17 de dezembro de 2013

QUAIS SÃO AS DIFERENTES DENOMINAÇÕES (VERTENTES) DO JUDAÍSMO?

Atualmente, na América do Norte, os quatro principais ramos do Judaísmo são o Ortodoxo, Conservador, Reformista e Reconstructionista. No entanto, nessas denominações há um grande grau de variação na prática e observância religiosa.




. Ortodoxia é a classificação moderna para a vertente tradicional do Judaísmo que defende o estilo de vida baseado na "Halacha" (Lei Judaica) e considera a Torá  como literalmente a Palavra de Deus. A Halachá se refere ao aspecto legal do judaísmo e também é usada para indicar uma decisão definitiva em qualquer área particular da lei judaica.




. Reforma do Judaísmo (também conhecido como Judaísmo Liberal, Progressista ou Reformista) submete a lei religiosa e os costumes ao julgamento humano; na tentativa de diferenciar entre as facetas da Torá o que são mandatos divinos e aqueles que são específicos para o tempo em que foram escritos. É a maior denominação das quatro na diáspora judaica.








. Judaísmo Conservador, surgido principalmente no início do século XX, como uma reação ao liberalismo da Reforma do Judaísmo. Ele procurou conservar a tradição através da aplicação de novos métodos históricos de estudo dentro dos limites da Lei Judaica (Halachá) para o meio da sociedade americana. 




. Reconstructionismo é a denominação mais recente no Judaísmo e, rejeitando a afirmação de que a Torá foi dada a Moisés no Monte Sinai, vê o Judaísmo como um processo contínuo de evolução, incorporando as crenças e tradições judaicas herdadas com as necessidades do mundo moderno.

Outros movimentos judaicos:

Além dos quatro ramos principais, existem outros movimentos judaicos notáveis: A Renovação Judaica é um movimento transdenominational fundamentado em tradições proféticas e místicas do Judaísmo. Destina-se a restaurar a vitalidade espiritual do movimento hassídico do século 19, mas como o movimento Reconstrucionista, acredita que o Judaísmo é uma civilização religiosa em evolução. Portanto, a Renovação Judaica respeita os homens e as mulheres como totalmente iguais e acolhe os homossexuais e convertidos.
O Judaísmo Secular Humanista é um movimento iniciado na década de 1960 que engloba "a filosofia centrada no homem, que combina o pensamento racional com uma celebração da cultura e da identidade judaica". Na visão Judaica Humanista, o foco não está em um relacionamento com Deus ou ritual religioso, mas na crença de que as "raízes seculares da vida judaica são tão importantes quanto as religiosas". A ênfase é, portanto, colocada em celebrar a experiência judaica humana e a tradição judaica, cultura, ética, valores e relacionamentos.

 Será que todo judeu caberia em uma única denominação?

Absolutamente, não. De acordo com uma pesquisa recente realizada pelo JOI , 28% dos 2.6 milhões de judeus casados nos Estados Unidos são casados ​​com não-judeus. Dessas famílias, 40% não têm identidade religiosa clara e muitos consideram-se "apenas judaica", sem filiar-se à nenhuma denominação em particular.

Nenhum comentário: