19 de novembro de 2020

REFLEXÕES: JUDAÍSMO - REPENSANDO CONVERSÕES


Em seguida, ele (convertido) mergulha em um mikveh, um banho ritual, tornando-se oficialmente judeu em todos os aspectos

Atualmente, pode parecer quase comicamente difícil ser judeu. Já vimos tempos piores, obviamente, mas o ano passado nos trouxe assassinatos em Pittsburgh e Poway, Cal., Um aumento substancial no grafite anti-semita e crimes de ódio, e um doloroso debate interno sobre novos membros do Congresso que parecem , para muitos de nós, anti-semitas. Enquanto isso, a alfabetização judaica é insignificante e as taxas de nascimento e casamento são baixas, exceto na comunidade ortodoxa. Em tempos como este, o judaísmo pode parecer uma fraternidade à qual ninguém gostaria de entrar. Alguns de nós nascemos nisso e estamos felizes. Mas por que mais alguém iria querer passar pelo processo?


Em vez de acolher novos judeus de todos os quadrantes possíveis, complicamos a maneira como tratamos os aspirantes a judeus, mesmo quando precisamos deles mais do que nunca

Pode parecer surpreendente, então, mas a conversão - nascida do desejo de milhares de pessoas de se tornarem judeus - transformou-se no feroz campo de batalha que une os judeus reformistas, conservadores e ortodoxos atualmente nos Estados Unidos e em Israel. Os judeus ortodoxos não reconhecem conversões não ortodoxas, o rabinato israelense não reconhece conversões feitas por alguns rabinos ortodoxos estadunidenses. Os convertidos em todos os lugares enfrentam discriminação, como comentários de outros judeus de que eles não são "realmente judeus". Em vez de acolher novos judeus de todos os quadrantes possíveis, complicamos a maneira como tratamos os aspirantes a judeus, mesmo quando precisamos deles mais do que nunca.

Como chegou a isso, que um povo em perigo demográfico - e outros - está atrapalhando o processo de aceitação de novos membros? A resposta simples é que perdemos o senso único de como alguém pode se tornar um novo judeu. Em suas origens bíblicas, a conversão enfatizou a piedade e a lealdade familiar, mas se tornou um atoleiro burocrático e freqüentemente anti-espiritual. Os judeus não estão sozinhos aqui: os católicos romanos e muitos protestantes também tornaram a conversão mais complicada; todas as religiões estão lidando com o crescente legalismo da vida contemporânea. Mas para os judeus em particular, a mentalidade de lista de verificação, endêmica à vida moderna, é uma forma particularmente infiel de encarar a conversão.

Acontece que nesta noite de sábado começa o feriado judaico de Shavuot, uma época tradicional para aqueles que estudam para a conversão para completar o processo por imersão no banho ritual. Em Shavuot, as sinagogas liam em voz alta o Livro de Rute, sobre uma convertida que se tornou, de acordo com a Torá, a antepassada do Rei Davi e, algum dia, os judeus acreditam, o próprio Messias. Após a morte de seu marido judeu, Ruth ficou com sua sogra, Noemi, dizendo: "Aonde quer que você for, eu irei ... seu povo será meu povo, e seu Deus meu Deus."

Rute é moabita, e os moabitas bíblicos eram muito desprezados pelos judeus, descendentes da relação incestuosa entre Ló e sua filha. Uma empobrecida viúva moabita é, portanto, a forasteira definitiva - e ainda assim Rute se junta e renova a tribo israelita problemática. Ela se torna a "ger" (estrangeira) quintessencial, em hebraico para "estranho" e "convertido". O convertido é o estranho que vem para nos lembrar quem somos e se torna um de nós, talvez o melhor de nós.

Inicialmente, então, alguém se tornou judeu "viajando" conosco, agregando seu destino conosco. Ainda assim, nos tempos talmúdicos, as primeiras centenas de anos da era comum, os judeus abandonaram esse paradigma lindamente simples em favor de um sistema, presidido por rabinos, que se tornou mais elaborado com o tempo. Primeiro, um aspirante a convertido é rejeitado. Se ele persistir, ele deve ter aulas, aprender elementos de uma língua estrangeira (com um alfabeto estrangeiro), estudar a lei e a prática judaica e tentar descobrir este caminho estranho que é uma religião e uma cultura e uma etnia e uma família, tudo de uma vez. Em seguida, ele vai perante um tribunal composto por 3 rabinos, que a questionam (alguns bet-din, ou tribunais rabínicos, pedem uma declaração de conversão por escrito, como um trabalho de conclusão de curso, mas com apostas mais altas). Em seguida, ele (convertido) mergulha em um mikveh, um banho ritual.

Não é que o processo não funcione. Para milhares de judeus em potencial a qualquer momento, sim. Os programas de conversão estão florescendo: em Pittsburgh, Los Angeles, Tel Aviv, por toda parte. No Center for Exploring Judaism, na Sinagoga Central de Manhattan, cerca de 75 não-judeus começam a estudar o Judaísmo todos os anos, três quartos dos quais acabam se convertendo, de acordo com o Rabino Lisa Rubin - e essa é uma sinagoga em uma ilha com muitos estudantes de Judaísmo. Eu encontro alunos de conversão em todos os lugares. Essas mulheres, homens e crianças - em Savannah, Geórgia, uma menina de 13 anos convertida no ano passado - emergem mais bem informados do que os judeus por nascimento, e costumam dizer que o processo rígido, eventualmente, torna-se um judeu ainda mais significativo.

Ainda assim, a cada passo adicional, a controvérsia pode se inserir. Um tribunal rabínico pode contestar as conversões de outro, ou, infelizmente, os rabinos podem abusar de conversos em potencial, exigindo pagamentos excessivos ou pior (considere o rabino ortodoxo Barry Freundel, que espionava mulheres nuas imersas no micvê). Rute e Naomi não teriam reconhecido nada disso.

É claro que, historicamente, havia boas razões para barreiras à conversão. Na Rússia, na Prússia e em outros lugares, era ilegal para os cristãos se converterem ao judaísmo ou para os judeus buscarem convertidos (ao contrário do mito, os judeus não têm objeções teológicas ao proselitismo; apenas paramos de fazer quando isso nos matou). A perseguição fez com que os judeus desconfiassem de estranhos, e qualquer cristão que quisesse ser judeu poderia ser suspeito de ser um espião, louco, ou ambos. Os católicos, por sua vez, ficavam felizes em fazer conversões rápidas, mas nas experiências dos judeus, muitas vezes eram batismos à ponta da espada.

Assim, os judeus continuaram sua prática de descendência matrilinear e dificultaram a conversão de qualquer pessoa. Nos últimos séculos, os judeus aprofundaram aspectos da cristandade: em vez de um certificado de batismo, um judeu obtém um certificado de conversão. E o estudo informal com um rabino foi substituído por aulas com currículos específicos, alguns deles até ensinados online. Enquanto isso, a conversão católica, antes uma questão apenas de batismo, também evoluiu. Depois de Constantino, os governantes que se converteram apenas declararam seus súditos católicos, tornando o batismo individual menos importante. Os missionários chamaram muitos nativos de católicos, alguns dos quais queriam ser, outros não. Somente em 1972 a Igreja chegou ao requisito de que os conversos adultos devem receber instrução.

Cada tradição tem que encontrar seu próprio caminho. Para católicos e protestantes da alta igreja, o estudo obrigatório é uma barreira contra a conversão forçada das cruzadas e do colonialismo, por um lado, e o que eles consideram o entusiasmo superficial do evangelicalismo renascido. Embora algumas seitas hindus tenham tentado padronizar a conversão, para outras, o hinduísmo é um modo de vida que qualquer pessoa pode seguir; ainda outros argumentam que os não-hindus, que não podem ser colocados no sistema de castas tão integrante do hinduísmo, nunca podem realmente pertencer. Para se tornar um muçulmano, basta recitar a Shahada, o credo de sete palavras; tal acesso fácil nunca faria sentido para o judaísmo, que é concebido como uma família extensa ao invés de uma vocação universal, entretanto, funciona para o Islã.

Infelizmente, perdemos de vista o que funciona para o judaísmo. Nosso sistema binário estrito está fadado ao fracasso. Ou se deve nascer de mãe judia (os judeus reformistas diriam pai, também, uma inovação recente), ou se deve estudar para a conversão. Esta prática de privilegiar a descendência matrilinear, e forçar todos os outros aos tribunais de conversão, pode içar todos nós nos petardos do nosso DNA, pois todos nós, desde o secular ao mais ortodoxo, podemos agora descobrir que, pelos padrões tradicionais, talvez, não possamos ser judeus. Tudo o que é necessário é que a mãe da mãe da mãe da mãe da mãe da mãe (e daí em diante; você entendeu) não ter sido judia, e toda a linhagem não é. Quantos de nós passaremos por um teste de pureza voltando ao Monte Sinai?

Mas o mais importante, como os eventos atuais nos lembram, existem testes mais significativos e essenciais de quem é realmente um judeu. Focar no DNA ou nos tribunais de conversão é errado. Desde o ataque mortal à sinagoga Tree of Life em Pittsburgh no último dia 27 de outubro, tenho viajado semanalmente para o bairro Squirrel Hill, entrevistando sobreviventes, famílias das vítimas e dezenas de outros judeus e gentios locais. E eu vi que os judeus por escolha (como os convertidos às vezes se chamam) são centrais em todos os aspectos desta história.

Um dos judeus que foi baleado, mas sobreviveu, é um convertido adulto - e também ex-presidente de uma das três congregações sediadas no prédio da Árvore da Vida. Todas as três congregações têm vários conversos entre seus membros. A cadeira de educação de adultos em uma grande sinagoga conservadora em Squirrel Hill, onde os membros deslocados de uma das congregações atacadas agora se encontram, é um convertido.

E nos dias após o tiroteio, os convertidos estavam envolvidos - silenciosamente, sem ninguém perceber quem é convertido e quem não é - nos rituais de sepultamento e luto. Uma das duas chevrei kedisha, as sociedades funerárias judaicas que lavam e preparam os corpos para o enterro, conta com vários convertidos como membros. Um membro da chevra kedisha, alguém que limpou vários corpos de judeus mortos - removeu anéis dos dedos, limpou sob as unhas, ritualmente derramou água sobre eles, vestiu-os com mortalhas de linho, tudo enquanto entoava orações - me disse que o pai de sua mãe era judeu , mas não a mãe de sua mãe. Embora judia pelos padrões da Reforma, ela agora está estudando para a conversão.

Entretanto, se ele pode limpar um corpo de judeu martirizado, não é o suficiente? A conversão de Ruth foi apenas sua promessa de ficar com a família de seu falecido marido. A esposa de Moisés, Zípora, nunca teve aulas no JCC (Jewish Community Center) ou no centro de educação de adultos da sinagoga: ela se casou com Moisés, criou seus filhos e até circuncidou um de seus filhos quando Moisés não o fez. Eles eram judeus porque viviam como judeus.

Hoje, agora mesmo, milhares se comprometeram com o estilo de vida judaico sem se converter formalmente. Eles estão apenas adorando, como disse um amigo meu. Em minha sinagoga, há cônjuges não judeus que preparam nosso almoço comunal de sábado, lideram serviços infantis, visitam os doentes e idosos, cozinham refeições para os novos pais e sabem mais costumes hebraicos e judeus do que muitos de nós nascidos judeus. E na medida em que comparecer à sinagoga na sexta-feira à noite ou sábado ou mandar os filhos para a escola hebraica pode parecer atos de risco, são atos profundamente judeus - não importa quem os faça. Hoje, como nos tempos bíblicos, viajar conosco, judeus, parece uma declaração suficiente.

Isso significa que as religiões não devem ter um processo formal de conversão? Não exatamente. Afinal, o judaísmo é baseado na ideia de parentesco estendido, e ser bem-vindo em uma família requer evidência de comprometimento. E estamos certos em suspeitar daqueles que reivindicam, ou descobrem, sua identidade judaica apenas quando é politicamente conveniente, como quando eles querem fazer uma observação sobre Israel.

Mas se precisamos de cercas em torno de nossa comunidade, elas ainda precisam ser do tipo certo. A discussão sobre quem tem uma neshama judaica, alma, precisa ir além dos debates sobre a pureza da linha de sangue e o rigor dos processos de conversão. Vale a pena considerar que aceitar simples declarações de conversão não parece ter enfraquecido o Islã ou o Cristianismo evangélico. Talvez os judeus tenham nossa própria versão de uma necessidade de teste simples: perguntar o que torna alguém parecido com Ruth.

No Livro de Rute, depois que os dois filhos de Noemi morrem, ela diz as suas noras, Rute e Orpah, para deixá-la. "Volte, cada uma de vocês para a casa de suas mães", diz ela, beijando-as. As filhas (noras) choram e Orpah concorda em ir embora. Naomi diz a Ruth que ela também deve ir. “Vá seguir sua cunhada”, ela diz. Mas Ruth se recusa. Ela irá aonde Naomi for, dormirá onde ela dorme. "Onde você morrer, eu morrerei e lá serei enterrada." Desde que este livro foi lido pela última vez na sinagoga, 11 de nós morremos em Pittsburgh (PA). Em seguida, outro em Poway, Cal. Eles estão enterrados em cemitérios judeus. Quem quer que esteja disposto a viver conosco e depois ser enterrado conosco - não é judeu também?

. Fonte:

10 de junho de 2019 - por Mark Oppenheimer

https://pulitzercenter.org/reporting/rethinking-conversion

Nenhum comentário: