22 de agosto de 2018

CABALÁ (קַבָּלָה): O "AMOR" DE 2 IRMÃOS


O que realmente aconteceu entre Cain e Abel?

Dois irmãos eram proprietários de terrenos lado a lado. Um dia um tesouro valioso foi encontrado bem na fronteira entre seus terrenos. Os irmãos começaram a discutir a localização exata do tesouro encontrado, e cada um tentava provar que o tesouro estava no território pertencente ao outro. Os dois estavam convencidos de que a fortuna tinha que pertencer ao outro. Não discutiam exigindo a posse do tesouro. Pelo contrário, cada um argumentava que o tesouro pertencia ao irmão. Quando o Criador viu que cada um deles queria dar a fortuna ao irmão, disse: "é neste lugar que o Templo deve ser construído".




Abel e Cain  estavam convencidos de que a fortuna tinha que pertencer ao outro

Esta parábola no ensina que este tipo de amor, em que um quer em primeiro lugar dar ao outro, é o que permite que a energia positiva se revele em nosso mundo e que permite uma pessoa ter uma vida iluminada.
Por falta deste tipo de amor existe uma aparente escuridão. Na verdade, não existe escuridão nenhuma. Só existe Luz. Por que então vemos escuridão? Um véu encobre nossa visão. Nosso coração está encoberto por cortinas de negatividade criadas por nossas ações egoístas.
Tudo que nos incomoda e nos aborrece, toda vez que não conseguimos ver que algum acontecimento vem da Luz do Criador e que é a bondade da Luz do Criador se revelando, isto acontece por causa das camadas que encobrem nosso coração. Ver a Luz significa ver tudo bom o tempo todo.
Vemos caos porque nossa própria visão está coberta pelas cascas que encobrem nosso coração. Essas cascas são criadas pelo nosso egoísmo. Por isso vemos tudo errado. Dizem os cabalistas que quando a humanidade atingir seu próximo estágio de evolução simplesmente veremos com outros olhos a perfeição que sempre existiu. Os véus serão retirados e veremos a verdade: só existe Luz, só existe amor, só existe bondade.


Vemos caos porque nossa própria visão está coberta pelas cascas que encobrem nosso coração. Essas cascas são criadas pelo nosso egoísmo

Como podemos chegar neste nível, onde não importa o que aconteça sentimos que tudo é bom? O primeiro passo é parar de fazer as ações egoístas que turvam nosso coração e enublam nossa visão. Depois, é fundamental entender que se vemos mal no mundo é porque há algo de errado com nossa própria visão.
É como uma mulher que se mudou para uma casa nova e via todos os dias a vizinha pendurar lençóis para secar no varal. Todos os dias ela criticava mentalmente a vizinha: "que mulher porca! Pendura os lençóis ainda sujos para secar. Por que não lava direito suas roupas?" Até que um dia viu a vizinha pendurar os lençóis perfeitamente limpos e comentou com o marido: "finalmente a vizinha aprendeu a lavar roupa direito". Ao que o marido respondeu: "não, querida, é que hoje de manhã eu lavei nossa vidraça".

. Fonte: 

Por: Shmuel Lemle
https://extra.globo.com/noticias/religiao-e-fe/shmuel-lemle/



Nenhum comentário: