23 de julho de 2019

CASHER?! EMBAIXADA DE ISRAEL “BORRA” PRATOS NA FOTO DO ALMOÇO DE BOLSONARO E EMBAIXADOR ISRAELENSE


O Embaixador Yossi Shelley e o Presidente do Brasil almoçaram juntos em Brasília (DF), antes da final da Copa América Brasil X Peru, que resultou na vitória da seleção canarinho

O perfil da Embaixada de Israel no Twitter borrou de preto o prato que Jair Bolsonaro e o embaixador Yossi Shelley comeram ao almoçarem juntos em Brasília (DF). A embaixada não informou a razão da alteração da foto. Internautas identificaram uma lagosta na imagem.


Um dos livros da Torá, o livro sagrado da religião, refere que os fiéis podem apenas "comer tudo o que tem barbatanas e escamas, nas águas, no mar e nos rios" – o que não integra o marisco, denominado de um alimento "Chametz" (impuro, em hebraico).
Em reação, o embaixador Yossi Shelley afirmou ao jornal israelita Mako que tudo se tratou de um mal-entendido: "Eu não comi lagosta, pedi salmão, que tem uma cor semelhante. Quem me conhece há anos sabe que nunca pedi marisco num restaurante".

Uma considerável parte dos frutos do mar não são considerados casher, ou seja, são impuros, segundo a Torá, livro sagrado do judaísmo. Claro que nem todos os judeus atualmente seguem ao pé da letra este preceito alimentar, que foi abandonado por muitos à medida que a forma de preparar e criar os animais foi se modernizando. Não se compara a criação de um porco hoje em dia, por exemplo, com a forma como era 2 mil anos atrás.

“Os pratos estavam borrados com marcas pretas; uma tentativa de esconder que Shelley estava comendo um almoço não-casher. Mas a edição mal feita deixou os ofensivos crustáceos plenamente visíveis”, zoou o jornal Times of Israel

Mas, para evitar críticas, o embaixador israelense no Brasil, Yossi Shelley, resolveu borrar, da forma mais tosca possível, as lagostas que estava comendo com o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, antes do jogo contra o Peru. Para Bolsonaro o borrão também é polêmico, já que publicamente ele costuma bancar o pobre que passa leite condensado no pão. Lagosta, eu?!

Em Israel, a “operação esconde lagosta” foi alvo de gozação da imprensa local. “A farsa casher: o que a embaixada israelense não quer que você veja”, publicou o jornal Haaretz, na manchete. “O embaixador e o presidente de extrema direita do Brasil almoçaram antes de um jogo de futebol, mas um mau photoshop não pôde esconder o que eles comeram. A embaixada tentou escurecer os pratos deles no post, mas a edição amadorística não foi bem sucedida em disfarçar seu prato não casher de lagosta”.

. Fonte:

https://luizmuller.com/2019/07/09/bolsonaro-e-embaixador-judeu-mandam-borrar-pratos-de-lagostas-em-foto-de-almoco/

Nenhum comentário: