22 de novembro de 2019

ESTUDO REVELA QUE MAIS ISRAELENSES SE IDENTIFICAM COM O JUDAÍSMO CONSERVADOR E REFORMISTA


Entre 12% a 13% dos israelenses se veem como parte de correntes religiosas liberais, mostra a pesquisa do JPPI, embora poucos sejam membros ativos de sinagogas

O estudo revelou um aumento significativo no apoio ao Judaísmo Conservador (Masorti) e Reformista em Israel, bem como um número crescente de pessoas que se identificam como judeus conservadores e reformistas. O estudo do Jewish People Policy Institute mostrou que entre 12% a 13% dos israelenses judeus (cerca de 800 mil pessoas) se identificam como membros das correntes mais liberais do Judaísmo, um número que ficou em torno de 7% apenas 5 anos atrás.



Também constatou-se uma crescente insatisfação com o domínio do rabino-chefe em vários aspectos chave da vida cotidiana nas populações seculares e tradicionais

As correntes Reformista e Conservadora são tradicionalmente vistas como movimentos de nicho em Israel, com muitos membros vindos de contextos de língua inglesa. No entanto, o estudo mostrou que, embora apenas cerca de 12 mil sejam membros registrados das correntes liberais, centenas de milhares se identificam com eles, refletindo uma crescente frustração com a hegemonia ortodoxa de Israel.

"Esses israelenses, de acordo com o relatório, são principalmente israelenses seculares ou tradicionais que se identificam com as denominações liberais e interagem principalmente com eles em prol dos eventos do ciclo de vida", observou o relatório daqueles que não são membros registrados.
O estudo mostrou que os movimentos têm 125 comunidades em todo Israel - 56 das quais têm sinagogas permanentes e 280 rabinos, com cerca de 10 novos rabinos ordenados a cada ano.

Também constatou-se uma crescente insatisfação com o domínio do rabino-chefe em vários aspectos chave da vida cotidiana nas populações seculares e tradicionais.

"No passado, judeus israelenses seculares tendiam a utilizar os serviços do rabino-chefe em cerimônias marcando os principais eventos do ciclo de vida como uma expressão de unidade", disse o presidente do JPPI, Avinoam Bar-Yosef. Agora, “mais e mais estão mostrando fadiga com o establishment religioso e se voltando para opções espirituais alternativas. Certificações alternativas do Kashrut também são cada vez mais procuradas. ”


Hiddush também relatou que a maioria dos israelenses quer mais pluralismo religioso no país em geral. Dois terços apóiam a separação entre religião e estado

Dan Feferman, da JPPI, observou que, no passado, “israelenses seculares e certamente tradicionais, quando desejavam ou exigiam a experiência ou cerimônia religiosa ocasional, o faziam de acordo com o Judaísmo Ortodoxo tradicional. O Judaísmo Ortodoxo era visto como o "judaísmo autêntico e normativo", ou seja, era pegar ou largar.”

Em linguagem comum, a "sinagoga à qual eles não freqüentam" era ortodoxa. “Hoje, um número significativo de israelenses seculares e tradicionais também diria 'eles não freqüentam sinagogas da Reforma ou Conservadoras'. Isso significa que as práticas judaicas reformistas e conservadoras são agora vistas como autênticas e preferíveis por esses israelenses amplamente seculares e tradicionais, que se envolvem com essa prática principalmente para eventos e feriados do ciclo de vida".

Nos últimos anos, um número crescente de israelenses protestou contra o  Rabinato Chefe ao recusar seus serviços de casamento. Israel reconhece qualquer cerimônia de casamento legal realizada no exterior; portanto, alguns israelenses são casados ​​legalmente em um país próximo e, em seguida, realizam uma cerimônia não reconhecida em Israel. Alguns israelenses seculares renunciam completamente ao casamento e vivem em parceria doméstica.

A maioria dos israelenses está interessada em casamentos fora dos auspícios do Rabinato Chefe, de acordo com uma pesquisa de 2017 da Hiddush, uma organização israelense que defende o pluralismo religioso. Hiddush também relatou que a maioria dos israelenses quer mais pluralismo religioso no país em geral. Dois terços apóiam a separação entre religião e estado.

Em julho, a prisão e interrogatório de um rabino conservador por realizar casamentos fora dos auspícios do Rabinato Chefe estatal causou alvoroço em Israel e na diáspora.

Israel e os judeus da diáspora têm visto divisões crescentes em torno do domínio ortodoxo das instituições do país. Um ponto de discórdia específico tem sido a praça pluralista há muito tempo adiada no Muro das Lamentações, planos para os quais o governo cancelou após pressão ultraortodoxa, mas desde então ressuscitou de forma reduzida.

O JPPI disse que seu estudo foi baseado em uma pesquisa a ser lançada em breve, realizada pelos pesquisadores Shmuel Rosner e Camil Fuchs, e que entrevistou 3 mil judeus israelenses.

. Fonte:

The Times of Israel - Por TOI STAFF - 15 de outubro de 2018

A JTA contribuiu para este relatório.

https://www.timesofisrael.com/study-finds-more-israelis-identify-with-conservative-reform-judaism/

Nenhum comentário: