14 de novembro de 2019

O QUE É TESHUVÁ (תשובה)?!


Teshuvá (em hebraico תשובה, literalmente significa retorno) é a prática de voltar às origens do judaísmo

Teshuvá significa arrepender-se de alguma coisa errada que você fez e decidir não fazê-la novamente, ou seja, arrependimento/retorno. Teshuvá (em hebraico תשובה, literalmente significa retorno) é a prática de voltar às origens do judaísmo. Também tem o sentido de se arrepender dos pecados de maneira profunda e sincera. Aquele que passa pelo processo de teshuvá com sucesso é chamado de Baal Teshuva.


À noite, ou quando você estiver sozinho, diga em voz alta; "Querido D'us, sinto muito pelo pecado que cometi em Sua presença [aqui fale qual foi o pecado]"

Não podemos lhe dizer como sentir arrependimento ou como tomar uma resolução, é algo que acontece dentro da gente. Porém podemos dar algumas dicas sobre como melhorar o que você fez de errado. Pois veja, aquela sensação de teshuvá por dentro é que habilita você a de fato arrumar a confusão feita. Eis como:

. Passo 1: Diga em voz alta

Como: À noite, ou quando você estiver sozinho, diga em voz alta; "Querido D'us, sinto muito pelo pecado que cometi em Sua presença [aqui fale qual foi o pecado]." Há uma prece específica para isto em seu livro de orações, chamada Vidui (וִדּוּי‎ - Confissão, em hebraico), que recitamos em Yom Kipur. Você pode recitar Vidui e acrescentar esta linha em qualquer ponto.

Quando ouvir sua voz dizendo o quanto se arrepende pelo que fez, isso abala muito por dentro. Por que: Suas palavras ajudam a tirar aquela confusão para fora, para que você possa livrar-se dela para sempre.

. Passo 2: Conserte aquilo que fez

Como: Desculpando-se e compensando a pessoa que foi afetada pelo seu erro. Se a princípio eles não perdoarem, continue tentando até que se tornem irracionais. Por que: Se o seu erro foi algo entre você e outra pessoa, então não seria justo para D'us perdoar você sem envolver aquela pessoa.

. Passo 3: caridade

Como: Apenas dê mais do que está acostumado a doar. Por que: Um erro diminui a vida; caridade significa dar vida. A caridade cura o mundo e também a sua alma.

. Passo 4: Procure elevar a sua vida

Como: Compense aquilo que aconteceu. Aja melhor, com mais bondade, estude mais. Por que: O erro age como inércia para arrastar você para baixo. Você precisa transformá-lo num incentivo para elevar você.

A teshuvá é poderosa. Segundo nossos Sábios, um pecado pode levar você ainda mais alto que todas as mitsvot poderiam alcançar – se você fizer teshuvá por amor. Amor a D'us, pela Sua Torá e pela sua alma preciosa.



O erro age como inércia para arrastar você para baixo. Você precisa transformá-lo num incentivo para elevar você

. Fonte:

https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/1546725/jewish/Teshuv.htm

© Direitos Autorais, todos os direitos reservados. Se você gostou desse artigo, encorajamos você a distribuí-lo, desde que concorde com a política de copyright de Chabad.org.

Nenhum comentário: