13 de junho de 2022

JUDAÍSMO: CURIOSIDADES



Na língua hebraica, "Shalom" (שָׁלוֹם) pode significar "Olá", "Até logo" e "Paz". A raiz dessa palavra hebraica significa estar completo, íntegro e contente. Ensinam os nossos Sábios que quando uma pessoa é íntegra e equilibrada, física e espiritualmente, ela alcança paz em sua vida.

O judaísmo revela que a Presença de D’us se revelava no Templo Sagrado de Jerusalém. Mesmo após a destruição do Segundo Templo, a plataforma onde se erguia o Templo continua sendo sagrada, pois o espírito de D’us nunca partiu de lá.

Moisés foi o maior profeta de todos os tempos. Sua grandeza é reconhecida não apenas pelo judaísmo, mas por outras religiões também. Seus irmãos Aaron e Miriam são figuras bíblicas bastante conhecidas. Mas como se chamavam os pais deles? Amram, o pai, e Yocheved, a mãe.

No primeiro dia de Shavuot ouve-se, em todas as sinagogas, a leitura dos Dez Mandamentos. É da maior importância que os pais participem junto com seus filhos.

No dia 3 de Sivan, inicia-se os dias de preparação para a festa de Shavuot. Neste dia, D’us ordenou a Moisés para “cercar a montanha e santificá-la” em preparação para o recebimento da Torá, que ocorreu em 6 de Sivan.

É costume ingerir laticínios na manhã da festa de Shavuot, após as orações matinais.

Yom Yerushalaim: o Dia de Jerusalém. Esta data festiva é o aniversário da reunificação de Jerusalém, a Cidade Sagrada, a capital eterna do povo judeu. No ano de 1967, Israel derrotou os exércitos árabes na Guerra dos Seis Dias e reunificou Jerusalém, que havia sido dividida e parcialmente ocupada pela Jordânia desde a Guerra de Independência israelense.

Quem escreveu o Código de Lei Judaica, o Shulchan Aruch, que estabelece e explica a Halachá – as leis da Torá? O Rabi Moshe ben Maimon – o Rambam? Ou Rashi? Não – foi Rabi Josef ben Efraim Karo, um grande rabino sefaradita.

Dia 26 de Iyar, é o aniversário de falecimento de um de nossos maiores Sábios – o cabalista Rabi Moshe Chaim Luzzato, conhecido como Ramchal. Rabi Luzzato foi o autor de vários clássicos judaicos, inclusive Derech Hashem (O Caminho de D’us) e Mesilat Yesharim (O Caminho dos Justos). O Ramchal nasceu na Itália, mas emigrou para Israel, onde veio a falecer em 5506 (1746), aos 39 anos de idade. Há a tradição que ele foi enterrado em Tiberíades, perto do túmulo de Rabi Akiva.

No judaísmo, é proibido comer carne e leite juntos. Mas o leite de uma mãe que amamenta seu bebê é parve – não é considerado nem leite, nem carne. Uma explicação para isso é que o leite materno é considerado sagrado pelo judaísmo e não pode ser comparado com o leite de um animal.

Rabi Akiva, o maior sábio do Talmud, só começou a estudar a Torá aos 40 anos de idade. Ele cresceu como um pastor ignorante e analfabeto. Rabi Akiva começou a estudar Torá para poder se casar com Raquel, filha de Kalba Savua. Posteriormente, Rabi Akiva se tornou o maior rabino da história judaica.

Haifa é o maior porto do Estado de Israel, mas Jaffa é o mais velho, tendo servido como porto há mais de 4 mil anos.

Dia 18 de Iyar é Lag B’Omer – uma das datas mais festivas no calendário judaico. Nas semanas entre Pessach e Shavuot, 24.000 alunos de Rabi Akiva faleceram. A peste que matou os alunos de Rabi Akiva cessou no dia 18 de Iyar – o 33o dia da Contagem do Omer – Lag B’Omer.

Dia 15 de Iyar, é a data na qual começou a cair o maná – a comida dos Céus – que serviu de alimento para o povo judeu durante os 40 anos que viveram no deserto do Sinai. O maná começou a cair exatamente um mês após o Êxodo do Egito, no ano de 2448 (1313 AEC).

Dia 14 do mês hebraico de Iyar é Pessach Sheni – o Segundo Pessach. Nesta data, há o costume de se comer Matsá. (A proibição de se comer chamêts durante os oito dias de Pessach não se aplica ao dia de Pessach Sheni).

Em 1645, Portugal entrou em guerra contra a Holanda numa disputa pelas terras do Brasil. Após nove anos de conflito, os portugueses prevaleceram. Qual foi a conseqüência disto para os judeus? Em 1654, todos os judeus foram expulsos do Brasil. Cristãos-Novos foram deportados para Lisboa, julgados e executados. 600 judeus voltaram para a Holanda e 23 foram para Nova Amsterdã (Nova Iorque).

. Fonte:

http://www.morasha.com.br/2/curiosidades.html

Nenhum comentário: