11 de abril de 2010

TATUAGEM E JUDAÍSMO




Fonte: Internet

Se você é do tipo inovador que gosta de realizar trocas em sua vida mudando seu guarda roupa, a marca de seu carro ou o destino de suas férias no próximo verão, tudo bem. Mas se as mudanças que você busca em sua vida são daquelas radicais, que talvez tornem-se quase irreversíveis, pesquise em exaustivas consultas ver se realmente vale a pena a aventura...e o risco!
A Torá declara explicitamente que "não farás tatuagem em seu corpo."

A moda "Tatoo" se espalhou. E hoje vemos as mais assombrosas ou discretas, discrepantes ou ocultas formas de tatuagem nos mais estranhos, ou normais, tipos de pessoas. Mas antes de se entusiasmar com a idéia: consulte sua fonte. Qual a posição do judaísmo sobre isto?

A Lei Judaica proíbe a tatuagem. A Torá declara explicitamente que "não farás tatuagem em seu corpo." (Vayicrá 19:27).




Esta é uma prática judaica aceita, por estar escrita no Código da lei Judaica - Yoreh Deah 180:1.

"D'us fez o homem à Sua imagem" (Bereshit 1:26). Evidentemente, isso não significa que D'us Se parece conosco, mas sim que nosso corpo é uma expressão finita da infinita sabedoria de D'us. Um Midrash diz até que Avraham entendeu todas as mitsvot ao olhar para as partes diferentes de seu corpo! E como disse Job: "Em minha carne, eu vejo D'us" (Job 19:26).

Imagine que você possui uma casa com uma enorme janela de vidro com vista para um lindo lago. Você pode ver claramente as árvores, os cisnes e garças e ao longe o contorno das montanhas. Agora imagine uma criança pequena suja de chocolate passando as mãos meladas por todo o vidro. Quando você olha pela janela, o que vê?

Nada! Nada além de uma camada de sujeira, chocolate, e um esboço de uma paisagem desmantelada, borrada ao fundo.

O corpo é uma janela da alma, que por sua vez é uma centelha do Infinito. Você vai querer sujar sua janela e cobri-la com marcas de mãos e borrões?

15 comentários:

ciccero klima disse...

Acho interessante a postura de algumas pessoas, eu tenho reservas com alguma religião ou etnia quaisquer que seja,mas é notório a desinformação de alguns ao dizer-se orgulhosos em relação a comunidade Judaica no Brasil deveriam ler mais, uma pena, porque os Judeus não responderam a todas as perguntas, Judeus não são coitados como querenm se passar, afinal que interesse tem uma nação (Israel) colocar nos vossos passaportes o gentílico "JUDEU" e porque "comprar" toda a imprensa mundial, cinema, e querer estar a frente de tudo o que se diz finanças...antigamente isso chamava-se "conspiração" acho que ainda vale isso. Eu tenho as minhas reservas contra varias etnias e religiões e em maior grau a Judaica. Sou honesto....

Anônimo disse...

Sr. Ciccero K. Lima;

Você se julga "sincero", mas se alguém que não gosta do Judaísmo, Judeus ou o que tenha a ver com a Cultura Judaica por que perder tempo e visitar um site justamente sobre o assunto? É inveja? Recalque? Vontade de ser diferente? Infância mal resolvida?
Tal comportamento me parece incoerente com a sua "honestidade", mas a solução é simples: Basta visitar outros sites não judaicos e confraternizar com pessoas que pensam como você e deixar os Judeus em paz.

Júnior disse...

Saudações: As leis foram dadas a Moisés par ao povo HEBREU num determinada situação e circunstância, ou seja, tendo em vista os povos vizinhos se cortarem e fazerem incisões por causa de seus deuses, porém D'us não queria isto, o que Ele queria era SANTIDADE (Lv.19:2) porque D'us é santo. A palavra קַעֲקַע "ka'aka" é usada no texto para incisão e marca, aparecendo neste versículo que mencionaste somente uma vez. A tradução para português como tatuagem tem sido usado somente nos últimos anos. Será que a ideia de marca e incisão para o povo HEBREU naquela altura é a mesma ideia e a mesma coisa de que tatuagem hoje?? E o que dizer do versículo anterior que diz para não cortar as pontas da barba? Quanto judeus HOJE fazem isto? Eu não creio que toda a lei é extensível aos dias que correm, algumas coisas, ou partes da lei foi para um tempo no lugar e no espaço e que produziu confiança em D'us para os receptores primários.
Abraços!

Anônimo disse...

Senhores (as):
Leio muito e quanto mais o faço, mais me encanto com a história do povo Hebreu/Israelita/Judeu. Principalmente, da forma como se relacionam com Deus. De forma alguma eles se consideram coitadinhos, pelo contrário, são pessoas trabalhadoras e honradas. Quanto a ocuparem posições de destaque neste mundo, creio que é porque tudo o que fazem, fazem como se fizessem ao próprio criador, ou seja, muito bem feito. Em tempo: Não tenho o privilégio de ser judia.

Unknown disse...

Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Gênesis 12:1,3
E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa. Gálatas 3:29
Faço minha essas palavras e silencio a minha mente. "Ribonno SHE ALAIM" - Breslov tem me encantado com suas palavras e fluir bons pensamentos antes que me perca com as opiniões desse mundo. Ajude-me nesse caminho!?

Unknown disse...

Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Gênesis 12:1,3
E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa. Gálatas 3:29
Faço minha essas palavras e silencio a minha mente. "Ribonno SHE ALAIM" - Breslov tem me encantado com suas palavras e fluir bons pensamentos antes que me perca com as opiniões desse mundo. Ajude-me nesse caminho!?
Eu sou André Ângelo consultangelo

Anônimo disse...

eu 25 e 5 tatuagens, fiz a primeira com 18 anos, quando estava afastado do judaismo, nao cumpria shabat, comia porco, nao conhecia a torah.
nao arrisco dizer se hoje as faria ou nao, sabendo do que diz a torah em relacao a marcas no corpo. o que quero saber é se o fato de na epoca eu nao conhecer a torah antes de fazer as tatuagens me "absolve"?

isso significa algo?

Unknown disse...

Caro Ciccero Kilma, você é tão ignorante em sua "honestidade". Prova disso é a sua ingenuidade em se expor com uma declaração tão leviana....... Estude mais e entenda mais sobre história e religião para depois escrever algo do tipo. Evite passar por vexames do tipo.



Unknown disse...

Concordo plenamente.

Unknown disse...

Adorei sua resposta, muito obrigada pelos ensinamentos! Abraços

Unknown disse...

Que comentário é esse....judeus se fazem de coitadinhos? Não existe cotas para judeus e desde o Holocausto eles tem crescido em sabedoria mais do que qualquer outra nação...devemos a eles muitas coisas, da tecnologia da informática e comunicação, os muitos exames detectores de doenças inclusive do câncer e os tratamentos e inclusive doenças em bebês ainda estando no ventre da mãe...e tantas outras coisas.

Unknown disse...

Boa noite. Sigo todos os ditames judaico , mas fiz sim uma pequena tatuagem . Talvez hoje não fizesse ,mas na época eu pensei : assim todos saberão minha origem ,acreditava mesmo que estava agradando D'us .

Unknown disse...

Boa noite. Sempre segui,e sigo todos os ensinamentos judaicos . Quando mais jovem quis agradar D'us e fiz uma pequena tatuagem . Claro que fui criticada , mas para mim ela sempre representou o simbolo de minha obrigações .

Anônimo disse...

A lei de D'us é extremamente feita para todos os tempos, raças erinias, pq a palavra de D'us é sagrada e tzadik

Anônimo disse...

Boa noite não crítico, não sou aguem que possa criticar algo que vem do homem, mais quando se trata de "coisas criadas pelo homem" não se refere a D'us,
D'us é únicos lei não muda e o homem nunca é nem pode mudar o que mosher deixou o que ele nos ordenou.
Quem fala que D'us falou isso antes em modo antigamente não é judeu e não anda nos preceitos da torah, pois judaísmo é para judeu e não se critica D'us pois ele fez a raça humana como ele quis,se fosse assim como pensam , ele mesmo teria feito tatuagens no feto ao nascer, então é errado fazer tatuagem e errado pecar contra D'us, mais se pecado existe mo mundo tudo tem explicação, e eu sei da verdade!