15 de novembro de 2019

AGRADEÇA A D'US (יהוה) PELA LUA!


Não estamos louvando a lua, mas seu Criador (יהוה), ou seja, pela Sua obra maravilhosa que chamamos Astronomia

. A santificação mensal da lua:

Abençoar a lua nova na época adequada é como saudar a Divina Presença, diz o Talmud. Uma vez por mês, quando a luz suave e delicada da luz aumenta no céu, recitamos uma bênção especial chamada Kidush Levaná (קידוש לבנה, Santificação da lua, em hebraico).


Abençoar a lua nova na época adequada é como saudar a Divina Presença, diz o Talmud

Kidush Levaná (קידוש לבנה, Santificação da lua, em hebraico) pode ser recitada três dias após o renascimento da lua – conhecido como molad. A Cabalá nos diz que é melhor esperar uma semana inteira. Quando se passam 15 dias, a lua começa a diminuir novamente e a época de recitar a bênção passou. A melhor hora para esta bênção é imediatamente após o Shabat, quando saímos juntos da sinagoga vestidos com nossas roupas do Shabat.

Aqui está a fórmula: Após o anoitecer, quando a lua está plenamente visível e não obstruída por nuvens, fique de pé ao ar livre e olhe uma vez para a lua. Então fique de frente para o leste e recite a bênção com algumas preces de acompanhamento. Quanto mais pessoas participarem, melhor – vocês estão, afinal de contas, saudando a Divina Presença. Se você tiver um quorum de 10 homens, o kadish é recitado.


A nossa nação é comparada à lua – assim como ela aumenta e diminui, também isso ocorre conosco no decorrer de nossa história

Obviamente, não estamos louvando a lua, mas seu Criador, ou seja, pela Sua obra maravilhosa que chamamos Astronomia. A lua tem o ciclo mensal mais óbvio de todas as estrelas e planetas, portanto aproveitamos a ocasião de sua renovação para fazer uma bênção para toda a obra prima.

Além disso, nossa nação é comparada à lua – assim como ela aumenta e diminui, também isso ocorre conosco no decorrer de nossa história. Assim, também, com a Divina Presença (Shechiná) – o que explica por que a lua também a representa. Portanto, abençoar a lua quando reaparece é uma maneira de renovarmos nossa confiança de que a luz da Presença Divina logo encherá a terra e nosso povo será redimido do exílio, muito em breve em nosso tempo. Por este motivo a bênção é concluída com canções e danças em celebracão e júbilo.


. Fonte:

https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/1546698/jewish/Agradea-a-Dus-pela-Lua.htm

© Direitos Autorais, todos os direitos reservados. Se você gostou desse artigo, encorajamos você a distribuí-lo, desde que concorde com a política de copyright de Chabad.org.

Nenhum comentário: