11 de fevereiro de 2013

Significado: Eiruv Tavshilin


          O que é um “eiruv tavshilin” e quando o fazemos?








RESPOSTA:

Ao contrário do Shabat, quando cozinhar/assar é proibido, podemos cozinhar ou assar em Yom Tov se formos consumir a comida naquele mesmo dia do feriado.
Como devemos proceder?

Quando Yom Tov (os dois primeiros e os dois últimos dias de Pêssach, os dois dias deShavuot, os dois dias de Rosh Hashaná, os dois primeiros dias de Sucot,
Shemini Atseret e Simchat Torá) cai numa quinta e sexta-feira, ou numa sexta e sábado, será permitida a preparação de comida para o Shabat na sexta-feira somente se for feito um eruv tavshilin (literalmente, “a mistura de alimentos cozidos”)

Procede-se da seguinte maneira: na véspera de Yom Tov,antes do pôr-do-sol, o chefe da família separa uma porção de cada um de dois alimentos já prontos para comer, um assado (como chalá ou matsá) e um cozido (como peixe, carne ou ovo cozido) e, entregando-os para outra pessoa, recita o seguinte:

Ani mezakê lechol mi sherotsê lizcot velismoch al eruv zê.
Por meio deste ato], dou participação neste eruv a todo aquele que dele quiser tomar parte e depender deste eruv.

A outra pessoa levanta os dois alimentos e os devolve ao chefe da família, que recita a bênção e o texto a seguir:
Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu Mêlech haolam, asher kideshánu bemitsvotav, vetsivánu al mitsvat eruv.
Bendito és Tu, A-do-nai, nosso D’us, Rei do Universo, que nos santificou com Seus mandamentos, e nos ordenou sobre o preceito do eruv.

Beden yehê shára lána, laafuyê, ulvashulê, ul’atmunê, ul’adlukê sheragá, ultacaná, ulmeevad col tsorchaná, mi’Yomá Tavá le’Shabatá. Lána, ulchol
Yisrael hadarim ba‘ir hazot.

Em virtude [deste eruv], será permitido assar, cozinhar e reservar [um alimento em vasilha que conserve seu calor], acender fogo [a partir de uma chama acesa desde a véspera de Yom Tov] e preparar tudo que for necessário de Yom Tov para Shabat. [Isto será permitido] a nós e a todo israelita que habita nesta cidade.

Os alimentos preparados na sexta-feira, destinados ao consumo no Shabat, deverão estar prontos antes do Shabat, com um intervalo de tempo suficiente para que, se necessário, possam ser consumidos até mesmo antes de o Shabat começar.

É costume comer os alimentos reservados para o eruv tavshilin na terceira refeição [seudat hashlishit] do dia do Shabat.

Nenhum comentário: