28 de fevereiro de 2009

BIOGRAFIA: NATHALIA TIMBERG



A atriz judia Nathalia Timberg nasceu no Rio de Janeiro em 05 de agosto de 1929. Atriz de grande talento, marcou sempre sua carreira pela diversidade de atuações, e de emissoras em que esteve. Sua voz marcante já era conhecida no seu primeiro grande papel na TV Tupi, na novela “O Direito de Nascer”, em 1964.
Depois fez dois filmes e uma novela na TV Record: “O Desconhecido”. Passou a seguir pela TV Paulista, TV Globo, quando atuou em “A Rainha Louca”. Chegou à TV Excelsior e fez entre outras, as novelas de muito sucesso: “A Muralha”, “O Terceiro Pecado”, “Vidas em Conflito”, “Dez Vidas”, “Sangue do Meu Sangue”. Sempre encontrando tempo para atuar em cinema, tendo feito “Society em baby-doll” e “O Homem que Comprou o Mundo”. Na década de 70, intercalou atuações na TV Record, onde fez várias novelas,na TV Tupi, com: “Divinas e Maravilhosas”, “Cara a Cara”, e na Rede Globo de Televisão.. Fez também várias novelas na TV Cultura e na TV Manchete, tendo atuado, entre outras, na novela “Pantanal”, de imenso sucesso. Depois voltou-se praticamente só para a TV Globo, onde fez: “O Dono do Mundo”, “Mulheres de Areia”, “Zazá”, “Porto dos Milagres”, “Quinto dos Infernos”, e “Celebridade”. Mas isso não quer dizer que não tenha estado em outras emissoras. Atriz sempre procurada pelos profissionais e sempre aplaudida pelo público, continua apresentando-se em teatro, sempre com sucesso. Apareceu também na novela; "Páginas da Vida", de Manoel Carlos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Me corrijam se eu estiver errada,mas ela tbm fez uma novela chamada "As Bruxas" que por sinal eu gostaria que pudessemos rever algum dia em vale apena ver de novo.