27 de novembro de 2020

18 DE MARÇO: O DIA NACIONAL DA IMIGRAÇÃO JUDAICA NO BRASIL


O “Dia Nacional da Imigração Judaica” homenageia a contribuição dos judeus para a formação da sociedade brasileira. A celebração, no dia 18 de março, foi criada por um projeto de lei do deputado federal Marcelo Itagiba (PSDB-RJ), sancionado em 2009 pelo então presidente em exercício, José Alencar.


Foi em Recife (PE) que foi erguida a primeira sinagoga das Américas, a Kahal Zur Israel (Congregação Sagrada Rocha de Israel), um marco da presença judaica no Brasil

O povo judeu faz parte da história do Brasil desde o seu descobrimento. Mas foi no Nordeste, durante a ocupação holandesa, que se instalou também a primeira comunidade judaica organizada do país, em Recife. Foi nesta cidade que foi erguida a primeira sinagoga das Américas, Kahal Zur Israel, um marco da presença judaica no país.

“Ao longo dos séculos, nossos antepassados vieram ao Brasil em busca de paz, vida digna e oportunidades. Aqui foram bem recebidos e se estabeleceram. A contribuição judaica ocorre em diversas frentes: na cultura, na ciência, nas universidades, nos governos e nas empresas. A comunidade judaica brasileira se orgulha de sua história neste país, de espírito acolhedor e que tem, na diversidade, uma de suas grandes riquezas”, explica Fernando Lottenberg, presidente da Confederação Israelita do Brasil.

Em 18 de março de 2019, através de notaregistrada no Plenário da Câmara, o deputado Marcos Pereira afirmou: “É com alegria que comemoramos nesta segunda-feira, 18 de março, o Dia Nacional da Imigração Judaica”. “A data foi proposta pelo ex-deputado federal Marcelo Itagiba (RJ) e a lei sancionada em 2009 pelo então vice-presidente José Alencar, um dos fundadores do meu partido, o PRB, que na ocasião exercia a presidência.

Celebrar este marco é para mim uma motivação ainda maior, pois tenho uma relação profunda com Israel, país incrível que já visitei mais de 20 vezes, a turismo e a trabalho. Como cristão compreendo o papel decisivo do povo judeu no curso da história da humanidade em todas as áreas da nossa existência.

Israel não passa despercebido de um único habitante da Terra, afinal, é a menina dos olhos de Deus. A atenção de todos os países está voltada para aquela porção de terra encravada no centro do mundo, e justamente por isso é que os judeus foram tão perseguidos e massacrados na sua própria casa e em territórios estrangeiros.

Apesar de terem sido forçados a se converter ao catolicismo na sua chegada ao Brasil com os portugueses, nosso país foi e ainda é um verdadeiro lar ao povo judeu que buscava escapar dos terrores dos conflitos e das sucessivas expulsões mundo afora. Aqui construíram uma nova vida e a tradição judaica ajudou a moldar a moral da civilização ocidental como um todo.

A comunidade judaica no Brasil é a segunda maior da América Latina, com 120 mil judeus. Independente dos números, é evidente sua contribuição moral, filosófica, teológica e, mais recentemente, tecnológica, sem falar da grande capacidade de empreender e negociar reconhecida em cada judeu.

Diante de tudo isso, cumprimento a todos os judeus que escolheram o Brasil como lar, esta nossa nação formada por povos de todas as partes do mundo e que recebe tão bem aqueles que chegam. Destaco ainda a atuação da Confederação Israelita do Brasil, a Conib, tão bem conduzida pelo nosso amigo Fernando Lottenberg e demais membros da diretoria.

Meus cumprimentos também ao embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, que como ministro tive a honra de dar as boas-vindas na ocasião da sua indicação e, a seu convite, pude celebrar na Embaixada o início das comemorações dos 70 anos de criação do Estado de Israel.

A vocês, judeus brasileiros, nossa gratidão pela amizade, pelos bons negócios e pela fé. Shalom!”

Marcos Pereira (Deputado Federal, Vice-Presidente da Câmara e Presidente Nacional do PRB). Ele é o autor da proposta de sessão solene para comemorar os 71 anos de fundação do Estado de Israel.

. Fonte:

https://www.conib.org.br/dia-nacional-da-imigracao-judaica-amizade-bons-negocios-e-fe/

Nenhum comentário: