25 de fevereiro de 2010

POR QUE A ESTÁTUA DE MOISÉS NO VATICANO, DO ESCULTOR MICHELANGELO, TEM CHIFRES?




"Suspeita-se que um erro foi cometido no Século V por São Jerônimo quando ele criou a “Bíblia Vulgate” (Escrita em Latin Vulgar) baseada nos textos hebraicos ancestrais.
Ambas as palavras “Chifre” (keren) e “radiação” ou “brilho” (karan) utilizam as mesmas letras em hebraico ancestral קרו e as vogais (Nikudot) não são indicadas, como no hebraico moderno. Por exemplo, o alfabeto hebraico atual utilizam sinais para diferenciar as vogais. Utilizando hebraico moderno, a palavra “Chifre” é escrita como קֶרֶו enquanto “Radiação” ou “Brilho” é escrita como קָרַו . Desta forma, Michelangelo, usando como referência a Bíblia Vulgate aceitou a tradução de São Jerônimo e, então, colocou chifres na cabeça da estátua de Moisés.

5 comentários:

Roder Rock disse...

Olá!

Podemos também imaginar que os chifres em Moisés fazia parte da desconstrução da história do judaísmo. Os católicos sempre tiveram métodos inventivos a esse respeito.

Paz

Luiz disse...

Uma tradução não tão bem feita pode dar margens a várias interpretações. Pena que na época, ninguém pode esclarecer este detalhe ao Michelangelo. Pois certamente ele colocaria algum brilho na cabeça de Moisés.

Pseudo disse...

Só uma ressalva: A famosa estátua de Michelangelo está hoje localizada na de Igreja de S. Pedro em Cadeias e não no Vaticano.

Luiz antonio Ferreira disse...

Oi eu nem li a notícia, mas percebi q a estátua de Davi tambem, ele não é circuncidado e no famoso quadro da Santa ceia (Páscoa) Jesus e os díscipulos comem sentados e n de pé como a tradição, erros de grandes mestres, q n conheciam o judaísmo, pena!!!!

Leonor disse...

Nos estudos que já fiz sobre textos bíblicos, principalmente do Apocalípse, descobri que chifres nos personagens da Bíblia sempre significam PODER. Moisés foi um homem que recebeu o poder de Deus para libertar seu povo da servidão de Faraó que era o maior símbolo de poder da época. Por isso os chifres em Moisés.