30 de dezembro de 2020

JUDAÍSMO: CURIOSIDADES


Durante os anos de 1840-1880, a população judaica nos Estados Unidos cresceu de 14.000 para 200.000 habitantes. A maioria desses imigrantes judeus originou de países onde se falava alemão; muitos deles haviam sido líderes de revoltas fracassadas na Europa. Esses imigrantes judeus se estabeleceram em diferentes cidades dos Estados Unidos, formando grandes comunidades em Nova Iorque, Cleveland, New Orleans, Albany e Buffalo.

A Rainha Esther, a heroína da festa de Purim, tinha um outro nome: Hadassah. Este nome é frequentemente adotado por hospitais e organizações judaicas, principalmente quando lideradas por mulheres. Entre todas as mulheres do Império Persa a mais bonita era Esther, uma judia.

Os judeus que viviam sob domínio muçulmano adotaram costumes dos países onde viviam. Essa grande comunidade judaica foi originada na Babilônia (Iraque) e, posteriormente, emigrou para a Espanha, onde se estabeleceu. Na língua hebraica, a Espanha é chamada de “Sefarad”. Portanto, a cultura judaica que foi desenvolvida no mundo muçulmano é chamada de “Sefaradi”.

Sir Moses Montefiore (1784-1885) fundou uma bolsa de valores em Londres e serviu como xerife da cidade. Foi nesta época que ele recebeu o título de "Sir" pela monarquia inglesa. Posteriormente, Montefiore se aposentou e passou a se dedicar a ajudar judeus oprimidos pelo mundo afora.

Os doze filhos do patriarca Jacob foram os pais das doze tribos de Israel. É interessante que o horóscopo e a astrologia são baseadas nos atributos e qualidades de cada um desses doze filhos. Jacob teve filhos com suas quatro esposas: Leah, Rachel, Bilah e Zilpah. Os filhos de Leah foram Reuven, Shimon, Levi, Yehudah, Issachar e Zebulun; os filhos de Rachel foram Yosef e Biniamin; os filhos de Bilah foram Dan e Naftali; e os filhos de Zilpah foram Gad e Asher.

Na língua hebraica, "Shalom" pode significar "Olá", "Até logo" e "Paz". A raiz dessa palavra hebraica significa estar completo, íntegro e contente. Ensinam os nossos Sábios que quando uma pessoa é íntegra e equilibrada, física e espiritualmente, ela alcança paz em sua vida.

Judeus chassídicos têm o costume de usar vestimentas especiais no Shabat e nas festas judaicas. Esses trajes se assemelham às roupas utilizadas pela nobreza polonesa, no século 16. Além de cobrir a cabeça com uma quipá, muitos judeus chassídicos usam um chapéu de pele, chamado de shtreimel. O shtreimel costuma ser feito de "vison".

Numa época, Berlim, a capital da Alemanha, era a cidade europeia com o maior número de sinagogas. A organização “Kaiser Wilhelm Society for the Advancement of the Sciences” incluía muitos cientistas judeus; alguns deles – Albert Einstein, Richard Willstaetter e Fritz Haber -posteriormente ganharam o Prêmio Nobel. Mais de 20,000 judeus de Berlim lutaram pela Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial e muitos deles morreram pelo país.

. Fonte:

Revista Morashá 

http://www.morasha.com.br/1/curiosidades.html

Nenhum comentário: