17 de março de 2019

PURIM: O FERIADO DIVERTIDO!!


Purim trata de amizade, comunidade e carinho

Purim, celebrado a 14 de Adar, é o dia mais animado e repleto de ação do ano judaico. Há 2.400 anos, Haman, primeiro ministro persa, ordenou o genocídio dos judeus. Seu plano foi frustrado por Esther e Mordechai – e nós celebramos!



Eis aqui um breve guia:

1 – Escute sobre o milagre:

Vá à sinagoga e escute a Meguilá inteira. A Meguilá, também conhecida como “O Livro de Esther, é o rolo que conta a história de Purim. Ouça duas vezes a leitura feita em público: uma vez na noite de Purim e novamente durante o dia de Purim. Preste atenção – é vital escutar cada palavra, do início ao final. Quando o nome de Haman é mencionado na leitura, as crianças sacodem graggers (maracas ruidosas) e os adultos batem o pé para erradicar seu nome perverso.

2 – Partilhe alguma comida:

Purim trata de amizade, comunidade e carinho. Envie um pacote contendo pelo menos dois tipos diferentes de alimentos prontos e/ou bebidas a pelo menos um amigo judeu durante o dia de Purim.

3 – Doe aos necessitados:

Purim é sobre carinho. Doe comida ou dinheiro a pelo menos duas pessoas necessitadas durante o dia de Purim. Caso você não encontre nenhuma pessoa necessitada, solicite a sua sinagoga para que o faça em seu nome. Pelo menos, coloque duas moedas numa caixa de caridade. A caridade é uma mitsvá que devemos cumprir durante o ano inteiro, mas em Purim devemos doar a quem pedir.

4 – Festeje e alegre-se!

Purim é sobre compartilhar a sua alegria. Durante as horas do dia de Purim, reúna amigos e família para uma festa com carne e vinho. Cante, ria, divirta-se. Tradicionalmente, o banquete de Purim inicia antes do pôr-do-sol e dura até bem após o anoitecer.

5 – Agradeça a D’us:

Acrescente V’al Hanissim, uma breve seção de agradecimento pelo milagre de Purim, às preces diárias e às Graças Após as Refeições.
Em Purim, tradicionalmente as crianças se fantasiam – uma alusão ao milagre de Purim que foi disfarçado em eventos naturais. Vista suas crianças como presonagens bons e alegres, como Mordechai e Esther.

.Fonte:

https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/1124566/jewish/Purim.htm

Nenhum comentário: