27 de dezembro de 2019

INTIMIDADE NO JUDAÍSMO: SEXO ANTES DO CASAMENTO PODE?! RAV SANY RESPONDE





Esta é a 5ª edição da série "Rav Sany Responde", em comemoração aos 10 mil inscritos do canal! Neste vídeo, respondo mais algumas perguntas enviadas por vocês no Instagram. Se a sua pergunta ainda não foi respondida, acompanhe os próximos vídeos da série que vem mais por aí! E se você ainda não perguntou, fique ligado no meu Instagram para mandar sua pergunta na próxima leva!


O relacionamento íntimo vai muito além da superfície

INTIMIDADE: UMA VISÃO JUDAICA

. Pergunta:

Gostaria de saber o que significa o sexo no judaísmo, se é permitido antes do casamento, se é uma obrigação manter-se virgem…

. Resposta:

Toda a energia e potencial de um judeu devem ser canalizados para ações positivas. Isto inclui todas as áreas de sua vida, inclusive seu relacionamento íntimo. Este é consagrado através do casamento judaico, onde Kedushin – santificação Divina - celebra o encontro entre duas metades da mesma alma.

Este é um momento único e especial e ao entender sua verdadeira dimensão, tanto o rapaz quanto a moça judia certamente esperarão para que sua intimidade seja compartilhada com a pessoa certa, no momento apropriado e com as bênçãos de D'us. Não é a virgindade o grande "x" da questão. Ela é apenas uma consequência comportamental, tanto entre jovens como entre todos àqueles que aplicam a Torá em suas vidas.

O relacionamento íntimo vai muito além da superfície. Há um momento apropriado no relacionamento capaz de atingir uma dimensão muito mais elevada e significativa, e isto ocorre através do casamento judaico.

Não é uma tarefa fácil, mas aproveitar a vida, para muitos jovens que têm retornado ao caminho de Torá e mitsvot, passa a ter um sentido natural e mais significativo em todas as áreas da vida. Um benefício, não um sacrifício, visando uma recompensa muito maior. A Torá coloca o homem em um patamar elevado, mas cabe somente a ele fazer suas opções: elevar-se ou cair em um abismo. Sexo pode se transformar em um ato extremamente sagrado e elevado, mas ao mesmo tempo pode se tornar o ato mais promíscuo e degradante possível. Um ser humano é capaz de sacrificar-se visando a objetivos mais elevados. Seus bons hábitos formarão seu caráter.

Para o judeu, cada mitsvá, cada princípio elevado da Torá que rege sua vida refinam seu corpo e sua alma conectando-o não apenas ao aspecto físico de sua existência neste mundo, como ao mundo infinito, sua própria essência.

As escolhas que você fizer… farão você.

. Fonte:

https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/1868140/jewish/Intimidade.htm

https://www.youtube.com/watch?v=4ZIY6UeDshI





Nenhum comentário: