22 de março de 2019

POR QUE TANTAS ESTÁTUAS EGÍPCIAS TÊM O NARIZ QUEBRADO?


"A parte danificada do corpo não é mais capaz de fazer o seu trabalho", explicou Bleiberg. Sem nariz, o espírito-estátua deixa de respirar, de modo que o vândalo está efetivamente "matando"

A pergunta mais comum que o curador Edward Bleiberg faz aos visitantes das galerias de arte egípcias do Museu do Brooklyn é direta, mas saliente: por que o nariz das estátuas está quebrado? Bleiberg, que supervisiona as extensivas participações do museu na arte egípcia, clássica e do antigo Oriente Próximo, ficou surpreso nas primeiras vezes que ouviu essa pergunta. Ele tinha dado como certo que as esculturas estavam danificadas; seu treinamento em egiptologia incentivou a visualização de como uma estátua ficaria se ainda estivesse intacta.



Os antigos egípcios, é importante notar, atribuíram poderes importantes às imagens da forma humana

Pode parecer inevitável que, após milhares de anos, um artefato antigo mostre desgaste. Mas essa simples observação levou Bleiberg a descobrir um padrão generalizado de destruição deliberada, que apontava para um conjunto complexo de razões pelas quais a maioria das obras de arte egípcia chegou a ser desfigurada em primeiro lugar.

A pesquisa de Bleiberg é agora a base da exposição pungente "Striking Power: Iconoclasm in Ancient Egypt". Uma seleção de objetos da coleção do Museu do Brooklyn (NY) viajará para a Pulitzer Arts Foundation, sob a direção da curadora associada do último, Stephanie Weissberg. Emparelhando estátuas danificadas e relevos que datam do século 25 aC ao século I dC, com contrapartidas intactas, a exibição atesta as funções políticas e religiosas dos antigos artefatos egípcios - e a cultura intrínseca de iconoclastia que levou à sua mutilação.

Em nossa própria época de avaliação de monumentos nacionais e outras exibições públicas de arte, "Striking Power" acrescenta uma dimensão relevante à nossa compreensão de uma das civilizações mais antigas e duradouras do mundo, cuja cultura visual, em sua maior parte, permaneceu inalterada mais de milênios. Esta continuidade estilística reflete - e contribuiu diretamente para - os longos períodos de estabilidade do império. Mas invasões por forças externas, lutas de poder entre governantes dinásticos e outros períodos de agitação deixaram suas cicatrizes.

"A consistência dos padrões onde o dano é encontrado na escultura sugere que ele é proposital", disse Bleiberg, citando uma miríade de motivações políticas, religiosas, pessoais e criminais para atos de vandalismo. Discernir a diferença entre dano acidental e vandalismo deliberado foi o reconhecimento de tais padrões. Um nariz saliente em uma estátua tridimensional é facilmente quebrado, ele admitiu, mas as evidências aumentam quando os relevos planos também são danificados.

Os antigos egípcios, é importante notar, atribuíram poderes importantes às imagens da forma humana. Eles acreditavam que a essência de uma divindade poderia habitar uma imagem daquela divindade, ou, no caso de meros mortais, parte da alma daquele falecido ser humano poderia habitar uma estátua inscrita para aquela pessoa em particular. Essas campanhas de vandalismo foram, portanto, destinadas a "desativar a força de uma imagem", como disse Bleiberg.
Túmulos e templos eram os repositórios da maioria das esculturas e relevos que tinham um propósito ritual. "Todos eles têm a ver com a economia das ofertas ao sobrenatural", disse Bleiberg. Em um túmulo, eles serviram para "alimentar" a pessoa morta no outro mundo com presentes de comida deste. Nos templos, representações de deuses são mostradas recebendo oferendas de representações de reis, ou outras elites capazes de comissionar uma estátua.

"A religião do estado egípcio", explicou Bleiberg, era vista como "um arranjo em que os reis da Terra fornecem a divindade e, em troca, a deidade cuida do Egito". Estátuas e relevos eram "um ponto de encontro entre o sobrenatural e este mundo", ele disse, apenas habitado, ou "revivido", quando o ritual é realizado. E atos de iconoclasmo poderiam perturbar esse poder.


A prática predominante de imagens da forma humana destruídas - e a ansiedade em torno da profanação - data do início da história egípcia

"A parte danificada do corpo não é mais capaz de fazer o seu trabalho", explicou Bleiberg. Sem nariz, o espírito-estátua deixa de respirar, de modo que o vândalo está efetivamente "matando". Martelar as orelhas de uma estátua de um deus tornaria impossível ouvir uma oração. Em estátuas destinadas a mostrar seres humanos fazendo oferendas a deuses, o braço esquerdo - mais comumente usado para fazer oferendas - é cortado para que a função da estátua não possa ser executada (a mão direita é frequentemente encontrada em estátuas que recebem oferendas).

"No período faraônico, havia uma compreensão clara do que a escultura deveria fazer", disse Bleiberg. Mesmo que um pequeno ladrão de túmulos estivesse mais interessado em roubar os objetos preciosos, ele também estava preocupado que a pessoa morta pudesse se vingar se a sua imagem prestada não fosse mutilada.

A prática predominante de imagens da forma humana destruídas - e a ansiedade em torno da profanação - data do início da história egípcia. Múmias intencionalmente danificadas do período pré-histórico, por exemplo, falam de uma "crença cultural muito básica de que danificar a imagem prejudica a pessoa representada", disse Bleiberg. Da mesma forma, os hieróglifos instrutivos forneceram instruções para os guerreiros prestes a entrar na batalha: Faça uma efígie de cera do inimigo e depois destrua-o. Séries de textos descrevem a ansiedade de sua própria imagem ser prejudicada, e faraós regularmente emitiam decretos com punições terríveis para qualquer um que ousasse ameaçar a sua semelhança.

De fato, "o iconoclasmo em grande escala [...] era principalmente de motivação política", escreve Bleiberg no catálogo da exposição "Striking Power". Desfigurar as estátuas ajudou os governantes ambiciosos (e pretensos governantes) a reescrever a história em proveito próprio. Com o passar dos séculos, esse apagamento muitas vezes ocorreu ao longo de linhas de gênero: os legados de duas poderosas rainhas egípcias cuja autoridade e mística alimentavam a imaginação cultural - Hatshepsut e Nefertiti - foram em grande parte apagados da cultura visual.

"O reinado de Hatshepsut apresentou um problema para a legitimidade do sucessor de Thutmose III, e Thutmose resolveu esse problema virtualmente eliminando toda a memória visual e inscrita de Hatshepsut", escreve Bleiberg. O marido de Nefertiti, Akhenaton, trouxe uma rara mudança estilística à arte egípcia no período de Amarna (ca. 1353-36 aC) durante sua revolução religiosa. As sucessivas rebeliões operadas por seu filho Tutancâmon e sua laia incluíram a restauração da antiga adoração do deus Amon; "A destruição dos monumentos de Akhenaton foi, portanto, completa e eficaz", escreve Bleiberg. No entanto, Nefertiti e suas filhas também sofreram; esses atos de iconoclastia obscureceram muitos detalhes de seu reinado.

Os antigos egípcios tomaram medidas para salvaguardar suas esculturas. Estátuas foram colocadas em nichos em túmulos ou templos para protegê-los em três lados. Estariam seguros atrás de uma parede, os olhos alinhados com dois buracos, diante dos quais um sacerdote faria sua oferenda. "Eles fizeram o que puderam", disse Bleiberg. "Realmente não funcionou tão bem."

Falando sobre a futilidade de tais medidas, Bleiberg avaliou a habilidade evidenciada pelos iconoclastas. "Eles não eram vândalos", esclareceu ele. "Eles não foram imprudentes e aleatoriamente eliminando obras de arte." De fato, a precisão desejada de seus formões sugere que eles eram trabalhadores qualificados, treinados e contratados exatamente para esse fim. "Muitas vezes, no período faraônico", disse Bleiberg, "na verdade é apenas o nome da pessoa que é alvo, na inscrição. Isso significa que a pessoa que está causando o dano pode ler!"


Os antigos egípcios tomaram medidas para salvaguardar suas esculturas. Estátuas foram colocadas em nichos em túmulos ou templos para protegê-los em três lados

A compreensão dessas estátuas mudou com o tempo, à medida que os costumes culturais mudaram. No início do período cristão no Egito, entre os séculos I e III dC, os deuses indígenas que habitavam as esculturas eram temidos como demônios pagãos; Para desmantelar o paganismo, suas ferramentas rituais - especialmente estátuas fazendo oferendas - foram atacadas. Após a invasão muçulmana no século VII, os estudiosos supõem que os egípcios perderam o medo desses objetos rituais antigos. Durante esse tempo, as estátuas de pedra foram regularmente aparadas em retângulos e usadas como blocos de construção em projetos de construção.
"Templos antigos eram vistos como pedreiras", disse Bleiberg, observando que "quando você anda pelo Cairo medieval, você pode ver um objeto egípcio muito mais antigo embutido em uma parede".

Tal prática parece especialmente ultrajante para os espectadores modernos, considerando nossa apreciação dos artefatos egípcios como obras magistrais de arte, mas Bleiberg é rápido em apontar que "antigos egípcios não tinham uma palavra para 'arte'. Eles teriam se referido a esses objetos como 'equipamento'. "Quando falamos sobre esses artefatos como obras de arte, ele disse, nós os descontextualizamos. Ainda assim, essas idéias sobre o poder das imagens não são peculiares ao mundo antigo, observou ele, referindo-se à nossa época de questionar o patrimônio cultural e os monumentos públicos.

"A imagem no espaço público é um reflexo de quem tem o poder de contar a história do que aconteceu e o que deve ser lembrado", disse Bleiberg. "Estamos testemunhando o empoderamento de muitos grupos de pessoas com diferentes opiniões sobre o que é a narrativa apropriada." Talvez possamos aprender com os faraós; como escolhemos reescrever nossas histórias nacionais pode levar apenas alguns atos de iconoclasmo.

. Fonte:

"Striking Power: Iconoclasm in Ancient Egypt" está na Fundação Pulitzer Arts em St. Louis, Missouri, de 22 de março a 11 de agosto de 2019.

http://www.cnn.com/style/article/egyptian-statues-broken-noses-artsy/?iid=ob_article_organicsidebar_expansion

Nenhum comentário: