15 de agosto de 2021

7 MANEIRAS DE "SE PARECER" COMO UM JUDEU: POR ROSALLY SALTSMAN


O povo judeu não poderia ter sobrevivido a milênios de perseguição e dispersão sem (o que os coachings chamariam hoje) de uma mentalidade positiva

Todos nós já ouvimos a expressão: "Engraçado, você não parecer judeu" ou "Eu sabia que você era judeu; é só de olhar para você". Os judeus parecem ter um radar interno para se identificarem. Não é apenas uma aparência semita ou o Je ne sais quoi do judaísmo. É, na verdade, a neshamá - a “alma” judaica irradiando para fora que reconhecemos um no outro. Mas se você não está na mentalidade transcendental de uma alma judia chamando outra, a seguir estão sete maneiras de realmente se identificar, parecer um judeu'.

1. Cuide daquilo que você come (Literalmente):

Se você olhar uma pessoa checando uma embalagem de alimento, virando-a para todos os lados, para cima e para baixo, o que ela está fazendo é procurando um selo, um símbolo casher que indica que esse aliemnto é permito ao consumo. Para os judeus que observam a cashrut, a dieta judaica, não são apenas os ingredientes que são importantes. O símbolo casher atesta como aquele alimento foi preparado e supervisionado, atendendo aos rígidos padrões dietéticos do judaísmo; “você é o que você come”. Os judeus podem ser observados muitas vezes olhando fixamente para um determinado alimento que irão comer por que estão tentando descobrir que bênção fazer sobre ele.

2. Vista a peça:

Os judeus sempre tiveram um modo de vestir que os identificam como judeus. Qualquer que seja a moda (ou falta dela), sempre foram identificados com vestimentas modestas (uma kipá para os homens e cobertura de cabelo para as mulheres casadas), refletindo dignidade e humildade. Os judeus têm seu próprio senso de moda. Somos considerados príncipes e princesas do Rei do Universo e nossas vestes devem refletir nossa linhagem real. Roupas rasgadas, (como em calcas jeans) transpariencias e decotes, fendas não fazem parte do vestuário do judeu praticante. Às vezes, vestir-se com modestia, conforme a Torea, nos leva a outras mitsvot como comer casher. Muitos anos atrás, eu estava em um jogo de beisebol em Los Angeles onde o Brooklyn Dodgers estava jogando contra o L.A. Angels. Visto que muitos judeus religiosos estavam assistindo ao jogo, havia uma barraca de cachorro-quente casher. Uma mulher que me identificou como judia pelo modo de estar vestida, perguntou-me se eu sabia onde ficava. Eu nunca tinha ouvido falar que tinha uma banca casher no meio do estádio! Fiquei emocionada ao fazer esta descoberta.

3. Ajude o seu próximo:

Quer seja doar para instituições de caridade, realizar um leilão silencioso ou se voluntariar para uma organização, os judeus são conhecidos por sua generosidade em doar dinheiro, tempo e espírito. Embora, é claro, outras pessoas são também gentis e fazem caridade, a Torá nos ordena sobre atos de bondade, compaixão, caridade e sensibilidade. Ajudar os oprimidos é a marca registrada do povo judeu e a base da Torá: “Ame seu próximo como a ti mesmo”. Ajude uma senhora idosa a atravessar a rua, deposite algumas moedas em uma caixa de tsedaca, doe sangue, visite uma pessoa doente, etc.

4. Mantenha seu corpo limpo:

Embora a criatividade seja um atributo Divino que devemos imitar, nossos corpos não devem ser usados como telas. As tatuagens são proibidas pela Torá. (Mesmo piercings extensos, embora não sejam proibidos, não combinam com a aparência judaica.) Nossos corpos, que são o invólucro de nossas almas, não devem ser mutilados ou usados como uma vernissage.

5. Leia:

O povo judeu é chamado de “O Povo do Livro”. Claro, o livro em questão é a Torá, também conhecida como Bíblia, ou os cinco livros de Moshê. Mas existe uma infinidade de literatura da Torá emanando da sabedoria da Torá, fornecendo orientação, inspiração e ensinamentos relevantes para todas as áreas da vida. Os judeus recorrem a essa sabedoria para encontrar soluções para os muitos desafios da vida contemporânea. Portanto, aprender e se aprofundar em estudos judaicos é uma indicação clara de que você é judeu.

6. Sorria:

O povo judeu não poderia ter sobrevivido a milênios de perseguição e dispersão sem (o que os coachings chamariam hoje) de uma mentalidade positiva. O Judaísmo nos ensina a buscar o bem em todas as situações, aceitar nossas circunstâncias e ser gratos e ter esperança. Portanto, se você é judeu, tente sorrir, rir e agir com bom humor em suas interações com a humanidade, sejam eles judeus ou não.

7. Mova seus lábios:

Os judeus parecem estar em constante comunhão com D'us, testemunhada por sua aparente conversa constante com eles mesmos, que é, de fato, a prece. Quer estejam recitando Tehilim (Salmos), fazendo uma bênção em sua barra de chocolate, pedindo boa saúde ou bom tempo, ou tendo uma conversa sincera com seu Criador, um judeu é frequentemente encontrado com seus lábios movendo-se em súplica silenciosa. (Dica à parte: não se ofenda se um judeu religioso não responder sua pergunta imediatamente. Ele ou ela pode estar terminando sua conversa com o Todo-Poderoso!)

. Fonte:

Rosally Saltsman é uma escritora freelancer de Montreal, Canadá, e atualmente mora em Israel.

https://www.beitchabad.org.br/library/article_cdo/aid/5056829/jewish/Sete-Maneiras-de-se-Parecer-como-um-Judeu.htm

Nenhum comentário: