21 de agosto de 2020

CONVERSÃO AO JUDAÍSMO E ALIÁ (IMIGRAÇÃO PARA ISRAEL): GIYUR (גיור)


O Estado de Israel às vezes rejeita pedidos de Aliyah para Israel após conversão ao judaísmo

O escritório de advogados Cohen, Decker, Pex & Brosh escreveram artigos que explicam como fazer Aliyah como um turista em Israel ou imigrando para Israel com sua família. Você também pode fazer Aliyah para Israel como judeu através do processo de conversão ao judaísmo (Guiyur = גיור). Como lograr que o Estado de Israel reconheça sua Conversão (Giyur) para que você possa fazer Aliyah depois dela.


A comunidade judaica da qual o convertido faz parte precisa ser uma comunidade judaica reconhecida (comunidades judaicas conservadoras e reformistas também são reconhecidas)

A questão: “Quem é judeu?” é uma discussão fundamental em Israel. De acordo com a Lei do Retorno de 1950 todo judeu tem direito de fazer Aliyah para Israel. Na prática as coisas são um pouco mais complexas. O Estado de Israel não quer que todas as pessoas do mundo imigrem para Israel simplesmente dizendo que são judeus. Receber um certificado de um rabino aleatoriamente, geralmente, não é suficiente para permitir a Aliyah depois da conversão ao judaísmo. Muitas pessoas poderiam fazer conversão visando apenas a imigração para Israel.

O Estado de Israel às vezes rejeita pedidos de Aliyah para Israel após conversão ao judaísmo. Conversão ao Judaísmo e Aliyah – Giyur. O Ministro do Interior processa pedidos de imigração. Ele também tem procedimentos especiais para determinar se a conversão é “sincera”.  Isso ocorre quando o requerente não demonstra o desejo de fazer parte de uma comunidade judaica. Também ocorre quando o requerente não tem identidade judaica antes (ou até após) a conversão. Outras vezes a atitude estatal está ligada a dar preferência ao Judaísmo Ortodoxo ou a outros movimentos dentro do judaísmo.

Como Fazer com que o Governo Israelense Reconheça sua Conversão ao Judaísmo.

. Para que sua conversão seja reconhecida é necessário:

1. A comunidade judaica da qual o convertido faz parte precisa ser uma comunidade judaica reconhecida (comunidades judaicas conservadoras e reformistas também são reconhecidas)

2. Antes da conversão, o convertido tem que participar da comunidade judaica por, pelo menos, nove meses. Se o convertido não for membro ativo de uma comunidade judaica por nove meses, precisa-se de documentos que provem que o convertido teve 350 horas de estudo de preparação para a conversão.

3. Prova de que o convertido participou de uma comunidade judaica por, pelo menos, nove meses depois da conversão. Para fazer Aliyah antes desses nove meses, o requerente recebe um status de residência temporária (A-5). Este status se transformará em cidadania se o requerente provar que ele está envolvido em uma comunidade judaica reconhecida em Israel por, pelo menos, nove meses.

. Documentos necessários para provar sua conversão ao judaísmo:

1. O certificado de conversão.

2. Carta explicando os motivos que o levaram a converter-se ao judaísmo. Deve conter sua participação em uma comunidade judaica antes e depois da conversão.

3. Carta detalhada escrita pela Corte Rabínica ou pelo presidente da comunidade judaica detalhando seu processo de conversão. Nela estarão detalhadas a preparação para a conversão, as matérias estudadas e a duração do processo de conversão. A carta será assinada pelo líder da comunidade judaica que escreveu a carta. Ela deve conter a logomarca da comunidade judaica, o seu símbolo e seu endereço.

4. Carta escrita pelo rabino ou líder da comunidade judaica onde o convertido reside. Nela será explicado o envolvimento do convertido na comunidade judaica depois da conversão. A carta será assinada pelo líder da comunidade judaica que escreveu a carta. Ela deve conter a logomarca da comunidade judaica, o seu símbolo e seu endereço.

. Fonte:

https://lawoffice.org.il/pt-br/aliyah-depois-conversao-ao-judaismo/

Nenhum comentário: