12 de dezembro de 2019

OPINIÃO: POR QUE ESSAV ODEIA YAACOV? - POR YANKI TAUBER


O mal existe porque é muito mais poderoso que o bem. Existe um amante no mundo que ame com a intensidade que algum “odiador” odeie?

Em Bereshit 33:4, a Torá nos fala sobre um beijo: depois de 34 anos que Yaacov tinha fugido da ira do irmão, e nos quais Essav nunca deixara de tramar para matá-lo, Essav tem uma boa chance. Vendo que Yaacov se aproxima, Essav corre para ele, abraça-o e lhe dá um beijo.



Por que Essav odeia Yaacov? Mas primeiro devemos perguntar: Por que Essav existe, afinal?

Porém a palavra vayishakeiku, “e ele o beijou” – tem uma linha de pontos sobre ela, e esta é a maneira de a Torá nos dizer que esse não foi um beijo normal. O que houve de anormal com esse beijo? O Midrash cita duas interpretações. Uma é que a Torá está nos dizendo que não foi um verdadeiro beijo – Essav na verdade estava tentando matar Yaacov com uma mordida na garganta. A outra interpretação é que Essav beijou Yaacov com todo o seu coração – é isso que houve de anormal no beijo, pois “sabemos que é uma lei cardeal da realidade que Essav odeia Yaacov”.

Seja qual for a maneira que se olhe o fato, o principal é que Essav odeia Yaacov. Não importa o que Yaacov faça, Essav o odeia. Se Yaacov o aplaca, lhe dá presentes, age como irmão para com ele, Essav o odeia ainda mais. Mas por quê?

Por que Essav odeia Yaacov? Mas primeiro devemos perguntar: Por que Essav existe, afinal? Por que existe o mal em nosso mundo? Por que há ódio e trevas? O que haveria de errado num mundo consistindo apenas de bondade, amor e luz?

O mal existe porque é muito mais poderoso que o bem. Existe um amante no mundo que ame com a intensidade que algum “odiador” odeie? Há uma luz tão clara quanto a escuridão é negra? Alguém já viu um ato de bondade desencadeado com a força e o vigor contidos num ato de crueldade?

Eis por quê, dizem os cabalistas, D’us criou o mal. As trevas existem para que sejam transformadas em luz, resultando numa luminosidade infinitamente maior que a própria luz poderia liberar. A crueldade é implantada no coração do homem para que possamos canalizar sua intensidade para alimentar atos de bondade infinitamente mais potentes que a própria bondade jamais poderia produzir. O mal existe para ser explorado pela bondade.

A alma de Essav sabe disso – que ele existe unicamente para servir a seu irmão mais novo. Que não importa quão ferozmente ele resista a esta verdade, aquela ferocidade em si terminará sendo de Yaacov.

É por isso que Essav odeia tanto Yaacov: porque sabe que o seu ódio não é seu.

. Fonte: 

Yanki Tauber é editor de conteúdo de Chabad.org.

http://www.beitlubavitch.org.br/


Nenhum comentário: