3 de agosto de 2018

POR QUE QUEBRAR UM COPO NUM CASAMENTO JUDAICO?


A destruição do Templo Sagrado em Jerusalém tem extrema relevância entre os judeus

. Pergunta:

Compreendo que o motivo para eu quebrar um copo ao final da cerimônia de casamento é para comemorar a destruição do Templo em Jerusalém há cerca de 2 mil anos. Este de fato foi um evento relevante na história judaica, mas não parece ter qualquer relevância para mim. O que um edifício destruído tem a ver com meu casamento?





É verdade que quebrar o copo basicamente lembra a queda de Jerusalém

. Resposta:

A destruição do Templo Sagrado tem extrema relevância pessoal. Aconteceu a você. É verdade que quebrar o copo basicamente lembra a queda de Jerusalém; no entanto, é também um lembrete de outro estraçalhamento cataclísmico – o do seu próprio templo, sua alma.
Antes de nascer, você e sua alma gêmea eram uma, uma única alma. Então, quando se aproximou a hora de você entrar neste mundo, D'us quebrou aquela única alma em duas partes, uma feminina e uma masculina. Essas duas metades de alma então nasceram para o mundo com a missão de tentar encontrar a outra parte e se reunirem.
Na época, a separação parecia trágica e incompreensível. Por que criar fragmentação onde antes havia plenitude? Por que quebrar algo apenas para que pudesse ser consertado? E se vocês deveriam ficar juntos, por que D'us não deixou os dois juntos?
É sob a chupá, a canópia nupcial, que essas perguntas podem ser respondidas. Com o casamento, duas metades estão se unindo, para jamais se separarem outra vez. Não apenas isso, mas você pode olhar para trás, para a dolorosa experiência de ser separado e realmente celebrá-la. Pois agora está claro que a separação trouxe vocês mais perto do que teria sido.
Ironicamente, foi somente por se separarem e levarem vidas longe uma da outra que vocês puderam se desenvolver como indivíduos, amadurecer e crescer. Sua união é algo que vocês tiveram de conseguir e escolher, e portanto é profundamente valorizada. Com a alegre reunião no casamento, fica claro que sua alma somente foi partida para reunir-se e tornar-se uma num nível mais elevado e mais profundo.
E portanto você quebra o copo sob a chupá e imediatamente expressa o desejo de Mazal Tov! Porque agora, em retrospecto, até a separação das almas é motivo para ficar alegre, pois deu à sua conexão a possibilidade de real profundidade e significado.
Vemos uma história paralela na destruição do Templo em Jerusalém. O Templo não era meramente um edifício; era o local de encontro de céu e terra, o ideal e o real, D'us e a criação. Quando o Templo foi perdido, também o foi o relacionamento entre D'us e o mundo. Nossas almas foram arrancadas de nossa Alma Gêmea.




É sob a chupá, a canópia nupcial, que essas perguntas podem ser respondidas

O único antídoto para a fragmentação é a unidade. E a unidade mais profunda é sentida num casamento. Todo casamento é uma cura, um conserto de uma alma fragmentada, uma reconstrução de Jerusalém em miniatura. Nossos Sábios nos ensinam: “Quem celebra com os noivos, é como se reconstruísse uma das ruínas de Jerusalém.” Quando almas gêmeas se reúnem num casamento sagrado, uma energia de amor e unidade é gerada, elevando o mundo e aproximando-o do conserto de seu relacionamento rompido com D'us.
Portanto veja, sua história pessoal e a história da destruição de Jerusalém estão intimamente ligadas. A destruição que aconteceu a Jerusalém aconteceu à sua alma; e a alegria que você está sentindo agora será um dia sentida também em Jerusalém. Um dia, em breve, quando o Templo for reconstruído, nossas almas se reunirão com D'us, nossa Alma Gêmea, num verdadeiro relacionamento que construímos juntos. Não prantearemos mais a destruição, mas olhando para trás finalmente entenderemos seu propósito, e iremos celebrar.

. Fonte:

Por Aron Moss:

https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/1591149/jewish/Por-Que-Quebrar-Um-Copo-Num-Casamento-Judaico.htm

Nenhum comentário: