3 de novembro de 2022

MP DIZ QUE GESTO DE BOLSONARISTAS NÃO FOI APOLOGIA AO NAZISMO


Investigações preliminares do órgão não identificaram que atitude dos manifestantes tiveram ligação com regime nazista

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) informou, nesta quinta-feira (3), que investigações preliminares não identificaram apologia ao nazismo após manifestantes bolsonaristas realizarem um gesto semelhante a uma saudação, a "sieg heil", do regime de Adolfo Hitler.

As apurações iniciais foram realizadas pelo GAECO (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) e, de acordo com o órgão, os manifestantes foram identificados, as imagens foram analisadas e testemunhas foram entrevistadas.

"Segundo o apurado, o gesto realizado pelos manifestantes foi executado após serem conclamados pelo locutor do evento, empresário local, a estenderem a mão sobre o ombro da pessoa a sua frente ou, se não houvesse, para que estendessem o braço, a fim de 'emanar energias positivas'", informou o MPSC em nota.

Em São Miguel, Santa Catarina, hino do Brasil é celebrado com saudação nazista por bolsonaristas. pic.twitter.com/3QTtR4YJ4s

— Anonymous (@AnonNovidades) November 2, 2022 " target="_blank" rel="noopener noreferrer">

O comunicado diz, ainda, que o locutor que conduzia o evento não tem ligações aparentes com o regime nazista, e que bolsonaristas que estavam no ato foram flagrados realizando orações na frente do quartel.

"Ainda, da análise das imagens, também ficou demonstrado que há divulgação de notícia não verídica de presença de bandeira neonazista na manifestação de São Miguel do Oeste/SC, pois a imagem não é compatível com o município em que a manifestação é realizada", informa.

. Repúdio das embaixadas de Alemanha e Israel:

Na manhã desta quinta-feira, o embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, repudiou o gesto associdado ao nazismo realizado por manifestantes bolsonaristas catarinenses.

“O uso de símbolos nazistas e fascistas por “manifestantes” claramente de extrema direita é profundamente chocante. Apologia ao nazismo é crime!”, disse Heiko. “Não se trata de liberdade de expressão, mas de um ataque à democracia e ao Estado de Direito no Brasil. Esse gesto desrespeita a memória das vítimas do nazismo e os horrores causados por ele”, continuou o representante alemão.

"Não se trata de liberdade de expressão, mas de um ataque à democracia e ao Estado de Direito no Brasil. Esse gesto desrespeita a memória das vítimas do nazismo e os horrores causados por ele".

— Embaixador Heiko Thoms (@AmbBrasilia) November 3, 2022 " target="_blank" rel="noopener noreferrer">

Além da embaixada alemã, a Embaixada de Israel divulgou um breve comunicado, citando que as saudações nazistas que ocorreram em Santa Catarina e repudiando tal atitude.

"Rejeitamos qualquer forma de referências nazistas no Brasil e em geral. Estamos preocupados com esse fenômeno aqui e contamos com as autoridades competentes para que tomem as providências necessárias para acabar com esse tipo de atos ultrajantes”, diz a nota.

. Fonte:

https://odia.ig.com.br/brasil/2022/11/6516996-mp-diz-que-gesto-de-bolsonaristas-nao-foi-apologia-ao-nazismo.html

Nenhum comentário: