5 de dezembro de 2009

CHANUKAH: FESTA DAS LUZES

Fonte: Aish Brasil

O que é Chanukah?


Os judeus guardam o feriado por oito dias em honra a vitória histórica dos Macabeus e ao milagre do óleo.




A palavra hebraica Chanuká quer dizer "dedicação." No segundo século antes de Cristo, o regime sírio-greco de Antiocus procurava afastar os judeus do Judaísmo com a esperanças de assimilá-los ao helenismo, a cultura Grega. Antiocus proibiu aspectos da observância judaica, incluindo o estudo da Torá, o que enfraquecia a fundação da vida e prática judaica. Durante este período, muitos dos judeus começaram a se assimilar à cultura grega, passando a possuir nomes gregos e se casando com não-judeus.

Em resposta, um grupo de colonos judeus levou para as colinas de Judéia uma revolta contra esta ameaça para a vida judaica. Liderados por Matitiahu, e mais tarde por seu filho "Judá, o Macabeu", este pequeno grupo de piedosos judeus comandaram uma guerra contra o exército sírio.

Antiocus enviou milhares de tropas bem armadas para esmagar a rebelião, mas os Macabeus venceram e tiraram os estrangeiros de sua terra.

Os lutadores judeus entraram em Jerusalém em dezembro, 164 A.C. O Templo Sagrado estava destruído, sujo e profanado por soldados estrangeiros. Eles limparam o Templo e reinauguraram-lo no 25° dia do mês judaico de Kislev. Quando chegou o tempo de iluminar novamente a Menorá, eles procuraram no Templo inteiro, mas só encontraram um jarro pequeno de óleo com a autentificação do Sumo-Sacerdote.





Milagrosamente, o pequeno jarro de óleo queimou por oito dias, até que um novo suplemento de óleo pôde ser trazido.

Daí em diante, os judeus guardam o feriado por oito dias em honra à histórica vitória e ao milagre do óleo.

Hoje em dia, a observância de Chanuká é caracterizada pela iluminação de uma menorá especial de Chanuká, com oito ramificações (mais uma vela ajudante), e se adiciona uma nova vela toda noite. Outros costumes incluem girar o dreidel (um pião com letras hebraicas nos lados), comer "comidas oleosas como latkes de batata (panquecas) e sufganiot (sonhos) (geléia donuts), e dar moedas de Chanuká (Chanuká gelt ) para as crianças.

2 comentários:

Diogo ! disse...

É lindo de se ver a decoração e em alguns lugares do Rio e de São Paulo é comum nessa época do ano alguns (antenados)comerciantes dizerem aos clientes " Feliz Natal " e/ou " Feliz Hanucá "



PS: Soube há anos que na Baixada Fluminense ( Nilópolis ? Belford Roxo ? ) tinha algumas familias tentando manter as raizes hebraicas por tombar casas antigas de sua familia bem como móveis tipicos. Sabe de algo Leo ?

Marcelle Mendonça disse...

Sou membro de uma igreja evangélica e celebramos o hanukkah com danças judaicas e comidas típicas.É maravilhoso,eu e meu esposo confeccionamos uma menorá(chamuka)de 9 pontas de cano e pintamos de dourada ,ficou linda e repetimos essa festividade 1 vez ao ano,nós não comemoramos o natal e fazemos questão de ensinar isso a nossos filhos.No meu coração eu celebro o hanukkah por vários motivos,comemoro a vitória dos judeus e todas as vitória e livramento que o Senhor tem nos dado,comemora a re consagração do templo e nos re-consagramos tamém,antes nos arrependemos e principalmente pelo milagre da multiplicação do azeite.Comemorarei pela primeira vez na minha casa também e meus amigos mais próxmos virão comemmorar conosco.