17 de maio de 2019

POR QUE O HEBRAICO NÃO TEM VOGAIS?


O hebraico é lido da direita para a esquerda, a direção contrária à nossa. Não existem letras maiúsculas em hebraico

Sim, você não entendeu errado, no hebraico realmente não existem vogais, só consoantes. Porém se você está começando a aprender hebraico agora não precisa ler sem as vogais. A razão da inexistência de vogais é porque o alfabeto hebraico originou antes da criação das vogais pelos gregos.



Algumas consoantes possuem uma forma diferente (Sofit) no final da palavra

. Explicações sobre as consoantes:

O hebraico é lido da direita para a esquerda, a direção contrária à nossa.
Não existem letras maiúsculas em hebraico.

As vezes, escrevemos uma palavra hebraica com nossas letras, isso se chama transliteração. Lembre-se que sempre que você ver "ch" transliterado do hebraico isso não deve ser lido como "X" em "chamado", mas deve ser lido como um "R" forte, raspando-se a guarganta. Por exemplo, a palavra hebraica "chazaq" (חזק) não deve ser pronunciada como "xazaq", mas sim como "razaq", rapando a garganta no "R". Também a palavra "melech" (מלך) não deve ser lida como "melek" ou "melexi", mas sim como "meler", raspando a garganta no "R".

As consoantes aleph (א) e ayin (ע) não possuem som algum.

A consoante ג que possui som de "G", jamais deve ser lida como "ge", "gi" do português como em "Geraldo", "Girafa", mas deve sempre ser lida como "gue", "gui", parecido com a "get" do inglês.

Algumas consoantes têm um ponto dentro delas, chamado dagesh. Esse ponto altera a pronuncia da letra.

As letras que têm seu som alterado por dagesh são:

ב Pronuncia-se "V" Pronuncia-se "B"

כ Pronuncia-se "CH" Pronuncia-se "K"

פ Pronuncia-se "F" Pronuncia-se "P"

Algumas consoantes possuem uma forma diferente no final da palavra. Por exemplo, na palavra מים (pronuncia-se maim), a primeira letra é a consoante "meim", e a ultima também é "meim", porém sua forma é diferente por estar no fim da palavra.

As letras ע, ח, ה, א são consideradas guturais, por que eram originalmente pronunciadas dentro da garganta. Também a consoante ר é considerada gutural às vezes.


As letras ע, ח, ה, א são consideradas guturais, por que eram originalmente pronunciadas dentro da garganta

. Porque não existem vogais?

Sim, você não entendeu errado, no hebraico realmente não existem vogais, só consoantes. Porém se você está começando a aprender hebraico agora não precisa ler sem as vogais. A razão da inexistência de vogais é porque o alfabeto hebraico originou antes da criação das vogais pelos gregos. Por isso, não continue lendo o texto abaixo para aprender sobre as vogais do hebraico, que são uma ajuda para as pessoas que estão começando a aprender o idioma.
Você deve estar se perguntando: "Como uma palavra pode ser lida sem vogais?". Existem certas regras para isso.

Por exemplo quando uma letra possuir a consoante י (Y) na frente, deve-se acrescentar a vogal "i" à letra.

Exemplos: בּי (BY) deve ser pronunciado como "bi", תי (TY) deve ser pronunciado como "ti", etc...

Quando uma letra possuir a consoante ו (V) na frente, deve-se acrescentar a vogal "o", ou a vogal "u" à letra.

Exemplos: בּו (BV) deve ser pronunciado como "BO" ou "BU", dependendo da palavra em que se encontra e wt (TV) deve ser pronunciado como "TO" ou "TU" dependendo da palavra em que se encontra.

Quando uma letra não tiver as letras י ou ו na frente dela, deve se acrescentar à letra a vogal "a" ou a vogal "e".

Exemplos: שמר (SH-M-R) deve ser pronunciado "shamar", מלא (M-L-Esta ultima letra não tem som) deve ser pronunciado "male".

Quando uma palavra terminar com a consoante ה (H) deve-se acrescentar a vogal "a" ou "e" à letra que está atrás desta consoante.

Exemplos מנה (M-N-H) deve ser pronunciado como "manah", תבנה (T-V-N-H) deve ser pronunciado como "tivineh".


Veja então que o alfabeto hebraico não é assim tão estranho quanto parece, nem tão difícil. É apenas uma questão de prática

Estas regras, porém não são perfeitas e podem haver excessões. Exemplo חטא (CH-T-Sem Som), pelas regras acima deveria ser lido com "chate" ou "chete", porém é lido como "chote", mesmo não possuindo ו para produzir o som de "o".
Tudo isso pode parecer muito complicado, mas não é. Na verdade o alfabeto hebraico apresenta quase os mesmos problemas do alfabeto inglês. O alfabeto inglês possui vogais, mas é quase como se não possuisse, como o hebraico. Por exemplo:

Na palavra "bride" o "i" possui um som de "ai" e deve ser lida "braide". Já na palavra "bit" o "i" tem som de "i" mesmo, e deve ser lida da maneira como se escreve: "bit". Na palvra "universe" o "u" possui um som de "iu" e deve ser lida como "iunivers". Já na palavra "under" o "u" possui um som de "ã" e deve ser lida como "ãnder".

Veja então que o alfabeto hebraico não é assim tão estranho quanto parece, nem tão difícil. É apenas uma questão de prática. Porém, se você começou a estudar hebraico agora, não se preocupe como as regras citadas acima e aprenda sobre as vogais. O sistema de vogais é usado para aprender hebraico, até que você se acostume a ler sem as vogais.

Fonte:

http://www.hebraico.pro.br/q_quadratico.asp

Nenhum comentário: