28 de fevereiro de 2009

BIOGRAFIA: BERTA LORAN



A judia Berta Loran (Varsóvia, Polônia, 23 de março de 1926, Polônia) é uma comediante e atriz brasileira. Em 1939, Berta Loran mudou com a família para o Brasil dias antes da invasão alemã. Estreou no cinema em 1955, no período das chanchadas brasileiras, pelas mãos do mestre Watson Macedo em Sinfonia Carioca. Nos dois filmes seguintes, Papai Fanfarrão e Garotas e Samba, é dirigida pelo outro grande diretor de chanchadas, Carlos Manga.

Na década de 60, fez o programa Oh, que delícia de show, onde apresentou-se, em um show memorável, com Cy Manifold num dueto de sapateado.

Berta Loran faz carreira na televisão em programas humorísticos como Balança Mas Não Cai, Planeta dos Homens , Escolinha do Professor Raimundo e Zorra Total.

Em 1984 surpreendeu público e crítica com sua performance de atriz em Amor Com Amor se Paga, de Ivani Ribeiro, na Rede Globo, em que faz dobradinha histórica com Ary Fontoura.

A atriz marca presença no cinema brasileiro nas décadas de 50, 60 e 70, atuando em filmes, além dos citados, de Eurípedes Ramos, Fauzi Mansur e Roberto Pires.

Acaba de estrear no elenco do filme Polaróides Urbanas, de Miguel Falabella.
2008 - Pela primeira vez trabalha junto com Bemvindo Sequeira, na comédia "Pais Criados , Trabalhos Dobrados". Teatro Vanucci, Rio. Autoria de Moacyr Veiga que também compõe o elenco.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia:

Legal o blog!
O encontrei pela atriz mostrada acima_a diva BERTA LORAN.
Atuou em grandes papéis/produções mesmo...
Recordo muito dela em AMOR COM AMOR SE PAGA_embora minha favorita seja como a lusa MANOELA D´ALEM MAR...Muito boa!
Também sou do RJ, embora viva no sul há tempos: mencionas um templo denominado BETH-EL...Seria o mesmo de COPACABANA? Recordo que quando ia a tal bairro e passava pela baita BARATA RIBEIRO_via tal templo. E perto deste havia um bar/botekin chamado CAROLINO (não dá para esquecer!)...
Não sei se passa aí no RJ um FESTIVAL DE DANÇA chamado KADIMA (comum aki em POA), bem interessante: fui uma vez há muito tempo_pois uma amiga da minha irmã dançava/tinha a ver com este.
Recentemente, estive num site que aborda ISRAEL: muito bacana. Se não me engano, parecia que OFERECIA COISAS PARA VENDER! Uma pessoa da minha familia esteve em JERUSALEM (mais precisamente em TEL AVIV) e conta que foi lindo lá, pena não ter tirado fotografias... Pelo menos trouxe CARTÕES POSTAIS.
E em relação ao ícone EVA TODOR: assisti à uma peça dela em 93 e tive a honra de falar com ela pessoalmente! Se todos os artistas fossem como ela...
Seris isso.

Tchau,
Rodrigo

http://roodrigo-arte.blogspot.com/