick, que a essa altura já está apaixonado por Evelyn, pede ajuda de um velho conhecido seu, um piloto da Força Aérea Britânica para voltar a Hamunaptra e salvar Evelyn

Enquanto isso, Beni havia achado uma sala cheia de tesouros e junta uma bolsa cheia de ouro e a coloca sobre um camelo. Porém, quando retorna para buscar mais preciosidades, ele acidentalmente ativa um mecanismo de auto-destruição da cidade. Rick, Evelyn e Jonathan conseguem escapar, porém perdendo o Livro de Amom-Rá no processo. Beni porém fica preso na caverna e é devorado por escaravelhos. Enquanto a cidade afunda em areia os três heróis conseguem escapar, encontrando Ardeth ainda vivo do lado de fora. Eles se despedem do guerreiro e montam nos camelos deixados por Beni, um deles com uma bolsa cheia de ouro.

Nenhum comentário: