17 de dezembro de 2013

O QUE É HASKALÁ?



Haskalá (em hebraico השכלה; "iluminismo," "intelecto," de sekhel, "senso comum ") é o nome dado ao Iluminismo Judaico, é um movimento surgido no século XVIII. dentro do Judaísmo , e que adotava os valores iluministas, incentivando a integração com a sociedade européia e a valorização da educação secular, aliada ao estudo da história judaica e do hebraico. Haskalah (em hebraico: השכלה, "iluminação" educação "de sekhel" intelecto "," mente "), o Iluminismo judaico, era um movimento entre os judeus europeus nos séculos 18a-19a que defendeu os valores do Iluminismo, que adopta, pressionando para uma melhor integração na sociedade europeia, e crescente no estudo da educação secular, língua hebraica ou história judaica. Haskalah, neste sentido, marcou o início da mais ampla participação dos judeus da Europa com o mundo secular, resultando nos primeiros movimentos políticos e judeus a luta pela emancipação judaica. A divisão do judaísmo ashkenazi em movimentos religiosos ou denominações, especialmente na América do Norte e os países anglófonos, historicamente começou como uma reação à Haskalah. Líderes do movimento foram chamados Haskalah Maskilim (משכילים). Em um sentido mais restrito, Haskalah pode também denotar o estudo do hebraico bíblico e das partes poética, científica e crítica da literatura hebraica. 


O termo é usado às vezes para descrever estudo crítico moderno de livros religiosos judaicos, como o Mishnah e o Talmud, quando usado para diferenciar os modos modernos de estudo dos métodos usados pelos judeus ortodoxos. Haskalah diferente do deísmo do Iluminismo europeu, procurando modernizar revisão crítica e filosófica dentro da crença judaica, e estilo de vida aceitável para a emancipação dos direitos. Rejeicionista tendências dentro dela levou à assimilação, incentivando estabelecimento de Reforma e denominações neo-ortodoxos. Sua extensão para leste oposição misticismo ressurgente e bolsa tradicional. Enquanto os primeiros indivíduos judeus, como Spinoza e Salomon Maimon, defendeu a identidade secular, que permaneceu até o final do século 19 para ideologias seculares judeus para substituir o judaísmo. No século 20, Gershom Scholem restabeleceu a importância histórica do misticismo judaico, foi demitido pela historiografia Haskalah.

Do isolamento à integração social:

Enquanto os judeus viveram em comunidades separadas e, enquanto todas as relações sociais com os seus vizinhos gentios eram limitados, o rabino foi o membro mais influente da comunidade judaica. Além de ser um erudito religioso e "clero", um rabino também atuava como um juiz civil em casos em que ambas as partes eram judeus. Rabinos, por vezes, teve outras importantes poderes administrativos, juntamente com os anciãos da comunidade. O rabinato foi o maior objetivo de muitos meninos judeus, eo estudo do Talmude era o meio de obter essa posição cobiçada, ou uma de muitas outras importantes distinções comunal. Seguidores Haskalah defendeu "saindo do gueto", não apenas fisicamente mas também mentalmente e espiritualmente, a fim de assimilar entre as nações dos gentios. O exemplo de Moisés Mendelssohn (1729-1786), um judeu prussiano, serviu para liderar este movimento, que também foi moldada por Aaron Halle-Wolfssohn (1754-1835) e Perl Joseph (1773-1839). Sucesso extraordinário de Mendelssohn como um filósofo popular e homem de letras revelaram possibilidades até então insuspeitas de integração e aceitação de judeus entre os não-judeus. Mendelssohn também forneceu métodos para os judeus de entrar a sociedade em geral da Alemanha. Um bom conhecimento da língua alemã era necessária para garantir a entrada em círculos de cultura alemã, e um excelente meio de adquiri-la foi fornecido por Mendelssohn em sua tradução alemã da Torá. Este trabalho tornou-se uma ponte sobre a qual ambiciosos jovens judeus podiam passar para o grande mundo do conhecimento secular. O Biur ou comentário gramatical, preparado sob a supervisão de Mendelssohn, foi projetado para neutralizar a influência dos métodos tradicionais da exegese rabínica. Junto com a tradução, tornou-se, por assim dizer, a cartilha de Haskalah. Idioma desempenhou um papel fundamental no movimento Haskalah, como Mendelssohn e outros chamados por um reavivamento em hebraico e uma redução no uso do iídiche. O resultado foi uma onda de literatura, novas secular, bem como estudos críticos de textos religiosos. Júlio Fürst, juntamente com outros estudiosos judeus alemães compilado hebraico e aramaico dicionários e gramáticas. Os judeus também começaram a estudar e se comunicar nas línguas dos países nos quais eles se estabeleceram, dando uma outra porta de entrada para a integração. 

2 comentários:

Anônimo disse...

Legal saber que houve uma linha de pensamento judeu dentro da europa . Isso devia ser mais ensinado nos livros de história.

Anônimo disse...

Olá, li praticamente seu blog inteiro.
Gostaria de ler mais.
Como faço para ler mais sobre?

Ass: Camilla