13 de setembro de 2020

DEPOIS DOS EMIRADOS ÁRABES, BAHREIN SERIA O PRÓXIMO PAÍS A ASSINAR ACORDO DE PAZ COM ISRAEL


Al-Khalifah também enfatizou anteriormente que seu país reconhece o direito de Israel de existir, dizendo que está “lá para ficar”

O Bahrein deve seguir os Emirados Árabes Unidos na assinatura de um acordo de paz com Israel, disse uma autoridade israelense ontem. O canal hebraico Kan citou o oficial anônimo dizendo: “Espera-se que Bahrein seja o próximo país, que estabelecerá relações oficiais com Israel”.


O canal hebraico Kan citou o oficial anônimo dizendo: “Espera-se que Bahrein seja o próximo país, que estabelecerá relações oficiais com Israel”

Nenhum prazo foi especificado, ou mais detalhes foram dados, embora o relatório da emissora também mencionasse que um alto funcionário dos EUA disse à mídia palestina que Bahrein e Omã devem normalizar os laços com Israel em um futuro próximo. O Bahrein foi o primeiro estado do Golfo a comentar oficialmente sobre o movimento diplomático entre os Emirados Árabes Unidos e Israel. 

De acordo com a Bahrain News Agency, Manama deu as boas-vindas ao acordo de paz e estendeu seus parabéns aos Emirados Árabes Unidos por “tomar medidas para aumentar as chances de paz no Oriente Médio”.

Jared Kushner, um conselheiro sênior e genro do presidente Donald Trump, também deu a entender que outro país árabe poderia fazer um acordo com Israel “nos próximos dias”.

Ontem, Trump anunciou que os Emirados Árabes Unidos e Israel normalizaram as relações formalmente. Em troca de reconhecimento, Israel irá supostamente “suspender” seus planos de anexar grandes áreas da Cisjordânia ocupada. O acordo, conhecido como Acordo de Abraham foi elogiado pelo O National, dos Emirados Árabes Unidos, que enquadrou o evento como Israel congelando seus planos expansionistas graças à diplomacia dos Emirados Árabes Unidos.

Ele também menciona que outras nações do Golfo, incluindo Qatar e Omã, têm laços com Israel, mas os únicos estados árabes com relações diplomáticas plenas são Jordânia, Egito e Mauritânia após acordos de paz em 1994, 1979 e 1999, respectivamente. Embora a Mauritânia tenha congelado as relações como resultado da guerra de Israel em Gaza em 2014.

O ministro das Relações Exteriores da Jordânia, Ayman Safadi, disse sobre o anúncio: “Se Israel lidar com isso como um incentivo para encerrar a ocupação (…) levará a região em direção a uma paz justa”. Enquanto aliado próximo dos Emirados Árabes Unidos, o presidente egípcio Abdel Fattah El-Sisi declarou no Twitter: “Acompanhei com interesse e apreciação a declaração conjunta entre os Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e Israel para deter a anexação israelense de terras palestinas e tomar medidas para trazer paz ao Oriente Médio ”.

No entanto, apesar do acordo, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu disse em uma coletiva de imprensa ontem que “Não há nenhuma mudança em nosso plano de estender a soberania à Judéia e Samaria… Não está fora da mesa, no que me diz respeito.”

No ano passado, vários meios de comunicação de Israel receberam convites formais para cobrir um workshop de paz econômica israelense-palestino realizado no Bahrein, enquanto o ministro das Relações Exteriores do Bahrein, Khalid bin Ahmed Al-Khalifah, se reuniu com seu homólogo israelense, Israel Katz, nos EUA. Em dezembro do ano passado, Bahrein também hospedou um evento inter-religioso, que incluiu o ex-rabino-chefe sefardita de Jerusalém, Shlomo Amar, entre seus convidados.

Al-Khalifah também enfatizou anteriormente que seu país reconhece o direito de Israel de existir, dizendo que está “lá para ficar”.
O ministro das Relações Exteriores do Bahrein, Khalid bin Ahmed al Khalifa, disse que Israel “veio para ficar” (no Oriente Médio) e “queremos a paz com ele”. Khalifa enfatizou que seu país reconhece o direito de Israel existir e quer selar a paz com o país. Ele pediu aos líderes israelenses para “conversarem conosco” sobre a Iniciativa de Paz Árabe.

O ministro disse que vê a conferência do Bahrein, que se realiza em Manama, como um evento semelhante ao de Camp David, onde foram assinados os acordos entre Israel e Egito, sob a mediação dos EUA.

“Nós vemos isso (a conferência) como algo muito, muito importante”, disse Al Khalifa ao The Times of Israel nos bastidores do workshop “Paz para a Prosperidade”.

Ele disse que considera a conferência organizada pelos EUA, com foco nos aspectos econômicos do plano de paz para o conflito israelo-palestino, como a visita do presidente egípcio Anwar Sadat a Jerusalém em 1977, que ajudou a pavimentar o caminho para os Acordos de Camp David, com a normalização das relações entre o Egito e Israel.

“Por mais que Camp David 1 tenha sido um importante passo, após a visita do presidente Sadat, se isso (a conferência) for bem-sucedido, nos concentrarmos no plano proposto e tivermos o apoio necessário, este pode ser o segundo (Camp David)”, disse Khalifa.

Em entrevista em sua suíte no elegante hotel Four Seasons de Manama, Khalifa não chegou a assumir o compromisso de estabelecer laços diplomáticos com Israel em um futuro próximo, mas afirmou inequivocamente o direito de Israel de existir como um Estado com fronteiras seguras. “Israel é um país da região e está lá para ficar, isso está claro”, disse ele.

. Fontes:
 
https://www.monitordooriente.com/20200814-depois-dos-eau-bahrein-sera-o-proximo-a-assinar-acordo-de-paz-afirma-autoridade-israelense/

https://www.conib.org.br/israel-veio-para-ficar-e-queremos-a-paz-com-ele-diz-chanceler-do-bahrein/

Nenhum comentário: