13 de dezembro de 2012

CONGREGAÇÃO JUDAICA DO BRASIL (CJB) INAUGURA CEMITÉRIO PARQUE ISRAELITA DO RIO DE JANEIRO



Entidade fundadora: Congregação Judaica do Brasil (CJB) 

A Congregação Judaica do Brasil tem suas fontes em duas nascentes: uma proveniente do Movimento Conservador (Conservativo) e outra do Movimento Renewal. O Midrash Centro Cultural pertence a Congregação Judaica do Brasil que institucionalmente esta filiada tanto ao World Council of Synagogues do Movimento Conservador como ao Network of Jewish Renewal Communities. O rabino Nilton Bonder tem ordenação por ambos os movimentos tendo smicha (ordenação rabínica) do Jewish Theological Seminary, órgão acadêmico principal do Movimento Conservador, e também de Reb Zalman Schachter, expoente maior do Movimento Renewal.


Como se deu a idealização deste projeto?

Um novo Cemitério Israelita com algumas adequações aos nossos tempos é mais do que uma necessidade para a comunidade judaica do Rio. Primeiramente, um cemitério que pudesse estar próximo de um complexo de cemitérios não-judaicos para atender a realidade de famílias compostas de membros de outras tradições. Segundo, um cemitério com custos mais acessíveis e serviços de qualidade. Além também do desejo de criar um espaço com uma atmosfera mais leve para tornar estes momentos menos difíceis às famílias. Para tal queríamos um cemitério que não estivesse tão distante, que tivesse segurança e cuja paisagem inspirasse serenidade e conforto ao invés de temor. Por esta razão optamos pelo Cemitério Parque, uma realidade já em outros países. E daí a parceria com o Grupo Jardim da Saudade que é pioneiro na construção de cemitérios parque em todo o Brasil.

O que é um Cemitério-Parque?

É um cemitério moderno que ao invés de lápides em forma de monumentos, utiliza lápides em memória, que são colocadas na grama. Isso permite que o local se transforme em um grande jardim. Este conceito visa propiciar ao visitante uma atmosfera de paz e quietude próprias à meditação e que dignificam a memória de entes queridos.

É permitido o uso destas placas pela tradição judaica?

Sim. Existem inúmeros cemitérios parques judaicos no mundo. A própria tradição judaica desencoraja o uso de pedras muito grandes e ornamentadas porque segundo os sábios "os feitos é que são nossos grandes monumentos". As placas em memória registram apenas o nome em português e hebraico, as datas de nascimento e falecimento e demarcam se havia descendência de Kohen ou Levi.

Quem pode ser sepultado neste Cemitério?

O Cemitério Parque Israelita é, como designa a lei judaica, uma área exclusiva para membros da comunidade judaica. Como tal ele está delimitado possuindo entrada e instalações independentes do Jardim da Saudade. Ao mesmo tempo, por fazer parte de um complexo de cemitérios parque, vem atender à crescente demanda de famílias compostas por membros não judeus. Estes, mesmo não podendo ser sepultados lado a lado, poderão estar próximos no mesmo complexo ou no mesmo grande parque que se constitui o empreendimento.

O que são as áreas "dos afins?"

Áreas próximas ao Cemitério Israelita foram designadas pelo Jardim da Saudade como áreas de pessoas "afins". Pessoas aparentadas de membros da comunidade judaica poderão optar por estas áreas que estão sob a responsabilidade do Jardim da Saudade e de distintas orientações religiosas. Não há qualquer vínculo do Cemitério Israelita com estas áreas, mas elas foram destacadas para atender esta realidade, que hoje separa famílias e que no futuro poderá ser um grande promotor do abandono das práticas mortuárias judaicas.

Como são respeitadas as práticas da tradição judaica?

Cemitério Parque Israelita será mantido e operado de acordo com as leis tradicionais judaicas supervisionadas por um Chevra Kadisha da Congregação Judaica do Brasil. Serão observadas as práticas de Sh'mira ("vigília"); Tahará (lavagem e purificação); Tach'ricim (vestimenta): Kvura bi-Karka (sepultamento diretamente na terra) e todas as práticas rituais judaicas.

Este será um cemitério comunitário?

A associação com o Jardim da Saudade não descaracteriza o aspecto comunitário de nosso cemitério. O mesmo prestará serviço a todas as sinagogas que assim desejarem e a todos os membros da comunidade judaica. A Congregação Judaica do Brasil será responsável por um fundo assistencial a pessoas carentes e destinará recursos provenientes deste empreendimento para atividades e fins comunitários.

Localização:

A 20 minutos da Barra da Tijuca, o Cemitério Parque Israelita do RJ é uma área junto ao Cemitério Jardim da Saudade de Paciência, entre Guaratiba e Campo Grande. Trata-se de um belíssimo vale de extensa área verde, facilmente acessível e sem passar por áreas de urbanização desorganizada. É uma vasta área com possibilidades de expansão já sancionadas perpetuamente como um cemitério israelita.

Atendimento: 24h

Tel.: (21) 8819-1818
Congregação Judaica do Brasil:  (21) 2492-1260 / 2493-5735 - www.cjb.org.br - cjb@cjb.org.br


Nenhum comentário: