15 de maio de 2013

EM QUE CONSISTE O CERTIFICADO KOSHER?


O Certificado kosher é um documento emitido para atestar que os produtos fabricados por uma determinada empresa obedecem as normas específicas que regem a dieta judaica ortodoxa. Ele é mundialmente reconhecido e atribuído como sinônimo de controle máximo de qualidade. 
O processo de emissão para um Certificado Kosher depende da colaboração e total transparência nas informações que serão permutadas entre ambas: a empresa que fabrica o produto e a entidade judaica que emitirá o documento.
Na primeira etapa deste procedimento, uma pesquisa minuciosa é realizada para levantamento de dados sobre os ingredientes que compõem os produtos (componentes, fluxograma e lista de fornecedores), bem como o processo de fabricação empregado (sistema de caldeiras, vapor, planta da fábrica e etc.). Esta pesquisa é realizada via fax, fone e/ou e-mail, onde todas as informações obtidas vão sendo preenchidas e documentadas, em caráter sigiloso, pelo departamento de “Cashrut” responsável pela pesquisa e, se tudo estiver de acordo, com a provável emissão do certificado.
Na segunda etapa, após ter sido constatado que o produto (ou produtos) em questão preenche as normas da dieta casher, é agendada uma visita de um rabino ortodoxo à fábrica, para que o produto possa ser aprovado. Sem a avaliação de um rabino ortodoxo, perito neste assunto, um Certificado kosher jamais poderá ser emitido.
O rabino deverá ser acompanhado na fábrica por uma pessoa que responda por todos os detalhes no processo de fabricação. Geralmente esta tarefa é realizada pelo gerente de produção ou gerente de qualidade. Inclusive deve possuir uma ampla visão do planejamento estratégico da empresa (previsão de lançamento de novos produtos e seus prazos, planejamento de testes de outros produtos em determinada linha de produção, se já houve, há ou haverá terceirização de alguns produtos dentro e/ou fora da empresa e etc.).
Os produtos continuarão sendo acompanhados periodicamente para que continuem a preencher todos os requisitos que o tornam apto para o recebimento de certificado Kosher.
O mesmo possui validade internacional de um ano, a vigorar a partir da data na qual é emitido, e poderá ser renovado ao final deste prazo, mediante nova visita do rabino à fábrica.
Um ponto fundamental que deve ser salientado é uma relação de total transparência que deve ser mantida entre a empresa fabricante e a entidade judaica que aprova o consumo de seu produto para a comunidade judaica. No caso de haver qualquer alteração dos ingredientes ou no processo de fabricação, estes deverão ser imediatamente comunicados ao departamento de cashrut responsável, sob a pena de perda de confiabilidade e anulação do certificado.



. As Leis derivam-se das seguintes regras básicas:

- Certos animais não podem ser consumidos de forma alguma e essa restrição inclui a carne, os órgãos, os ovos e o leite desses animais. Mesmo os animais permitidos só podem ser ingeridos se forem abatidos de acordo com as regras da lei judaica.

- Todo sangue deve ser drenado da carne antes de comer.

- Algumas partes de animais permitidos não podem ser ingeridas.

- Carne não pode ser ingerida junto com leite. Peixes, frutas, vegetais e grãos podem ser comidos tanto com carne quanto com leite.

- Os utensílios que estiveram em contato com carne não podem ser utilizados com leite e vice versa.

- Produtos à base de uva fabricados por um não judeu não podem ser consumidos.

- Somente os peixes que possuem escamas e nadadeiras podem ser consumidos.

- Todos os tipos de moluscos e frutos do mar são proibidos.

- Os vegetais e grãos devem ser rigorosamente supervisionados para que não haja vermes ou insetos.




GLOSSÁRIO:

- CHALAV ISROEL – é o leite ou seu derivado cuja produção esteve sob constante supervisão rabínica.

- CHAMETZ – produtos fermentados que não são permitidos em pessach, a páscoa judaica.

- FLEISHING ou BASSARI - derivado do yidish “fleish” – meat.termo usado para denominar alimentos a base de carne ou seus respectivos utensílios.

- GLATT KOSHER – carne que está de acordo com o mais alto nível de kashrut, e que não deixa dúvidas.

- HASHGACHÁ – certificação de kashrut assinada por um rabino ou uma organização de kashrut.

- MASHGUIACH - o supervisor da kashrut de um estabelecimento que produz um produto kosher. a sua presença na produção é indispensável para a certificação kosher.

- KASHERIZAR –termo usado nos procedimentos da produção de alimentos kosher.também é usado para descrever o processo de preparação de equipamentos ou utensílios utilizados anteriormente com alimentos não kosher e que poderão, a partir desse processo ser utilizados nos produtos kosher.

- KASHRUT – o termo geral usado para indicar todo aspecto de preparo de alimentos de acordo com a lei judaica e próprio para a mesa judaica.

- KOSHER FOR PASSOVER – além dos requerimentos normais de kashrut, existem regras de produção de alimentos sem levedura para serem consumidos em pessach- páscoa judaica.

- MEVUSHAL – termo usado para indicar que o vinho kosher foi pasteurizado.

- MILCHIG ou CHALAVI – termo proveniente do yidish usado para indicar alimentos e utensílios de leite.

- PAREVE – um termo que indica que o alimento não contém nem carne nem leite e pode assim ser misturado com outro ingrediente kosher.os itens pareve são basicamente as frutas, vegetais , legumes, graõs, ovos , peixes kosher etc.

- SHECHITA - é a maneira própria de abater os animais kosher para consumo.

- SHOCHET – a pessoa profissionalmente autorizada a abater a carne kosher de cordo com a tradição judaica.

- TREIF: termo em Idish que indica o alimento não kosher.

Fonte: www.certificadokosher.com.br

Nenhum comentário: