29 de dezembro de 2009

O QUE É TZITZIT?




Tzitzit (no hebraico ציצת ou ציצית) é o nome dado à franjas do talit, que servem como meio de lembrança dos mandamentos de Deus.

. Origem:

O mandamento de “tzitzit” encontra-se em duas passagens da Torá:
"Que façam para eles “tzitzit” (franjas) sobre as bordas das suas vestes, pelas suas gerações e porão sobre os “tzitzit” da borda um cordão azul celeste. E será para vós por “tzitzit” e vereis e lembrareis todos os mandamentos de Deus e os cumprireis e não errareis indo atrás do vosso coração e atrás dos vossos olhos, atrás dos quais vós andais errando; para que vos lembreis e cumprais todos os Meus mandamentos e sejais santos para com vosso Deus." (Números 15:38-41)
"Franjas farás para ti e as porás nos quatro cantos de tua vestimenta com que te cobrires." (Deuteronômio 12:12)

Os judeus utilizam hoje apenas “tzitzit” brancas, já que crêem que não seja possível obter a cor azul obrigatória do mandamento. De acordo com o judaísmo este azul não pode mais ser obtido pelo que não é mais utilizado. Este azul era obtido de uma criatura marinha chamada “chilazon”, cuja identificação é incerta. Pequenos grupos de pesquisadores em Israel acreditam que encontraram o “chilazon” e, portanto, utilizam um dos fios azul conforme está escrito. Os judeus caraítas no, entanto, crêem que possa ser utilizado qualquer tipo de azul de modo que possuem esta cor no “tzitzit”.

. Citação:

Disse Rabi Shimon bar Yochai:
"Quando o homem levanta de manhã e coloca
os tefilin e tzitzit, a Shechiná (Essência feminina de Deus)
paira sobre ele e proclama: ‘Tu és Meu servo,
Israel, através do qual Serei Glorificado".

6 comentários:

Diogo ! disse...

Shalom Leonardo !

Explique,por favor,o motivo do azul e branco serem as cores usadas na maioria dos talits e estarem na bandeira de Israel.


Toda Habá
Diogo Santos
caxias.diogo@hotmail.com


PS: Já favoritei seu blog e o visito to-do di-a !

Diogo ! disse...

Também queria te sugeri mais temas para matérias explicativas.Posso ?

Leonardo Ferreira disse...

Caro Diogo;

Os judeus utilizam hoje apenas “tzitzit” brancas, já que crêem que não seja possível obter a cor azul obrigatória do mandamento. De acordo com o judaísmo este azul não pode mais ser obtido pelo que não é mais utilizado. Este azul era obtido de uma criatura marinha (molusco) chamada “chilazon”, cuja identificação é incerta. Pequenos grupos de pesquisadores em Israel acreditam que encontraram o “chilazon” e, portanto, utilizam um dos fios azul conforme está escrito. Os judeus caraítas no, entanto, crêem que possa ser utilizado qualquer tipo de azul de modo que possuem esta cor no “tzitzit”.

Esteja à vontade para fazer sugestões sempre que quiser.

Shalom;

Cultura Hebraica

Unknown disse...

é obrigatório usar 4 Tzitzit ?
pode ser usado apenas uma ?
shalom , irmãos

Anônimo disse...

cara vai em numeros 15/37 se eu não estou enganado e vc vai var lá!!

Anônimo disse...

Gente vai em numros 15,37 e vcs vãi ver qual fio é para usar!!