29 de abril de 2018

RECEITA PARA OS FERIADOS DE SUCOT & SIMCHAT TORÁ: GELÉIA DE CIDRA - ETROG (DO HEBRAICO: אֶתְרוֹג‎)


O "etrog" (אֶתְרוֹג‎) pertence à família do limão, mas a polpa é muitíssimo mais grossa; o aroma é cítrico e fantástico

. Ingredientes: 

. 1 etrog (da família do limão/lima) grande

. 1 laranja

. 1 grapefruit (Toranja)

. 3 xícaras de açúcar



Etrog (do hebraico אֶתְרוֹג‎) refere-se à Cidra amarela ou Citrus medica, utilizada dentro do Judaísmo na festividade de Sucot como uma das quatro espécies de plantas utilizadas no ritual. As outras três espécies são lulav, hadass e aravah

Essas quatro espécies de frutas representam a plenitude da nação judaica, ou seja, todos os tipos de carácter dentro da comunidade. O Etrog tem sabor e aroma, o Luvav tem sabor mas não possui aroma, a Murta não tem sabor mas tem aroma e o salgueiro nem um e nem outro. Observando isso percebe-se que é preciso diferente tipos de pessoas para se formar uma comunidade.

. Preparo:

Lave as frutas, corte na metade e remova as sementes. Corte-as em pedaços de 3cm. Coloque numa tigela com água suficiente para cobrir. Cubra com filme plástico, e deixe de molho por uma noite.
No dia seguinte, transfira as frutas e a água para uma panela. Deixe ferver sem tampar por 30 minutos. Escorra em peneira fina, e transfira as frutas para uma xícara de medida. Você deverá obter 3 xícaras. Coloque no processador e pulse por três a quatro vezes. Transfira para a panela. Adicione uma xícara de açúcar para cada xícara da polpa. Leve ao fogo, mexendo constantemente, até dissolver o açúcar. Deixe ferver descoberto por 30 minutos, mexendo freqüentemente, até que a geléia engrosse. Despeje em vidros esterilizados, cubra e após esfriar, ponha na geladeira.

Fonte:
https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/3756380/jewish/Sucot-e-Simchat-Tor.htm

Nenhum comentário: