29 de julho de 2020

NOVA REDE LATINOAMERICANA PARA O ENSINO DO HOLOCAUSTO (SHOÁ) LANÇA CICLO DE PALESTRAS


Instituições da Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Guatemala, México, Panamá, Peru e Uruguai se uniram para trabalhar pela memória da Shoá (Holocausto)

O Museu do Holocausto de Curitiba, o Museo del Holocausto de Buenos Aires, o Museo Interactivo Judío de Chile, o Museo de la Comunidad Judía de Costa Rica, o Centro de Ana Frank y Centro de Estudios del Holocausto de Guatemala, o Museo Memoria y Tolerancia de México, a Fundación Emet de Panamá, o Centro Educacional Holocausto y Humanidades, que faz parte do Museo Judío del Perú, e o Museo de la Shoá de Uruguay se uniram para trabalhar a memória, a educação e a aprendizagem do Holocausto por meio da Rede LAES (Rede Latinoamericana para o Ensino da Shoá).


Todas as instituições compartilham a missão de contribuir para que nossas sociedades sejam mais respeitosas, a partir das lições deixadas pelo Holocausto

Diante da nova realidade, a Rede LAES desenvolverá atividades virtuais para estimular espaços educativos que aproximem, do público em geral, as ações de cada um de seus países durante o Holocausto. O objetivo é identificar os ensinamentos dessa época para a região latinoamericana.

Todas as instituições compartilham a missão de contribuir para que nossas sociedades sejam mais respeitosas, a partir das lições deixadas pelo Holocausto. Unir esforços é fundamental para a nossa região, onde continuam a ocorrer atos discriminatórios e violência contra diversos grupos minoritários.

De início, a Rede oferece um ciclo de aulas semanais chamado “América Latina fala do Holocausto”. A primeira palestra “O caso da Costa Rica” está marcada para esta quinta-feira, 11 de junho, e é promovida pelo Museo de la Comunidad Judía de Costa Rica.

. Programação completa: 

. 11 de junho - Costa Rica

. 18 de junho - Chile

. 25 de junho - Argentina

. 2 de julho – Aula em conjunto (Peru, Guatemala, México)

. 9 de julho - Brasil

. 16 de julho - Panamá

. 23 de julho - Uruguai

. 30 de julho – Aula em conjunto (Costa Rica, Chile, Argentina)

. 6 de agosto - México

. 13 de agosto - Peru

. 20 de agosto - Guatemala

. 27 de agosto – Aula em conjunto (Brasil, Panamá e Uruguai)

Não há necessidade de inscrição prévia. Os horários dos encontros serão anunciados pelas redes sociais das instituições envolvidas, e pela página www.facebook.com/LAESred

Vídeo de lançamento: https://www.youtube.com/watch?v=IjcMEYLvMM0

. O Museu do Holocausto de Curitiba:

Com uma vocação educativa e linha pedagógica bem definida, o Museu narra os acontecimentos deste genocídio por meio de histórias de vítimas que têm ligação com o Brasil.  Trata-se de um instrumento contra a desumanização nazista. O espaço também destaca a luta contra a intolerância, o ódio, a discriminação, o racismo e o bullying, tão relevantes nos dias de hoje.

Atualmente, é o único espaço do país que conseguiu unir os eixos de educação, memória e pesquisa com uma proposta museológica permanente para o trabalho sobre a Shoá. Regularmente, promove seminários e debates, assim como desenvolve materiais pedagógicos que buscam promover uma discussão abrangente sobre o preconceito e a violência ao longo dos séculos XX e XXI.   

. Fonte:

http://www.morasha.com.br/6/2020/noticias-do-brasil.html

Nenhum comentário: