11 de setembro de 2020

HERÓIS (LGBTQI+) TÊM CASAMENTO JUDAICO 1 ANO APÓS CRIVELA TENTAR RETIRAR GIBI LANÇADO NOS EUA DA BIENAL DO LIVRO NO RJ


Nas redes sociais, fãs celebraram o encerramento romântico da série dos Vingadores "Empyre Aftermath"

O casal de uma HQ da Marvel criticado pelo prefeito do Rio, Marcelo Crivella — ao tentar censurar a obra durante a Bienal do Livro em setembro de 2019 — teve o seu final feliz. Os heróis Wiccano e Hulkling, que ficaram conhecidos em todo país após serem alvo de comentários homofóbicos, mas também por terem ganhado apoio da comunidade LGBTQI+, se casaram na edição final da história, lançada nesta semana nos Estados Unidos. Uma página em especial que mostrava um beijo dos dois viralizou à época do evento literário, provocando uma distribuição de milhares de livros com temática LGBTQI+ na própria bienal, no Riocentro, numa iniciativa do influenciador digital Felipe Neto.


Em entrevista ao portal de histórias em quadrinhos "AIPT", o criador da HQ, Al Ewing, inclusive classificou o casamento como um dos seus momentos favoritos entre toda a série

Nas redes sociais, fãs celebraram o encerramento romântico da série dos Vingadores "Empyre Aftermath".

Em entrevista ao portal de histórias em quadrinhos "AIPT", o criador da HQ, Al Ewing, inclusive classificou o casamento como um dos seus momentos favoritos entre toda a série. O autor revelou que o ponto alto do trabalho foi ver a cada nova página a arte do ilustrador, Valerio Schiti, servindo-lhe como "uma pequena recompensa" por tudo que fizeram. O escritor declarou que "Empyre" já era uma série mais difícil de escrever do que a maioria, mesmo antes da pandemia, que acabou sendo classificada por ele como o acontecimento neste ano que mais dificultou o processo criativo.



Quanto a Valerio, o matrimônio dos personagens Billy e Teddy também foi seu momento favorito do enredo

"Em termos de ações na história, tenho alguns momentos favoritos — escrever o discurso do Coisa foi um destaque, assim como a luta de espadas final dos Panteras Negras. E, claro, o ponto alto máximo da história ao escrever Wiccan e Hulkling se casando, não uma, mas duas vezes", afirmou.

Quanto a Valerio, o matrimônio dos personagens Billy e Teddy também foi seu momento favorito do enredo.

"Em suma, desenhar um evento Marvel é uma verdadeira montanha-russa emocional para um artista", resumiu.


Os heróis Wiccano e Hulkling, que ficaram conhecidos em todo país após serem alvo de comentários homofóbicos

. Polêmicas: 

A maioria dos judeus israelenses é secular (não religiosos), então, o seu tratamento a comunidade LGBT varia de indivíduo para indivíduo. Quando um jovem judeu israelense conversa com sua familia sobre homossexualidade, a resposta dependerá dos valores pessoais da família, que pode variar entre aceitação plena à homofobia pura. Israel é a única democracia no Oriente Medio e, assim sendo, é o unico pais na região que possui uma convivência "pacifica" com a comunidade LGBT, que se concentra em Tel Aviv.  

. COMUNIDADE REFORMISTA:

A comunidade Reformista é uma grande defensora dos direitos humanos e das minorias. A homossexualidade é vista, em geral, com naturalidade e há tantos rabinos, quanto rabinas casados com parceiros do mesmo sexo.

. COMUNIDADE CONSERVADORA (MASORTI): 

Primeiro temos que entender como esse movimento funciona: As halachot, ou regras do que se é ou não é permitido do movimento Conservador sao discutidas e decididas pelo Committee on Jewish Law and Standards (CJLS - conselho formado por aprox. 25 membros).

Depois que a CJLS toma uma decisão, tais são passadas às sinagogas que podem ou não aceitar a validade das decisões. A aceitação das regras enviadas pela CJLS dependerá do rabino e do conselho administrativo de cada sinagoga. Assim sendo, podemos encontrar uma grande variação de comportamento em sinagogas Conservadoras. Enquanto uma pode ser mais liberal, a outra pode ser mais... conservadora (olha o trocadilho rs).

O movimento Conservador se viu questionado sobre o teor de aceitação da homossexualidade em suas sinagogas em meados de 1980. A comunidade decidiu por aceitar oficialmente que judeus homossexuais fizessem parte de seus serviços religiosos, mas não lhes concedeu o direito de obter ordenação rabínica. No entanto, em 2006, o CJLS decidiu permitir a primeira ordenação de rabinos e rabinas homossexuais (a aceitação foi parcial e alguns membros da CJLS pediram demissão quando derrotados). 

O primeiro casamento entre pessoas do mesmo gênero em uma sinagoga Conservadora aconteceu em 2012, ato que foi apoiado por algumas sinagogas e condenado por outras. Deu para perceber que algumas opiniões são bem divididas neste movimento, certo?

De uma maneira geral, o movimento Conservador aceita a participação de judeus homossexuais em seus serviços religiosos e que estas pessoas se tornem membros de suas sinagogas e a aceitação destas pessoas ocorre de uma maneira bem natural. Porém, ao mesmo tempo, algumas sinagogas discordam da ordenação de rabinos e rabinas homossexuais e algumas se recusam a realizar casamentos de pessoas do mesmo sexo.

. ORTODOXIA MODERNA:

A princípio, a Ortodoxia Moderna tinha a mesma visão da Ortodoxia convencional: rejeição pura e total de judeus homossexuais. O tema jamais deveria ser discutido em público ou à luz do dia. No entanto... há aproximadamente 20 anos a realidade bateu à porta da Ortodoxia Moderna dizendo que fingir que judeus homossexuais não existem era um erro e, então, o tema comecou a ser discutido, ainda que timidamente. Tal decisão se deu ao fato de um de seus rabinos, Steven Greenberg, ter revelado sua homossexualidade publicamente participando de um documentario sobre judeus gays e lesbicas que foram criados em lares ortodoxos.
A homossexualidade não é aceita abertamente na Ortodoxia Moderna, mas judeus homossexuais podem entrar ou se tornar membros destas sinagogas. Ninguém vai lhes incomodar, contanto que sigam as regras de decoro exigidas durante os servicos religiosos.

A Ortodoxia Moderna é contra a ordenação de rabinos homossexuais, o que levou a demissão de alguns rabinos que "sairam do armário". Tais rabinos encontraram emprego em sinagogas Conservadoras e Reformistas, universidades, escolas etc. mas pessoalmente, ainda se denominam ortodoxos, mesmo que a lideranca ortodoxa moderna lhes diga que eles não podem mais usar a denominação 'ortodoxa' quando descrevem suas capacidades e formação profissional/religiosa. É uma longa discussao...

"Boa noite, eu sou um rabino ortodoxo homossexual Stev..."
"Não, você não é rabino ortodoxo!"
"Como não? Eu recebi a minha semicha (ordenação) de uma yeshiva ortodoxa, eu estudei exatamente o que todos os outros rabinos estudaram, eu tirei as melhores notas na classe, eu afirmo que sou um rabino ort..."
"Voce é gay, não há rabinos ortodoxos gays"
"Então, eu sou o primeiro!"
"Se é gay, não é rabino ortodoxo!"
"Mas eu sou"
"Não, você não é"
etc, etc, etc...

De qualquer maneira, um rabino que tenha recebido semicha ortodoxa ou ortodoxa moderna e depois tenha decidido revelar sua homossexualidade não pode mais se identificar como representante da ortodoxia. Mesmo que ele continue se identificando como 'rabino ortodoxo', o título é questionável, já que ele não mais representa a visão oficial da ortodoxia.

. ORTODOXIA CONVENCIONAL:

(Yeshivish, movimentos chassidicos, haredim, sefaraditas religiosos, comunidades não hassidicas). A regra oficial é: homossexualidade não é bem vinda, não é aceita e não é discutida. Ponto final. Se um judeu se considera homossexual, deve deixar sua familia e se afastar de forma que jamais seja encontrado. Literalmente. Será para sempre "persona non grata" na comunidade. 


. Fonte:

https://extra.globo.com/noticias/rio/herois-se-casam-um-ano-apos-crivella-tentar-retirar-da-bienal-do-livro-hq-com-beijo-24633219.html

https://www.vidapraticajudaica.com/single-post/2015/06/16/Homossexualidade-e-Judaismo-no-Seculo-21


Nenhum comentário: