20 de novembro de 2019

JUDAÍSMO - INTERDEPENDÊNCIA: UNIÃO ENTRE DUAS MEIAS ALMAS


O amor se constrói com o tempo. O certo é o amor aumentar com o passar do tempo, e não diminuir

A Luz do Criador é a fonte de tudo que existe, é a fonte de todo prazer e de toda alegria. O propósito da vida é obter uma unificação com a Luz do Criador. Nunca podemos nos esquecer de que o objetivo da vida é nos aproximarmos de Deus.



Antes do casamento somos um ponto solto no universo. Somos uma "meia alma" soltos pela vida

Dentro deste contexto entra o casamento. O Rav Berg dizia que o casamento é uma relação de interdependência. Quer dizer, não é dependência. Você não pode depender do outro para ser feliz. Você precisa alcançar sua felicidade independente do outro. Mas também não é independência. 

Antes do casamento somos um ponto solto no universo. Somos uma "meia alma" soltos pela vida. No casamento, as duas meias almas se unem e se tornam uma única alma. Passam a caminhar juntas com o intuito de se ajudarem mutuamente no trabalho de evoluir em direção à Luz do Criador, em direção a um verdadeiro amor e união. Esta união nem sempre é fácil. Há prazeres, porém acompanhados por desafios. Às vezes o outro é como um pássaro leve que voa e te leva junto para cima. Os dois cantam juntos e voam afinados. Às vezes o outro pode se tornar um peso. Nestas horas é preciso ter paciência. Lembre-se que vai chegar o momento em que você será o peso e que o outro precisará ter paciência.


No casamento, as duas meias almas se unem e se tornam uma única alma

O amor se constrói com o tempo. O certo é o amor aumentar com o passar do tempo, e não diminuir. À medida que o casal vai se conhecendo melhor, à medida que vão se esforçando e investindo energia na relação, o certo é a união aumentar. Os cabalistas usam a numerologia para entender segredos do universo. A palavra amor e a palavra um em hebraico tem o mesmo valor numérico. Isto nos ensina que quem ama de verdade se torna um com o outro, se preocupa com o bem estar do outro no mesmo nível em que se ocupa com seu próprio bem estar. Este nível de amor incondicional e que dá de si para o outro é natural que os pais sintam pelos filhos, mas não vem naturalmente numa relação de casal. É este tipo de amor que devemos ter como meta construir numa relação.

. Fontes:

Por: Shmuel Lemle em 02/11/15

https://extra.globo.com/noticias/religiao-e-fe/shmuel-lemle/?page=1

Nenhum comentário: