15 de fevereiro de 2021

JUDAÍSMO: CURIOSIDADES


. A praga da escuridão no Egito ocorreu no primeiro dia do mês hebraico de Adar, no ano de 1313 AEC. Os egípcios foram punidos por não seguirem a ordem de D'us que os ordenou permitir que os judeus saíssem do país. A escuridão era tamanha que os egípcios nem conseguiam se mover; mas nos lares judaicos no Egito havia bastante luz.

. O nome do filho de Avraham e Sarah, Isaac, deriva da palavra hebraica "yitzhak"’, que significa "ele rirá". Isaac recebeu esse nome porque sua mãe, Sarah, riu quando D’us prometeu que ela teria um filho, apesar de sua idade avançada. O nome Isaac também refletiu a alegria de Abraão por ter um filho com sua esposa Sarah que, até então, não conseguira engravidar.

. Quem escreveu o Código de Lei Judaica, o Shulchan Aruch, que estabelece e explica a Halachá – as leis da Torá? O Rabi Moshe ben Maimon – o Rambam? Ou Rashi? Não – foi Rabi Josef ben Efraim Karo, um grande rabino sefaradita.

. O patriarca Avraham faleceu aos 175 anos de idade; ele foi enterrado ao lado de sua esposa Sarah na cidade sagrada de Hevron. Seu filho Isaac, o segundo patriarca do povo judeu, também foi enterrado nesta cidade, ao lado de sua esposa Rebeca.

. Dia 25 do mês hebraico de Shevat, é o aniversário de falecimento de Rabi Israel Lipkin (1810-1883), conhecido como “Rabi Israel Salanter”. Este grande Sábio foi o fundador do movimento Mussar, que enfatiza a ética. O Rabi de Salanter ensinava que uma pessoa religiosa precisava, acima de tudo, se comportar de maneira exemplar, temer a D’us, e respeitar todas as outras pessoas.

. 24 de Shevat, no ano de 3410 (351 ACE), o profeta Zacarias profetizou a reconstrução da Moradia de D’us na Terra: o Templo Sagrado de Jerusalém. De fato, dois anos mais tarde, no dia 3 de Adar do ano de 3412 (349 ACE), foi erguido o Segundo Templo Sagrado de Jerusalém.

. Dia 22 de Shevat, é a data de falecimento da Rebetsin Chaya Mushka Schneerson, esposa do Lubavitcher Rebe. A Rebetsin faleceu no ano 5748 (1988).

. Ao final da década de 1960, havia 29 sinagogas na Índia, a maioria delas em Bombaim. Hoje o número de sinagogas no país caiu para 18. A sinagoga Paradesi (estrangeiros), localizada na cidade de Cochin, é uma importante atração turística da Índia.

. El Al é o nome da companhia de aviação israelense. O nome El Al literalmente significa “para cima”, mas é freqüentemente traduzido como “em direção aos Céus”. A El Al foi fundada no ano de 1948 para transportar para Israel imigrantes judeus do Iraque e do Iêmen. Pouco tempo depois, a companhia já voava para Paris e Roma e, posteriormente, para Nova York.

. O primeiro Rabino-Chefe de Israel, que assumiu a liderança em 1921, foi o Rabi Avraham Isaac Kook. Na época, ele era criticado por judeus anti-sionistas, mas é hoje lembrado com muito carinho e respeito por praticamente todas as comunidades judaicas.

. O Talmud ensina que há quatro inícios de ano no calendário judaico: Rosh Hashaná (dia primeiro de Tishrei), dia primeiro de Nissan, dia primeiro de Elul e dia 15 de Shevat, Tu b’Shevat.

. O Rabi Eliyahu de Vilna, conhecido como o Gaon (Gênio) de Vilna, evitava dormir, pois quanto mais tempo dormisse, menos tempo teria para estudar a Torá. Quantas horas de sono ele se permitia por noite? Apenas duas!

. Dia 10 do mês hebraico de Shevat, é a data de falecimento de Rabi Yosef Yitzhak Schneerson, o sexto Lubavitcher Rebbe. Um ano após o seu falecimento, também no dia 10 de Shevat, seu genero, Rabi Menachem Mendel Schneerson, o Rebe de nossa geração, assumiu a liderança do movimento chassídico Chabad-Lubavitch.

. Em 1645, Portugal entrou em guerra contra a Holanda numa disputa pelas terras do Brasil. Após nove anos de conflito, os portugueses prevaleceram. Qual foi a conseqüência disto para os judeus? Em 1654, todos os judeus foram expulsos do Brasil. Cristãos-Novos foram deportados para Lisboa, julgados e executados. 600 judeus voltaram para a Holanda e 23 foram para Nova Amsterdã (Nova Iorque).

. O termo "Cabalá" é uma palavra hebraica derivada do verbo "lekabel", que significa receber ou aceitar. O conhecimento da Cabalá foi adquirido primeiramente pelo patriarca Avraham e transmitido, de geração em geração, para os líderes espirituais do povo judeu.

. Dia 5 de Shevat, é o aniversário de falecimento de Rabi Yehudá Leib Alter (1847-1905), o segundo Rebe da dinastia chassídica de Ger. Este Sábio tornou-se bastante conhecido por seus famosos escritos chassídicos, chamados de “Sefat Emet”. Ele foi sucedido por seu filho, Rabi Avraham Mordechai.

. Fonte: 

http://www.morasha.com.br/2/curiosidades.html


Nenhum comentário: