14 de fevereiro de 2013

FILME: O ANO EM QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS




O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias é um filme brasileiro de 2006, do gênero drama, dirigido por Cao Hamburger. Oroteiro, que levou quatro anos para ser concluído, foi escrito por Cao HamburgerAdriana Falcão, Claudio Galperin, Anna MuylaertBráulio Mantovani. E estrelado por Michel Joelsas e Germano Haiut. Foi distribuido no Brasil por Buena Vista International.

Sinopse:

Em 1970, Mauro é um garoto de doze anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia, sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele. Na verdade, os pais de Mauro foram obrigados a fugir por serem militantes da esquerda, os quais eram perseguidos pela ditadura militar, e por essa razão decidiram deixá-lo com o avô paterno. Porém, o avô falece no mesmo dia que Mauro chega em São Paulo, o que faz com que Mauro tenha que ficar com Shlomo, um velho judeu solitário que é seu vizinho. Enquanto aguarda um telefonema dos pais, Mauro precisa lidar com sua nova realidade, que tem momentos de tristeza pela situação em que vive e também de alegria, ao acompanhar o desempenho da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1970.

Produção:

roteiro de O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias levou 4 anos até ser concluído. Foi realizada uma pesquisa com mais de mil crianças, para a seleção dos intérpretes dos personagens pré-adolescentes do longa-metragem. O filme é semi-autobiográfico: os pais do diretor, físicos e professores da Universidade de São Paulo, foram brevemente detidos pelos militares no mesmo ano de 1970, acusado de dar apoio a "subversivos". O casal de cinco crianças --- incluindo Cao Hamburger, o diretor, que tinha 8 anos - ficaram sob os cuidados de seus avós, um judeu e um católico italiano.

Elenco:

·         Michel Joelsas como Mauro
·         Germano Haiut como Shlomo
·         Daniela Piepszyk comoHanna
·         Caio Blat como Ítalo
·         Paulo Autran como Mótel
·         Simone Spoladore como Bia
·         Eduardo Moreira como Daniel
·         Liliana Castro como Irene
·         Felipe Braun como Caco
·         Haim Fridman como Duda

Critica:

longa-metragem recebeu críticas em sua maioria positivas. Baseado em 52 comentários recolhidos do website Rotten Tomatoes, 83% dos críticos deram ao filme uma avaliação positiva, com uma classificação média de 7.1 de 10. Deborah Young da Variety elogiou o filme como "sensível, delicada e envolvente", passando a dizer que "Cao Hamburger não sente necessidade (nem há) para sublinhar o óbvio. Ele tem a habilidade de um mágico para manter a luz história e crível". Ela também observa que "a parte humorística central do roteiro é desprovido de surpresas".

Bilheteria:

O filme de Cao Hamburger, atraiu mais de 70 mil espectadores aos cinemas, em sua semana de estréia, no total de 188 mil – onde desembarcou com 68 cópias. O filme foi relatado em alguns sites como uma bilheteria modesta.

Prêmios e Indicações:

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias recebeu uma menção honrosa do júri da 30ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O longa foi destacado por “sua realização visual e pela capacidade não apenas de criar uma atmosfera de época, mas também de traduzir o sentimento coletivo daquele período”. O filme ainda dividiu com “Antônia’’ o prêmio Petrobrás Cultural de Difusão de melhor longa brasileiro de ficção.

Premiações indicações:

·         Prêmio do Público - 2006 Rio de Janeiro International Film Festival
·         Melhor Filme - 2006 São Paulo International Film Festival
·         Prêmio do Público - 2007 Festival Internacional de Cinema de Lima, Peru
·         Prêmio Especial do Júri - 2006 São Paulo International Film Festival
·         Melhor Fotografia - 2007 Prêmio Cinematografia ABC
·         Melhor Direção de Arte - 2007 Prêmio ABC de Cinematografia
·         Melhor Intérprete Young - 2007 Young Artist Awards
·         Melhor Edição - 2007 Prêmio ABC de Cinematografia
·         Melhor Som - 2007 Prêmio ABC de Cinematografia
·         Melhor Roteiro - 2007 da Associação Paulista de Críticos de Arte Prêmios
·         Golden Bear (nomeado) - 2007 Festival Internacional de Berlim

Nenhum comentário: