18 de maio de 2020

CURIOSIDADE: O QUE É JEJUM DOS PRIMOGÊNITOS?


Cerimônia de Bar Mitsvá (Filho dos Mandamentos)

Em gratidão a D'us, que poupou os primogênitos dos Filhos de Israel da décima praga do Egito, todos os primogênitos judeus (homens, tendo completado o bar-mitsvá) devem jejuar durante o dia que antecede a noite do primeiro Seder. Para se isentar do jejum, o primogênito deve comparecer à sinagoga e participar de um siyum (término do estudo de um tratado do Talmud), que ocorre após a prece da manhã, Shacharit.



Estátua de Moisés de Michelangelo

. Por que Moisés foi escolhido?

Após ter matado um feitor egípcio que estava agredindo um judeu Moisés fugiu do Egito e se refugiou em Midian, onde viveu por 40 anos. Casou-se com a filha de Jetro e passou a cuidar das ovelhas do sogro. Segundo um Midrash, Moisés foi escolhido para conduzir os Filhos de Israel por causa de sua bondade em relação aos animais. Um dia, quando apascentava suas ovelhas, percebeu que um pequeno cordeiro havia se perdido. Moisés escalou uma encosta para encontra-lo e o levou de volta. Assim como D’us se preocupava com cada individuo, Ele decidiu que Moisés era o homem certo para cuidar das “ovelhas perdidas de Israel”.

Foi Bátia, filha do Faraó do Egito, que salvou e adotou Moisés quando ele era ainda um bebê. Qual foi sua recompensa por ter salvado a vida do maior profeta de todos os tempos? Quando os judeus foram libertados do Egito, ela saiu com eles, tendo se convertido ao judaísmo. Os místicos judeus ensinam que ela foi uma das poucas pessoas que subiu aos Céus sem ter falecido fisicamente.

. Curiosidades:

Inicialmente, o centro da comunidade judaica na Europa era a Alemanha, cujo nome na língua hebraica é “Ashkenaz”. Portanto, mesmo após os judeus terem sido espalhados pela Europa Oriental, eles continuaram a serem chamados de Ashkenazim.

Golda Meir foi a primeira e única mulher a ocupar o maior cargo político do Estado de Israel. Antes de se eleger primeira-ministra, ela foi a embaixadora na União Soviética, ministra do Trabalho e ministra das Relações Exteriores do Estado Judeu.

Quando o ditador Fidel Castro subiu ao poder em Cuba, em 1959, 94% dos 15,000 judeus cubanos emigraram do país. Eles foram para vários países: Israel, Estados Unidos, Venezuela e Panamá. A comunidade judaica de Cuba – perseguida pelo regime de Fidel e proibida de praticar o judaísmo – foi constituída pelos poucos judeus que permaneceram no país.

Rabbi Shimon Bar Yochai, o autor do Zohar e pai da Cabalá, faleceu em Lag BaOmer – no 33o dia da contagem do Omer. Ele foi enterrado em Meron, na Terra de Israel. Em Lag BaOmer, milhares e milhares de judeus fazem uma peregrinação para rezar em seu túmulo, pedindo para que D’us atenda seus pedidos em seu mérito.

Dia 18 de Iyar é Lag B’Omer – uma das datas mais festivas no calendário judaico. Nas semanas entre Pessach e Shavuot, 24.000 alunos de Rabi Akiva faleceram. A peste que matou os alunos de Rabi Akiva cessou no dia 18 de Iyar – o 33o dia da Contagem do Omer – Lag B’Omer.

Dia 14 do mês hebraico de Iyar é Pessach Sheni – o Segundo Pessach. Nesta data, há o costume de se comer Matsá. (A proibição de se comer chamêts durante os oito dias de Pessach não se aplica ao dia de Pessach Sheni).

Os Manuscritos do Mar Morto foram divididos em duas categorias: bíblicos e não-bíblicos. Fragmentos de todos os livros da Bíblia Hebraica foram encontrados, com exceção do livro de Esther. Entre os Manuscritos, foram encontradas 19 cópias do Livro de Isaías, 25 cópias do livro de Deuteronômio e 30 cópias do Livro de Salmos.

. Fonte: 

http://www.morasha.com.br/1/voce-sabia.html

Nenhum comentário: