25 de agosto de 2020

LEANDRO KARNAL: O QUE É JUDAÍSMO?!



Como a tradição judaica contribuiu para a cultura ocidental? 

Qual a origem da religião judaica? Quais inovações o Judaísmo trouxe para a Humanidade? No que acreditam os judeus? Quais são as subdivisões da religião? É possível ser judeu e não ser religioso?  Qual a origem do antissemitismo? Como a tradição judaica contribuiu para a cultura ocidental? Neste vídeo, trago reflexões sobre a primeira religião monoteísta da História.


O livro sagrado dos judeus é o Torá ou Pentateuco, revelado diretamente por Deus

. O que Judaísmo?!


O judaísmo é a religião monoteísta mais antiga do mundo. Originou-se por volta do século XVIII a.C., quando Deus mandou Abraão procurar a terra prometida. Seu desenvolvimento ocorreu de forma conjunta ao da civilização hebraica, através de Moisés, Davi, Salomão etc., sendo que foram esses dois últimos os reis que construíram o primeiro templo em Jerusalém.

Os judeus acreditam que YHWH (Javé ou Jeová, em português) seja o criador do universo, um ser onipresente, onipotente e onisciente, que influencia todo o universo e tem uma relação especial com seu povo. O livro sagrado dos judeus é o Torá ou Pentateuco, revelado diretamente por Deus. Para o judaísmo, o pecado mais mortal de todos é o da idolatria, ou seja, a prática de adoração a ídolos e imagens.

Os cultos são realizados em templos denominados sinagogas. Os homens usam uma pequena touca, denominada kippa, como forma de respeito para com Deus. Os principais rituais são a circuncisão, realizada em meninos com 8 dias de vida, representando a marca da aliança entre Deus e Abraão e seus descendentes; e o Bar Mitzvah (meninos) e a Bat Mitzvah (meninas), que representam o início da vida adulta.

Os livros sagrados dentro do judaísmo não fazem referência à vida após a morte, no entanto, após o exílio na Babilônia, os judeus assimilaram essa ideia. Na verdade, essas crenças variam conforme as várias seitas judaicas. A base da religião judaica está na obediência aos mandamentos divinos estabelecidos nos livros sagrados, uma vez que, para eles, isso é fazer a vontade de Deus e demonstrar respeito e amor pelo criador.
O judaísmo é a religião monoteísta que possui o menor número de adeptos no mundo, cerca de 12 a 15 milhões.

. Fonte:

https://www.youtube.com/watch?v=wBB1OhBK_-c



Um comentário:

Unknown disse...

Simplesmente perfeito!Nao sei explicar mas Amo Judaismo, estudo tudo sobre... meu sonho era ir e. ISRAEL fui no Ano de 2000. Sonho em retornar.. minha paixao deveria ser pq tenho sangue judeu.. iria Ser feliz em descobrir isso..Gratidao pelo video