18 de agosto de 2020

MATUZALEM (מְתוּשֶׁלַח‎ ou מְתוּשָׁלַח): O HOMEM QUE VIVEU 969 ANOS


Seu nome, Metuselach (מְתוּשֶׁלַח‎ Məṯūšélaḥ ou מְתוּשָׁלַח‎ Məṯūšā́laḥ) é uma contração das palavras “matayim shloshim” (duzentos e trinta)

Metuselach (Metuschelach) (מְתוּשֶׁלַח‎ Məṯūšélaḥ ou מְתוּשָׁלַח‎ Məṯūšā́laḥ), filho de Enoch (Chanoch), foi uma proeminente figura espiritual durante a era anterior ao Grande Dilúvio. Sua vida é a mais longa registrada na história bíblica; um total enorme de 969 anos.



Com seu falecimento, um período de 7  dias de luto foi observado durante o qual D'us prorrogou o início do Dilúvio em deferência à sua bondade

. Seu Nome:

Seu nome, Metuselach (מְתוּשֶׁלַח‎ Məṯūšélaḥ ou מְתוּשָׁלַח‎ Məṯūšā́laḥ) é uma contração das palavras “matayim shloshim” (duzentos e trinta), referindo-se ao número de parabolas que ele partilhou quando anunciava à grandeza de D'us. Metuselach também alude a ter o nome inefável de D'us gravado sobre sua espada.

. Sua Estatura Espiritual:

Com Adam, Seth (filho de Adam), os três patriarcas (Avraham, Yischac e Yaacov) e o Rei David, Metuselach foi um dos 7 líderes espirituais de suas respectivas eras. O Talmud ensina que Metuselach foi uma das sete pessoas cujos anos sobrepujaram aqueles de Adam, o primeiro ser humano. Ele atuou sob a tutela de Adam durante 243 anos.

Os cabalistas dizem que Metuselach estava lotado de tradições místicas e opiniões esotéricas transmitidas pelos místicos da elite de sua era e que ele era dotado com uma alma Divina unicamente sublime.

. Sua Vida e Morte:

Embora Metuselach tenha vivido durante a era que precedeu o Grande Dilúvio, quando as pessoas levavam vidas subversivas e moralmente corruptas ele permaneceu totalmente justo. Ele tentou levar as pessoas da sua geração a alinharem suas vidas com um estilo de vida mais moral, mas foi em vão.
Metuselach morreu de causas naturais pouco antes do início do Dilúvio no 11º mês hebraico de Cheshvan.

. Seu Legado: 

Com seu falecimento, um período de 7  dias de luto foi observado durante o qual D'us prorrogou o início do Dilúvio em deferência à sua bondade. O Midrash ensina que D'us estava tão contente com a honra conferida a Metuselach após seu falecimento que Ele irradiou intensa luz espiritual (i.e., uma consciência Divina elevada) durante aqueles 7 dias para toda a humanidade sentir. 

O agudo luto que ocorreu foi estimulado por eles terem consciência do senso de perda espiritual sentida no Alto a tal ponto que até os anjos prantearam por Metuselach e derramaram profundas lágrimas pelo seu falecimento.
Segundo algumas fontes cabalísticas, a alma de Metuselach continuou sua existência corpórea tendo sido reencarnada no corpo do profeta Elijah.


Ele atuou sob a tutela de Adam durante 243 anos

. Notas: 

Bereshit 5:21: Veja Abarvanel, Bereshit 5, Há-Derush Há-Beit, que explica que a duração da vida de Metuselach foi 39 anos maior que a de Adam, devido ao controle moral que ele mostrou durante seu tempo de vida, exibido, em parte, por ter se casado mais tarde na vida.

Bereshit 5:26: Veja também Kushyot Lo Noda Lemi, 318, nota 860, onde editor nota pontos à tradução aramaica da palavra meshalim (parábolas), matlaya, e suas consoantes partilhadas com Metushelach.

Yalkut Shimoni, Bereshit: Midrash Agada, Bereshit 5:25. Yalkut Re’uveni, s.v. Bechorá, 2: “Daí seu nome Metuselach, um conglomerado de Met-Ushelach, significando “morte e despacho”, uma referencia à sua habilidade para dispensar as forças do mal.” Porém, o Arizal (Sha’ar HaPesukim, Parashat Bereshit) fala sobre o versículo em Crônicas II (23:10), “Cada homem com suas armas (shilcho) de prontidão,” para interpretar “Metu-shelach” como um nome associado com a posse de uma espada (espiritual) de vários tipos.

Sucá 52: Maharsha, ibid. O motivo para sua caracterização com pastores é que, na maior parte, os sete indivíduos mencionados no Talmud eram pastores também no sentido literal.

Veja Bava Batra 121b: “Os Sábios ensinaram: Sete pessoas divulgaram em suas vidas o mundo inteiro em sua totalidade, i.e., suas vidas divulgaram toda a história humana. Metuselach viu Adam durante seu tempo de vida.”

Seder Olam: Emek Há-Melach, Introdução. Veja também Kuzari 1:95.
Shefa Tal, Hakdamah Ben Me’ah Shana.

Bereshit 6:11.

Yalkut Shimoni, ibid.

Zohar, Bereshit 56 a.

Veja Seder Olam, 1: “Metuselach exauriu seus dias pouco antes do Dilúvio.” Conforme Yalkut Re’uveni, Gênesis 680 onde outra opinião é citada sugerindo que ele morreu 14 anos após o Dilúvio. Veja, porém, Cohelet Yaakov, s.v. met, onde a opinião do Talmud é considerada como dominante.

Sanhedrin 108 b.

Sanhedrin ibid.

Bereshit 7:4; Rashi ibid. Veja também Avot D'usRebi Natan 32:1.

Bereshit Rabá 3:6. Essa luz foi desenhada para o benefício exclusivo dos justos no Além. Veja também Yefe Tora, ibid.

Yalkut Shimoni, ibid.

Yalkut Reuven, s.v. Eliyahu.

Por Avrohom Bergstein: Rabi Avrohom Bergstein atua como rabino associado na Congregação Anshei Lubavitch de Fair Lawn, New Jersey, onde mora com sua esposa Rivky e seus filhos. Rabi Bergstein também atua no Machon Shmuel do JLI –Jewish Learning Institute /Sami Rohr Research.

Rivka usa sua criatividade e conhecimento para criar composições e ilustrações magistrais. Ela compartilha seu amor pela arte e design com seus filhos. © Direitos Autorais, todos os direitos reservados. Se você gostou desse artigo, encorajamos você a distribuí-lo, desde que concorde com a política de copyright de Chabad.org.

. Fonte: 

https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/4247623/jewish/Um-Teste-de-DNA-Pode-Determinar-o-Status-Judaico.htm

Nenhum comentário: