12 de maio de 2022

JUDAÍSMO: CURIOSIDADES



Em 1645, Portugal entrou em guerra contra a Holanda numa disputa pelas terras do Brasil. Após nove anos de conflito, os portugueses prevaleceram. Qual foi a conseqüência disto para os judeus? Em 1654, todos os judeus foram expulsos do Brasil. Cristãos-Novos foram deportados para Lisboa, julgados e executados. 600 judeus voltaram para a Holanda e 23 foram para Nova Amsterdã (Nova Iorque).

Dia 10 de Iyar, é a data de falecimento de um dos nossos grandes Sábios – Rabi Isaac Alfasi. Conhecido pelo acrônimo “Rif”, o Rabi Alfasi foi um dos primeiros legisladores e comentaristas do Talmud. No ano de 1088, o Rif foi forçado a fugir de Fez, no Marrocos, e imigrou para a Espanha, onde se tornou rabino em Alusina (Lucena).

Os doze filhos do patriarca Jacob foram os pais das 12 tribos de Israel. É interessante que o horóscopo e a astrologia são baseadas nos atributos e qualidades de cada um desses doze filhos. Jacob teve filhos com suas quatro esposas: Leah, Rachel, Bilah e Zilpah. Os filhos de Leah foram Reuven, Shimon, Levi, Yehudah, Issachar e Zebulun; os filhos de Rachel foram Yosef e Biniamin; os filhos de Bilah foram Dan e Naftali; e os filhos de Zilpah foram Gad e Asher.

Golda Meir foi a primeira e única mulher a ocupar o maior cargo político do Estado de Israel. Antes de se eleger primeira-ministra, ela foi a embaixadora na União Soviética, ministra do Trabalho e ministra das Relações Exteriores do Estado Judeu.

Os Manuscritos do Mar Morto são, em sua maioria, escritos em hebraico, mas alguns foram escritos em aramaico. Aramaico era a língua comum dos judeus na Terra de Israel durante o início do primeiro século da Era Comum. A descoberta dos Manuscritos contribuiu para um maior conhecimento de ambas as línguas.

Yom Haatzmaut é o Dia de Independência do Estado de Israel. No dia 5 de Iyar, Israel comemora 74 anos desde sua fundação.

Yom HaZikaron é o Dia da Recordação. Neste dia, Israel recorda e honra a memória dos soldados israelenses que, desde a fundação do Estado, sacrificaram suas vidas para defendê-lo.

Quando o ditador Fidel Castro subiu ao poder em Cuba, em 1959, 94% dos 15,000 judeus cubanos emigraram do país. Eles foram para vários países: Israel, Estados Unidos, Venezuela e Panamá. A comunidade judaica de Cuba – perseguida pelo regime de Fidel e proibida de praticar o judaísmo – foi constituída pelos poucos judeus que permaneceram no país.

. Fonte:

Revista Morashá

http://www.morasha.com.br/1/curiosidades.html

Um comentário:

Antonio disse...

Como sempre, interessante artigo histórico.

Sou Antonio Viana, desde Barcelona, Espanha.

Estou cadastrado para receber os artigos postados no seu blog, porém há meses não os recebo.

Por favor, lhes solicito retomar os envios de seus artigos para meu e-mail:

granviana@gmail.com

Obrigado