23 de julho de 2020

CURIOSIDADES JUDAICAS


Apesar de a girafa ser casher, não é uma tradição judaica comer esse belo animal

A girafa é um animal que apresenta características que, de acordo com a Torá, fazem dela um animal casher: ela tem casco fendido e rumina. Entretanto, não é uma tradição judaica comer esse belo animal, pois as girafas são raramente encontradas fora da África e ninguém sabe como fazer o abate casher delas.



A partir do século 18, judeus alemães passaram a imigrar para os Estados Unidos e, em 1706, já haviam criado uma comunidade judaica, chamada de Shearit Israel (Portão de Israel)

Os primeiros judeus na América do Norte eram sefaradim. No ano de 1700, havia apenas 300 judeus nos Estados Unidos, muitos deles oriundos da colônia holandesa instalada na região nordeste do Brasil . A partir do século 18, judeus alemães passaram a imigrar para os Estados Unidos e, apesar de serem ashkenazim, eles se afiliaram às sinagogas sefaraditas.

Golda Meir foi a primeira e única mulher a ocupar o maior cargo político do Estado de Israel. Antes de se eleger primeira-ministra, ela foi a embaixadora na União Soviética, ministra do Trabalho e ministra das Relações Exteriores do Estado Judeu.

Dia 29 de Tamuz, é a data de aniversário de falecimento de Rashi, o comentarista clássico da Torá. Rashi, cujo nome foi Rabi Shlomo Yitshaki, nasceu em Troyes, na França, em 1040 EC, e faleceu em 1105 EC (ano 4865 do calendário judaico). Os comentários de Rashi sobre a Torá são universalmente aceitos e estudados. Seria muito difícil entender o Talmud se Rashi não houvesse esclarecido e elucidado seus ensinamentos mais complexos.

Durante a Era Medieval, relativamente poucos judeus viviam na Rússia. Mas quando a Rússia expandiu para o sul e para oeste, durante os séculos 16-18, o país conquistou regiões onde viviam muitos judeus. Mais de um milhão de judeus passaram a viver sob o reinado da Rússia.

Moisés tinha 120 anos quando deixou este mundo. Este tempo de vida é considerado o ideal. Na tradição judaica uma forma de abençoar uma pessoa é dizendo: "Que você possa viver até os 120 anos".

Rabi Akiva, o maior sábio do Talmud, só começou a estudar a Torá aos 40 anos de idade. Ele cresceu como um pastor ignorante e analfabeto. Rabi Akiva começou a estudar Torá para poder se casar com Raquel, filha de Kalba Savua. Posteriormente, Rabi Akiva se tornou o maior rabino da história judaica.

Em 1664, a Grã-Bretanha tomou posse de New Amsterdam (Nova Amsterdã), mudando o nome desta para New York (Nova Iorque). Sob domínio inglês, os judeus de Nova Iorque receberam mais direitos civis. Em 1706, já haviam criado uma comunidade judaica, chamada de Shearit Israel.

Dia 17 de Tamuz: um dia de jejum no calendário judaico que marca o início do período das Três Semanas de luto. 

Dia 15 de Tamuz, é o aniversário de falecimento de um grande Sábio e místico sefaradi, o Rabi Chayim ben Attar (mais conhecido pelo nome de sua famosa obra sobre a Torá, o Ohr HaChayim). Rabi ben Attar nasceu no Marrocos, mas faleceu em Jerusalém. O Baal Shem Tov, que foi o fundador do movimento chassídico, tentou chegar à Terra de Israel para conhecê-lo, mas suas tentativas não se concretizaram. Conta-se que ambos juntos teriam a força de trazer Mashiach para o mundo.

Dia 12 de Tamuz, é a data de aniversário do sexto Lubavitcher Rebe, Rabi Yosef Yitzhak Schneerson. O sexto Rebe foi o mestre e sogro do Rebe de nossa geração, Rabi Menachem Mendel Schneerson. Foi o sexto Rebe que iniciou a missão de enviar emissários pelo mundo para ajudar judeus, material e espiritualmente, e para trazê-los mais perto de D’us e da Torá.

A Anti-Defamation League, fundada em 1913, é uma importante e renomada organização mundial que luta contra o anti-semitismo. Os programas e atividades da Anti-Defamation League têm o propósito de combater o ódio e o preconceito.

No casamento judaico o rosto da noiva é coberto por um véu. Este costume vem desde o período dos patriarcas. Em Gênesis é contado que quando Rebeca viu pela primeira vez Isaac, ela se cobriu com um véu. A partir de então se tornou uma tradição a noiva cobrir seu rosto com um véu antes da cerimônia de casamento. Este ritual é chamado badeken - cobertura. Porém, como Jacob foi enganado e se casou com Leah acreditando que era Rachel - pois seu rosto estava coberto por um pesado véu - tornou-se um costume, para prevenir erros deste tipo, o noivo colocar o véu na noiva. Desta forma ele poderá ver o rosto de sua futura esposa e se certificar de que é a mulher que ele escolheu de fato.

As tradições seguidas nos casamentos judaicos advêm das histórias bíblicas de nossos antepassados. O Livro de Gênese - o primeiro livro da Torá - revela que quando a matriarca Rebecca viu seu marido, Isaac, pela primeira vez, ela cobriu seu rosto com um véu. É deste episódio na história judaica que surgiu a tradição de cobrir o rosto da noiva antes da cerimônia de casamento. Em hebraico, este ritual é chamado de badeken – literalmente, o encobrimento.

No dia 6 de Tamuz, no ano de 1976 AEC, ocorreu o famoso e milagroso resgate de Entebbe. Um avião da Air France foi sequestrado por terroristas alemães e árabes. Os reféns judeus foram mantidos pelos terroristas no Aeroporto de Entebbe, na Uganda. Neste dia, eles foram resgatados por uma unidade de Comando Israelense. O único soldado israelense a falecer na operação foi o próprio comandante, Yoni Netanyahu, irmão mais velho do ex-primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Dia 3 do mês hebraico de Tamuz, é o aniversário de falecimento do Lubavitcher Rebe. Neste dia, dezenas de milhares de pessoas visitam seu túmulo, em Nova Iorque, para pedir bênçãos. Muitos que não podem viajar até Nova Iorque enviam cartas, por fax ou e-mail, com seus pedidos, para que elas sejam postas no túmulo do Rebe. Este costume de se pedir bênçãos de um Tzadik, especialmente no seu aniversário de falecimento, é um costume místico judaico mencionado várias vezes no Talmud, no Zohar e em outras importantes obras do judaísmo.

. Fonte:

http://www.morasha.com.br/2/curiosidades.html

Nenhum comentário: