19 de agosto de 2020

14 FATOS SOBRE JUDEUS E JUDAÍSMO QUE TODAS AS PESSOAS (NÃO JUDIAS) DEVERIAM SABER : POR MENACHEM POSNER


O Judaísmo acredita no único invisível Criador do Céu e da Terra. Ele não tem filhos e não precisa de ajudantes



1 – O Judaísmo é baseado na Torá

O alicerce de todas as crenças judaicas, práticas e estudos é a Tora, conhecida como os Cinco Livros de Moshê. Em seguida vêm os Profetas e Escritos (Neviim e Ketuvim em hebraico). Juntos, eles formam a Torá Escrita, ou seja, a Bíblia Hebraica. Esses livros escritos foram dados com tradições orais que interpretam e elucidam seus ensinamentos às vezes enigmáticos. Essas tradições orais foram coletadas naquilo que se tornou o Midrash e Talmud. A Torá Escrita não pode ser plenamente entendida sem a Torá Oral.


2 – Judeus, Israelitas e Hebreus são o mesmo povo

Avraham, o pai do povo judeu, era chamado de hebreu. Seu neto Yaacov foi renomeado Israel por D'us, e seus filhos eram conhecidos como os Filhos de Israel. No decorrer do tempo, descendentes do Rei David, da tribo de Yehudá, governavam sobre o grupo de israelitas vivendo na Terra de Israel, e as pessoas se tornaram conhecidas como Yehudim (judeus). Esses três nomes são geralmente usados revezadamente, dependendo do tempo e local.


3 – Há Apenas Um D'us

O Judaísmo acredita no único invisível Criador do Céu e da Terra. Ele não tem filhos e não precisa de ajudantes. Nem nada tem poder independente (até Satan é apenas um anjo com um trabalho único). D'us, no entanto, é conhecido por diversos nomes, tão sagrados que os judeus geralmente se referem a Ele como Hashem, que é o hebraico para “O Nome”.



4 – As Mitsvot São Como os Judeus Vivem Judaicamente

Na Torá, D'us diz ao povo judeu para seguir Seus mandamentos, todos os 613. São conhecidos como mitsvot (“instruções”). Para o judeu, essas não são sugestões ou apenas boas maneiras de receber o favor Divino. Mas sim, são a própria vida, assim como comer e beber, bem como o nosso caminho para conectar com D'us.


5 – Ser Judeu É Estudar Torá

Conhecimento é poder, e conhecer os caminhos de D'us é conectar-se com Ele na maneira mais profunda possível. É por isso que o povo judeu investe horas, dias e anos em aprender Torá e Talmud, explorando suas inesgotáveis profundidades para mais significado e esclarecimento.



6 – O Povo Judeu Começou Como Escravo

O Livro do Êxodo relata como os judeus começaram como escravos no Egito antes de serem libertados por D'us (através de Seu agente Moshê, que conduziu as 10 pragas sobre os egípcios). Essa experiência formadora tem dado ao povo judeu empatia para outros menos afortunados e condicionou-os a aceitar a ética comunitária da Torá onde a caridade (tsedacá) e a bondade ao estranho são pontos centrais.



7 – Shabat: Presente de D'us aos Judeus

Atualmente é aceito como garantido na maioria dos países ocidentais que as pessoas merecem fazer uma pausa do trabalho ao final de toda semana. Isso tem suas raízes no próprio surgimento do povo judeu. Logo após o Êxodo do Egito, D'us disse ao povo para tirar um dia do trabalho criativo. Conhecido como Shabat, o dia é dedicado aos serviços de prece, refeições festivas com família e amigos, e descanso. No Shabat reconhecemos que D'us criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo.



8 – Quem é Judeu?

Aquele que nasceu de mãe judia é judeu, independentemente de seu envolvimento religioso ou crenças. Uma pessoa também pode se tornar judia através da conversão sob os auspícios de um tribunal rabínico reconhecido. O processo de conversão inclui aceitar as mitsvot, imergir num micve (piscina ritual de água), e circuncisão (para homens).


9 – O Templo e a Sinagoga

Durante a maior parte do primeiro milênio da história do povo judeu, havia um Templo Sagrado onde sacrifícios (animais) eram levados e as pessoas iam (pelo menos) três vezes ao ano. Depois que o Segundo Templo Sagrado em Jerusalém foi destruído pelos romanos no primeiro século, o vínculo da vida judaica passou para as sinagogas, onde comunidades se reúnem para serviços regulares de prece.



10 – A Terra de Israel é o Coração Vivo do Povo Judeu

Há quase quatro milênios, D'us prometeu a Avraham (o primeiro judeu) que seus filhos habitariam na terra. Mesmo quando os judeus foram exilados para os mais distantes cantos da terra, nunca paramos de rezar pelo nosso retorno a Israel, como uma nação unida sob D'us. Em Israel, a cidade sagrada é Jerusalém. Dentro de Jerusalém, o local mais sagrado é o Monte do Templo, onde os judeus geralmente não podem rezar hoje. Assim, o Muro Ocidental do monte do Templo é o ponto focal de nossas preces e nossa consciência nacional.


11 – Rabinos São Judeus Instruídos

Rabi é o hebraico para “mestre” ou “professor”, e um rabino é um judeu instruído que orienta os outros judeus em seu estudo de Torá, observância das mitsvot, e serviço a D'us. O rabino interpreta as tradições e princípios do Judaísmo como as recebeu daqueles que vieram antes dele.



12 – Mulheres são Rainhas

Judaísmo é uma tradição transmitida de geração a geração, e a mulher judia é a artéria através da qual o Judaísmo é transmitido. Quando D'us comunicou a Torá no Sinai, Ele falou primeiro com as mulheres.



13 – Mensagem do Judaísmo para os Não Judeus

O Judaísmo não acredita em proselitismo com não judeus ou encorajar outros a se tornarem judeus. Todo e cada ser humano (na verdade, toda criatura) tem uma parte no grande coro da vida. No entanto, o Judaísmo tem uma mensagem para todas as pessoas: levar uma vida moral, justa e Divina como é delineado nas 7 Leis Noahidas: (1) reconhecer D'us e não adorar ídolos; (2) não matar; (3) não cometer adultério; (4) não comer o órgão de um animal vivo (ou torturar as criaturas de D'us); (5) não blasfemar; (6) não roubar; e (7) respeitar o estado de direito, as leis. Qualquer não judeu que segue essas orientações é recompensado no Mundo Vindouro.



14 – O Melhor Ainda Está Por Vir

Desde que D'us criou o mundo, temos construído na direção do clímax, um tempo de paz e percepção de D'us. Essa era é conhecida como o tempo de Mashiach (Messias).

. Autor: 

O Rabino Menachem Posner é membro do "Pergunte ao Rabino" do Chabad.org
Sefira Ross é uma desenhista e ilustradora freelance cujas criações originais são publicadas nas páginas de Chabad.org. Ela reside em Seattle, Washington, e seus dias são investidos em seu talentoso trabalho e no papel de mãe. 

© Direitos Autorais, todos os direitos reservados. Se você gostou desse artigo, encorajamos você a distribuí-lo, desde que concorde com a política de copyright de Chabad.org.

. Fonte: 

https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/4082664/jewish/14-Fatos-sobre-Judeus-e-Judasmo-que-Todos-Deveriam-Saber.htm

Nenhum comentário: