7 de janeiro de 2018

PERGUNTA: QUAL É O CONCEITO DE "LIVRE ARBÍTRIO" NO JUDAÍSMO?


D’us equipa cada alma com as virtudes e componentes necessários para o cumprimento de sua missão singular

Resposta:

A Cabalá (קַבָּלָה) nos explica que antes de uma alma descer para este mundo já é anunciado no céu quem serão os seus pais, com quem vai casar e qual será o grau de sua inteligência, beleza, saúde e riqueza. D’us equipa cada alma com as virtudes e componentes necessários para o cumprimento de sua missão singular. Estas facetas da vida humana são determinadas por D’us e nós não escolhemos.



D’us coloca totalmente em nossas mãos no que tange a nossa obediência a Sua vontade

Baseado no versículo da Torá: “E agora Israel, o que D’us deseja de ti? Somente que tu permaneças em temor de D’us, teu Senhor...” (Deuteronômio 10:12) o Talmud Berachot 33b ensina:“Tudo está nas mãos do Céu (D’us) exceto o temor do Céu (D’us)”. Isto significa que na verdade tudo está predeterminado, menos o grau de nossa devoção a D’us. D’us coloca totalmente em nossas mãos no que tange a nossa obediência a Sua vontade. Apesar de conhecer o futuro, Ele não interfere em nossa decisão e, portanto o mérito da recompensa ou o ônus da retribuição é justo.


Às vezes, achamos que o nosso crescimento espiritual depende de D’us, quando de fato nossos êxitos ou fracassos espirituais dependem somente de nós

Uma pessoa precisa ter um equilíbrio certo entre sua dependência de D’us e o seu próprio esforço. Às vezes, achamos que o nosso crescimento espiritual depende de D’us, quando de fato nossos êxitos ou fracassos espirituais dependem somente de nós.
Por outro lado, em relação a parnassá, o sustento do homem, é possível que a pessoa se convença de que ela sozinha prove seu próprio sustento, quando na verdade, nestes assuntos, dependemos completamente da beneficência Divina.

. Fontes:

Link: http://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/3882330/jewish/Livre-Arbtrio.htm#utm_medium=email&utm_source=1616_revista_pt&utm_campaign=pt&utm_content=content

Nenhum comentário: