8 de dezembro de 2012

O PESADELO DA CONVERSÃO - É MAIS FÁCIL QUANDO HÁ POR TRÁS A POLÍTICA


Autor: Samuel Auerbach

Netanya - Israel
Nos países democráticos, todas as pessoas são livres para praticar sua religião, ou para mudar sua crença, se sentem o contrário. Sérios problemas surgem quando essas conversões não são fáceis, como na religião judaica ortodoxa. A Halachá (Lei judaica) afirma que um judeu é quem nasceu de mãe judia, de acordo com a lei do ventre, ou que se converte ao judaísmo. Aquele que nasceu de mãe judia é judeu, mas não professa a religião, é judeu, mesmo se você mudar para outra religião. Este será um renegado judeu, mas vai ser judeu.
Para os religiosos ortodoxos israelenses, cuja autoridade é muito respeitada pela ortodoxia judaica no mundo, todos nós judeus somos obrigados a cumprir a lei do ventre, um fato que tem causado inúmeros problemas em Israel e muito mais ainda no exterior, onde os casamentos mistos são freqüentes.
Em Israel, a ortodoxia não reconhece como válidos os ritos e as conversões realizadas sob a orientação dos rabinos do Judaismo Reformista ou Conservador, principalmente porque eles não respeitam ao pé da letra a lei do ventre. O judeu convertido, na maioria dos casos, é um judeu que não tem uma vivencia aos costumes, as tradições e a cultura judaica desde a infância. Tem pouco em comum com aqueles judeus natos e é muitas vezes rejeitado nas comunidades judaicas.
A grande influência que exercem a crença bíblica de pertencermos ao povo escolhido, isso faz subestimar o gentio, o "goy", os rabinos com a tarefa de converter tem o poder de não simpatizar com o convertido e, na maioria das vezes, o processo de conversão é difícil, pesado e, às vezes, impossível. Existem casos que mostram essas exigências dos rabinos ortodoxos, as quais exigem das pessoas a ter que passar por obstáculos inexplicáveis, para serem convertidos em Israel ou no exterior.
Depois de cinco longos e duros anos de papelada e burocracias; cansados e desiludidos muitos abandonam o seu objetivo de se tornar judeu, Se exige dinheiro para se comprar livros religiosos, dinheiro para abrir a "pasta" e se obriga a se vestir de acordo com a lei ortodoxa e se tiver filho ele terá que estudar em uma escola religiosa, exige que o marido ou a mulher deva regularmente observar as práticas religiosas, mesmo quando o interessado em conversão é apenas um dos casais.
Entretanto, não é assim quando as razões são conversões que beneficiam a política. No passado, uma delegação israelense nacionalista ortodoxa viajou ao norte do Peru e demorou apenas duas semanas para converter 90 índios. Uma razão muito importante para acelerar esse processo de conversão foi, então, sob o pretexto de falta de alimento "kosher" no local de origem dos índios peruanos e que a comunidade judaica de Lima não os aceitava pelo seu baixo status social; assim foram levados para Israel como colonos para povoar os territórios ocupados (*).
Os Índios peruanos convertidos não tinham nada a ver com o judaísmo. Os judeus “anussim” (marranos – Judeus forçados à conversão cristã na Idade Média e Renascimento) ainda não foram convidados a ser convertidos, mas os índios peruanos sim. Os rabinos ortodoxos ofereceram em troca casa e boa comida, nos territórios ocupados, neste caso não foi nem necessário pedir dinheiro para livros ou para abrir "pastas". O importante neste caso foi fortalecer as colônias nos territórios ocupados por Israel e criar uma situação para que a área jamais seja devolvida (aos árabes).

Conclusão: Embora, a lei do ventre que domina a alma dos nossos rabinos ortodoxos seja muito importante, a mudança de sua conduta, será sempre modificada quando a política possa intervir logicamente ao seu interesse, como no caso dos índios do Peru.

Fontes:

. (*) "Como 90 peruanos se tornaram judeus?", publicado no "The Guardian", 07 agosto de 2002. Neri Chronicle Livneh.

. "Territórios do Peru", publicado em "O mundo.es" 11 de agosto de 2002. Neri Chronicle Livneh

. "Índios peruanos tornaram-se novos colonos judeus ortodoxos em territórios ocupados", publicado no "on-line da América Latina", 13 abril de 2004. Isaac Bigio artigo, analista internacional da London School of Economics.

Notas: Neri Livneh escreve para o jornal Haaretz.
. Jornal "The Guardian"


Nenhum comentário: