15 de dezembro de 2020

COMUNIDADE JUDAICA NA CHINA CELEBRA HANUKKAH EM MEIO À REPRESSÃO COMUNISTA


Membros do Instituto Sino-Judaico participam de uma sessão de oração matinal na antiga capital da China, Kaifeng, na província de Henan, leste do país

Neste Hanukkah, a minúscula população judaica da China, está celebrando em segredo por medo de uma nova repressão do governo comunista contra religiões não aprovadas.

“Cada vez que comemoramos, ficamos com medo”, disse um homem, falando sob o nome falso de Amir, ao Telegraph. “O que quer que façamos, sempre tomamos muito cuidado para garantir que as autoridades não descubram.”

Amir é uma das cerca de 1 mil pessoas em Kaifeng, China, que podem reivindicar herança judaica - e uma das apenas cerca de 100 que praticam ativamente a religião, disse o relatório.

Mas, apesar do tamanho minúsculo da comunidade, ela está enfrentando pressão renovada do Partido Comunista Chinês, que reconhece apenas 5 religiões: budismo, catolicismo, taoísmo, islamismo e protestantismo.

Mas mesmo essas religiões são rigidamente regulamentadas e têm visto uma hostilidade crescente do governo, como a internação de mais de um milhão de muçulmanos uigur.

No mês passado, a China foi um dos vários países a questionar os EUA durante um painel das Nações Unidas (ONU) sobre direitos humanos, ironicamente alegando um clima de “intolerância religiosa cada vez mais severa” na América.

Enquanto isso, em Kaifeng, os restos de uma sinagoga do século 12 foram pavimentados e os poucos sinais em hebraico restantes foram derrubados e substituídos por propaganda chinesa, disse o relatório.

Fotos do presidente chinês Xi Jinping substituíram as exposições sobre a herança judaica de Kaifeng em um museu local.

“É uma política governamental. A China não quer nos reconhecer como judeus ”, disse um homem ao Telegraph. “O objetivo deles é garantir que a próxima geração não tenha nenhuma identidade judaica.”

A repressão é tão intensa que alguns membros da comunidade se recusam a ser vistos partindo o pão juntos em público.

“É um lugar pequeno”, disse um homem ao Telegraph. “Os gerentes dos restaurantes sabem que somos judeus e vão nos denunciar às autoridades”.

Mas, a portas fechadas, os membros da comunidade resiliente ainda celebram o Shabat, tentam manter o estilo kosher e decorar suas casas com imagens judaicas e fotos de Israel, disse o relatório.

Eles leem Bíblias - aderindo ao Antigo Testamento - e panfletos fotocopiados de décadas de ensinamentos judaicos, datando de uma época em que a China era mais aberta a idéias externas.

Em uma resposta por escrito ao Telegraph, o Ministério das Relações Exteriores da China negou qualquer "supressão".

Mas Amir disse ao canal que a prova está na vida cotidiana da comunidade judaica de Kaifeng.

“Amamos o nosso país. Não somos criminosos, apenas não comemos carne de porco ”, disse ele. “Por que temos que praticar nossa fé em segredo e viver flutuando à margem da sociedade? É realmente difícil de suportar.”

. Fonte:

https://nypost.com/2020/12/15/chinas-jewish-community-celebrates-hanukkah-amid-crackdown/

Nenhum comentário: