20 de agosto de 2023

11 FATOS SOBRE KIPÁ QUE TODO JUDEU DEVERIA SABER


O Talmud declara que a pessoa não deve andar a distância de quatro cúbitos com a cabeça descoberta


1 – A kipá é uma cobertura para a cabeça

Tradicionalmente usada por homens e rapazes judeus como um sinal de reverência e respeito a D'us.

2 – Também é chamada de Yarmulke ou Koppel

Kipá (lit. Abrigo) é a palavra hebraica para solidéu. Também é chamada em yidish como yarmulke, ou menos frequentemente como um kopel (lit. Pequeno boné).

Segundo muitos, yarmulke é uma contração das palavras aramaicas yarei malka, “reverência ao Rei” (referindo-se a D'us), pois usá-la nos lembra que há um Ser Mais Alto acima de nós.

3 – É um lembrete da Presença Divina

Usar uma kipá nos ajuda a lembrar que há um Criador a quem devemos tudo. Usar uma kipá é exigida pela lei judaica por motivos de modéstia e para nos distinguir como judeus,1 lembrando-nos da nossa responsabilidade e privilégio como membros da Nação Escolhida.

4 – Kipot vêm numa variedade de tamanhos, materiais e estilos

As kipot são encontradas em várias cores e modelos, e são feitas de materiais tão diversos como veludo, suede, couro e tricô. Muitos locais oferecem serviços personalizados de bordado e irão acrescentar as palavras da sua escolha. (Não é incomum encontrar meninos com uma kipá com seu nome).

5 – É usada o tempo todo

O Talmud declara que a pessoa não deve andar a distância de quatro cúbitos com a cabeça descoberta.2 Uma cobertura na cabeça também é exigida ao rezar, recitar uma bênção ou entrar numa sinagoga.3 Segundo muitas autoridades, coberturas da cabeça também são exigidas o tempo todo (mesmo quando sentado num local sem fazer nada).4

6- É baseada no Talmud

A prática de usar uma kipá o tempo todo vem do Talmud onde consta que certa vez uma mulher foi informada por astrólogos que seu filho estava destinado a se tornar um ladrão. Para impedir que isso acontecesse, ela insistiu que ele tivesse a cabeça coberta o tempo todo, para lembrar-lhe da presença de D'us e instilar nele o temor ao céu. Certa vez, quando estava sentado sob uma palmeira, a cobertura de sua cabeça caiu. De repente foi dominado por um desejo ardente de comer frutos da árvore que não pertencia a ele, foi naquele momento que ele entendeu o forte efeito que usar uma kipá tinha sobre ele.5

7 – Algumas kipot cobrem a cabeça completamente

Em certas comunidades, é costume usar kipot grandes que cobrem totalmente a cabeça. Muitos eruditos lituanos do passado são retratados usando essas coberturas. As kipot dos judeus bucarianos são similarmente famosas por seu tamanho grande, bem como pelo seu colorido bordado.

8 – Alguns também usam chapéu quando rezam

Além de usar uma kipá, muitos homens também usam um chapéu ao rezar. Usar um chapéu é visto como um ato de respeito; tanto recentemente quanto há algumas décadas, quando homens saíam em público, eles faziam questão de usar um chapéu. O chapéu também é reminiscente do turbante usado pelos cohanim durante os serviços no Templo.

9 – Mulheres não usam

Mulheres e meninas não usam kipá. Um motivo para isso é que a kipá está ali para nos lembrar da presença de D'us, e como as mulheres são mais intuitivas espiritualmente e possuem fé mais poderosa, não precisam de um constante lembrete.

10. Pode ser descartada e substituída

Quando um livro de preces ou outro objeto sagrado se torna gasto e inutilizável, ele não pode ser descartado. Em vez disso, por respeito à santidade do objeto, ele é cuidadosamente enterrado em um cemitério judaico. (Muitas sinagogas prestam esse serviço em prol de seus congregantes.) Apesar do papel especial da kipá na vida judaica, ela não possui nenhuma santidade inerente e pode ser descartada e substituída por outra, se necessário.

11. Punido por chicotadas

Rabinos Pinchas e Shmuel Abba Schapiro, irmãos e impressores chassídicos na cidade de Slavita, foram falsamente acusados de assassinato e presos pela polícia czarista em 1839. Como punição, eles foram forçados a passar por uma fileira de homens munidos de chicotes. Enquanto estava sendo conduzido através de duas fileiras de soldados perversos, a kipá do rabino Shmuel Abba caiu. Apesar dos golpes seguidos, ele se recusou a prosseguir até que fosse devolvida a ele. Essa história enviou ondas através da comunidade judaica da Rússia, inspirando muitos a desconsiderar seu desconforto e usar uma kipá o tempo todo.

. Notas:

1. Shulchan Aruch Harav, Mahadura Batra, Orach Chaim 2: 6.

2. Shabat 118b e Kidushin 31a.

3. Shulchan Aruch Harav, Orach Chaim 91: 3.

4. Shulchan Aruch Harav, Mahadura Bastra, Orach Chaim 2: 6.

5. Shabat 156b.

. Fontes:

https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/4810826/jewish/11-Fatos-Sobre-Kip-que-Todo-Judeu-Deveria-Saber.htm

Nenhum comentário: