10 de março de 2021

COMENTÁRIO: POR QUE OS EGÍPCIOS "MERECERAM" AS 10 PRAGAS?!


Os egípcios ordenavam aos judeus: "Tragam-nos rãs, caracóis e insetos. Queremos divertir-nos com estes animais". Ao obrigar os judeus a trazerem rãs, D’us castigou os egípcios com estes animais

Todos os castigos de D’us são justos. Ele castigou o povo egípcio com as 10 pragas por terem sido extremamente cruéis. Cada uma das pragas tinha um motivo que correspondia a cada um dos tratamentos que os egípcios deram ao Povo de Israel.

. Sangue:

Os egípcios obrigavam os judeus a trazer-lhes água do rio; assim, D’us transformou a água em sangue. Outra razão pela qual D’us fez que o primeiro castigo fosse relacionado ao rio Nilo foi porque os egípcios pensavam que o Nilo era um "deus". Ao converter a água em sangue, D’us mostrou-lhes que Ele tinha poder sobre o rio.

. Rãs:

Os egípcios ordenavam aos judeus: "Tragam-nos rãs, caracóis e insetos. Queremos divertir-nos com estes animais." Ao obrigar os judeus a trazerem rãs, D’us castigou os egípcios com estes animais.

. Piolhos:

Os egípcios costumavam ordenar aos judeus: "Varram os pisos de nossas casas e ruas, e arem os nossos campos". D’us transformou todo o pó do Egito em piolhos, para que os judeus não tivessem mais que varrer!

. Animais selvagens:

Os egípcios também diziam aos judeus: "Precisamos de leões, tigres e ursos para nossos zoológicos e circos. Capturem estes animais para nós!" Era apenas uma desculpa cruel para enviar os judeus ao deserto e aos bosques, mantendo-os afastados de suas famílias e correndo alto risco de vida. D’us castigou os egípcios por este ato, fazendo que desabasse sobre eles animais selvagens.

. Peste:

Os egípcios também obrigaram os judeus a serem pastores do gado para enviá-los a campos distantes e mantê-los afastados das famílias. Como castigo, D’us matou os animais dos egípcios com uma peste.

. Sarna:

Outra cruel idéia dos egípcios era dar ordens confusas aos judeus nas casas de banhos: "Aqueça-me a água! Traga-me água fria!" De modo que D’us afligiu os egípcios com bolhas de sarna que doíam tanto que já não podiam tomar banhos, quentes ou frios! Outra razão pela qual os egípcios foram castigados com horríveis bolhas foi porque consideravam os judeus uma classe social inferior. Um egípcio nunca comia junto a um judeu. Assim, D’us castigou os egípcios com bolhas dolorosas com aspecto tão desagradável que ninguém queria aproximar-se deles.

. Granizo:

Outro ato de maldade dos egípcios consistia em ordenar aos judeus: "Planta-me um jardim! Planta-me algumas árvores!" D’us destruiu, pois, os jardins e bosques dos egípcios com granizo.

. Gafanhotos:

Os egípcios também ordenavam aos judeus: "Colham grãos para nós, favas e plantas", por isso estes foram comidos pelos gafanhotos.

. Trevas:

Os egípcios também ordenavam aos judeus levar velas e tochas por eles, nas ruas escuras. Também encerravam os judeus em cárceres escuros. Por este motivo D’us também causou a escuridão. Além disto entre os judeus havia reshaim (malvados), que não mereciam ser libertados do Egito. Esses judeus perversos morreram durante a praga das trevas, de maneiras que os egípcios não pudessem vê-los e exclamar com alegria: "Vejam, os judeus também estão sendo castigados, como nós!"

. Morte do primogênito:

D’us castigou os egípcios matando os filhos primogênitos, pois o Faraó havia dado a ordem: "Matem a todos os primogênitos varões judeus!" Os egípcios também eram cruéis com o povo judeu que era chamado de "primogênito de D’us". Por isso, D’us matou seus filhos mais velhos.

. Fonte:

https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/901541/jewish/Por-que-os-Egpcios-Mereceram-as-Pragas.htm#utm_medium=email&utm_source=1616_revista_pt&utm_campaign=pt&utm_content=content

Nenhum comentário: